Planejamento e aplicação de modelos internacionais de organização do acesso portuário terrestre:o caso do Porto de Santos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldeira, M. S.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
Texto Completo: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/104
Resumo: É de extrema relevância om papel que um porto possui para a economia, por onde passam a maioria das mercadorias comercializadas entre os países. Fatores como a operacionalização do canal de acesso, da movimentação portuária e dos acessos terrestres são alguns dos principais desafios para as autoridades portuárias mundiais. Acrescem-se a essas perspectivas as características inerentes aos países emergentes, nações que compõem a nova tendência de mercado global. No atual cenário da gestão portuária, há uma intensa preocupação com a interferência do complexo portuário no cotidiano do município, quer seja pela conjugação do tráfego terrestre ou na emissão de poluentes nocivos à vida da população que habita seu entorno. Assim, os portos adotam, entre outras estratégias, métodos de organização do acesso terrestre a fim de minimizar esses impactos. Sabendo que um porto deve adotar uma estratégia própria e específica, as principais formas de controle são o desenvolvimento de sistema de agendamento de caminhões e a expansão da área retroportuária. O Porto de Santos im plementou seu controle de acesso terrestre em 2013, à medida que outros portos pelo mundo perceberam o problema décadas antes. Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar a eficácia logística e ambiental do modelo de organização do acesso portuário terrestre adotado no Porto de Santos e compará-lo a portos de países desenvolvidos. Após a revisão da literatura existente sobre o tema, os portos pesquisados foram organizados em grupos e movimentação e modais de acesso semelhantes, identificando portos com as mesmas características operacionais de Santos, em que, relacionando os aspectos abordados neste estudo, são os portos de Nova Iorque/ Nova Jersei e Newark/Elizabeth. Utilizando dados coletados por meio de entrevistas e séries históricas das autoridades portuárias, foi demonstrada a formatação do sistema de agendamentos e do funcionamento dos pátios reguladores do Porto de Santos, bem como o método de restrição do sistema de agendamentos da Port Authoritty of New York and New Jersey. Conforntados, os pátios reguladores se mostram a estratégia mais eficaz sob o aspecto ambiental, considerando as limitações indicadas na pesquisa e restrições quanto a aplicação dos modelos em portos distintos.
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Assim, os portos adotam, entre outras estratégias, métodos de organização do acesso terrestre a fim de minimizar esses impactos. Sabendo que um porto deve adotar uma estratégia própria e específica, as principais formas de controle são o desenvolvimento de sistema de agendamento de caminhões e a expansão da área retroportuária. O Porto de Santos im plementou seu controle de acesso terrestre em 2013, à medida que outros portos pelo mundo perceberam o problema décadas antes. Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar a eficácia logística e ambiental do modelo de organização do acesso portuário terrestre adotado no Porto de Santos e compará-lo a portos de países desenvolvidos. Após a revisão da literatura existente sobre o tema, os portos pesquisados foram organizados em grupos e movimentação e modais de acesso semelhantes, identificando portos com as mesmas características operacionais de Santos, em que, relacionando os aspectos abordados neste estudo, são os portos de Nova Iorque/ Nova Jersei e Newark/Elizabeth. Utilizando dados coletados por meio de entrevistas e séries históricas das autoridades portuárias, foi demonstrada a formatação do sistema de agendamentos e do funcionamento dos pátios reguladores do Porto de Santos, bem como o método de restrição do sistema de agendamentos da Port Authoritty of New York and New Jersey. Conforntados, os pátios reguladores se mostram a estratégia mais eficaz sob o aspecto ambiental, considerando as limitações indicadas na pesquisa e restrições quanto a aplicação dos modelos em portos distintos.It is extremely relevant the value that a portg has for the economy, where most of the goods are negotiated between the countries. Aspects like the administration of the maritime channel access, the port cargo handling and the road access are major challenges for any port authority iun the world. Added at these factors are the specific characteristics the emerging countries have, nations who are the global market trends. Nowadays, there is an intense concern about influence of the port in the city, part because of the non-separated commercial and particular traffic and the air pollution motivated by its operation. To minimize the port interference in the city and to improve the port-city relationship, ports around the world adopted, with other strategies, methods of port road access control. It is known that a port needs to create a specific strategy for itself considering its peculiarities, so the most adopted models are the development of a truck appointment system and/or the port land expansion. The Port of Santos implemented its road access control method in 2013, while another ports trough the world noted this problem decades before. Considering these topics, this study aims to analyze the road access nethod effectiveness adopted in the Port of Santos, comparing with other ports located in developed countries. After literature review, the analyzed ports were separeted in groups cnsidering the type of cargo and modal concentration, identifying ports with same characteristics of Santos, which, in this study are the ports of New York and New Jersey, and Newark/elizabeth. Using the data colklected in interviews with executives of the ports stakeholders, it was shown the formation of the truck appointment system and the truck parkiung yards adopted in the Port of Santos, and the truck appointment system created by the Port Authority of New York and New Jersey. Fronted, the truck parking yards are the most effective logistic strategy, while the truck restriction method are the most effective environmental strategy, considering limitations and restrictions listed in this study.Centro Universitário FEI, São Bernardo do CampoHilsdorf, Wilson de CastroCaldeira, M. S.2019-03-15T17:37:18Z2019-03-15T17:37:18Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCALDEIRA, M. S. <b> Planejamento e aplicação de modelos internacionais de organização do acesso portuário terrestre: </b> o caso do Porto de Santos. 2017. 120 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.31414/EM.2017.D.129404>. Acesso em: 3 ago. 2018.10.31414/EM.2017.D.129404https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/104porpt_BRreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T13:06:04Zoai:repositorio.fei.edu.br:FEI/104Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRIhttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/oai/oai2.phpcfernandes@fei.edu.bropendoar:https://repositorio.fei.edu.br/oai/request2023-03-14T13:06:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)false
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