Controle da locomoção assistida de cadeiras de rodas manuais por meio do controle de impedância:análise via controle ótimo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cuerva, V. I.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
Texto Completo: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/89
Resumo: A movimentação assistida é um tópico crescente no ramo de pesquisa devido ao envelhecimento geral da população mundial e crescente número de pessoas com deficiências motoras. Dentre as soluções no leque de opções, a cadeira de rodas é o meio mais escolhido, principalmente por sua versatilidade e manuseabilidade porém, esta possui rendimento energético baixo que pode trazer problemas de fadiga e distensões nos músculos dos membros superiores. Por esse problema, é crescente a pesquisa em sistemas "híbridos"onde o paciente ainda precisa usar de sua força física com o auxílio de um aparato eletro-mecânico para reduzir o esforço físico e evitar lesões, mantendo sua versatilidade e manuseabilidade que dispositivos totalmente automáticos comumente não tem. A interação entre pessoa e máquina presente nesse tipo de sistema deve ser feita com precaução a fim de evitar impor esforços físicos no operador que podem causar lesões. Uma das formas mais comuns estudadas na literatura científica de obter essa interação é a criação de uma resistência mecânica virtual no sistema pessoa + assistência criando uma relação entre forças e velocidades. A está forma de comando é dado o nome controle de impedância . O controle de impedância consiste em fixar a relação entre forças aplicadas com a cinemática de resposta do sistema dinâmico controlado de forma a agir conforme um modelo dinâmico de referência especificado. Nesta pesquisa pretende-se investigar como um sistema por controle de impedância pode ser aplicado a uma cadeira de rodas motorizada para assistência na locomoção longitudinal e sua avaliação através de controle ótimo. A dissertação envolverá a definição e projeto do controle de impedância e os métodos utilizados de controle ótimo para avaliar os esforços da pessoa em comparação a cadeira de rodas manual.
id FEI_a968537bfe4b6d08662b234b6ea9c746
oai_identifier_str oai:repositorio.fei.edu.br:FEI/89
network_acronym_str FEI
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository_id_str https://repositorio.fei.edu.br/oai/request
spelling Controle da locomoção assistida de cadeiras de rodas manuais por meio do controle de impedância:análise via controle ótimoCadeiras de rodasControle de impedânciaMobilidade assistidaA movimentação assistida é um tópico crescente no ramo de pesquisa devido ao envelhecimento geral da população mundial e crescente número de pessoas com deficiências motoras. Dentre as soluções no leque de opções, a cadeira de rodas é o meio mais escolhido, principalmente por sua versatilidade e manuseabilidade porém, esta possui rendimento energético baixo que pode trazer problemas de fadiga e distensões nos músculos dos membros superiores. Por esse problema, é crescente a pesquisa em sistemas "híbridos"onde o paciente ainda precisa usar de sua força física com o auxílio de um aparato eletro-mecânico para reduzir o esforço físico e evitar lesões, mantendo sua versatilidade e manuseabilidade que dispositivos totalmente automáticos comumente não tem. A interação entre pessoa e máquina presente nesse tipo de sistema deve ser feita com precaução a fim de evitar impor esforços físicos no operador que podem causar lesões. Uma das formas mais comuns estudadas na literatura científica de obter essa interação é a criação de uma resistência mecânica virtual no sistema pessoa + assistência criando uma relação entre forças e velocidades. A está forma de comando é dado o nome controle de impedância . O controle de impedância consiste em fixar a relação entre forças aplicadas com a cinemática de resposta do sistema dinâmico controlado de forma a agir conforme um modelo dinâmico de referência especificado. Nesta pesquisa pretende-se investigar como um sistema por controle de impedância pode ser aplicado a uma cadeira de rodas motorizada para assistência na locomoção longitudinal e sua avaliação através de controle ótimo. A dissertação envolverá a definição e projeto do controle de impedância e os métodos utilizados de controle ótimo para avaliar os esforços da pessoa em comparação a cadeira de rodas manual.Assisted mobility is a growing topic in the research branch due to global aging and the increasing number of people with disabilities. In the range of options for people with disability in the lower limbs, the wheelchair is one of the most populars means of assistance, mainly due to its versatility and handling. However, it has a low efficient propulsion, which could bring problems of fatigue and muscle strains in the upper limbs. Because of this problem, research into hybrid systems is becoming common. In this kind of system, the patient still needs to use his physical strength but, is aided by an electro-mechanical device to reduce physical effort and avoid injury, while maintaining its versatility and handling that fully automatic devices usually doesn t have. The interaction between men and machine present in this type of system should be made with caution in order to avoid imposing excessive physical efforts on the operator. One of the most common ways in the scientific literature to obtain this interaction is to create a virtual resistance in the person + assistance system by creating a relationship between forces and velocities. To this kind of control is given the name impedance control . The impedance control consists in fixing the relation between external forces with the kinematics of the controlled dynamic system in order to act according to a specified dynamic model of reference This research intends to propose an impedance control applied to a motorized wheelchair for assistance in longitudinal propulsion and an evaluation through optimal control. The dissertation will involve the definition and design of the impedance control and the optimal control formulation used to evaluate the efforts of the person compared to manual wheelchair.Centro Universitário FEI, São Bernardo do CampoLeonardi, FabrizioCuerva, V. I.2019-03-15T17:37:16Z2019-03-15T17:37:16Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCUERVA, V. I. <b> Controle da locomoção assistida de cadeiras de rodas manuais por meio do controle de impedância: </b> análise via controle ótimo. 2017. 182 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.31414/EM.2017.D.129035>. Acesso em: 6 ago. 2018.10.31414/EM.2017.D.129035https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/89porpt_BRreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T12:46:58Zoai:repositorio.fei.edu.br:FEI/89Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRIhttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/oai/oai2.phpcfernandes@fei.edu.bropendoar:https://repositorio.fei.edu.br/oai/request2023-03-14T12:46:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Controle da locomoção assistida de cadeiras de rodas manuais por meio do controle de impedância:análise via controle ótimo
title Controle da locomoção assistida de cadeiras de rodas manuais por meio do controle de impedância:análise via controle ótimo
spellingShingle Controle da locomoção assistida de cadeiras de rodas manuais por meio do controle de impedância:análise via controle ótimo
Cuerva, V. I.
Cadeiras de rodas
Controle de impedância
Mobilidade assistida
title_short Controle da locomoção assistida de cadeiras de rodas manuais por meio do controle de impedância:análise via controle ótimo
title_full Controle da locomoção assistida de cadeiras de rodas manuais por meio do controle de impedância:análise via controle ótimo
title_fullStr Controle da locomoção assistida de cadeiras de rodas manuais por meio do controle de impedância:análise via controle ótimo
title_full_unstemmed Controle da locomoção assistida de cadeiras de rodas manuais por meio do controle de impedância:análise via controle ótimo
title_sort Controle da locomoção assistida de cadeiras de rodas manuais por meio do controle de impedância:análise via controle ótimo
author Cuerva, V. I.
author_facet Cuerva, V. I.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leonardi, Fabrizio
dc.contributor.author.fl_str_mv Cuerva, V. I.
dc.subject.por.fl_str_mv Cadeiras de rodas
Controle de impedância
Mobilidade assistida
topic Cadeiras de rodas
Controle de impedância
Mobilidade assistida
description A movimentação assistida é um tópico crescente no ramo de pesquisa devido ao envelhecimento geral da população mundial e crescente número de pessoas com deficiências motoras. Dentre as soluções no leque de opções, a cadeira de rodas é o meio mais escolhido, principalmente por sua versatilidade e manuseabilidade porém, esta possui rendimento energético baixo que pode trazer problemas de fadiga e distensões nos músculos dos membros superiores. Por esse problema, é crescente a pesquisa em sistemas "híbridos"onde o paciente ainda precisa usar de sua força física com o auxílio de um aparato eletro-mecânico para reduzir o esforço físico e evitar lesões, mantendo sua versatilidade e manuseabilidade que dispositivos totalmente automáticos comumente não tem. A interação entre pessoa e máquina presente nesse tipo de sistema deve ser feita com precaução a fim de evitar impor esforços físicos no operador que podem causar lesões. Uma das formas mais comuns estudadas na literatura científica de obter essa interação é a criação de uma resistência mecânica virtual no sistema pessoa + assistência criando uma relação entre forças e velocidades. A está forma de comando é dado o nome controle de impedância . O controle de impedância consiste em fixar a relação entre forças aplicadas com a cinemática de resposta do sistema dinâmico controlado de forma a agir conforme um modelo dinâmico de referência especificado. Nesta pesquisa pretende-se investigar como um sistema por controle de impedância pode ser aplicado a uma cadeira de rodas motorizada para assistência na locomoção longitudinal e sua avaliação através de controle ótimo. A dissertação envolverá a definição e projeto do controle de impedância e os métodos utilizados de controle ótimo para avaliar os esforços da pessoa em comparação a cadeira de rodas manual.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-03-15T17:37:16Z
2019-03-15T17:37:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUERVA, V. I. <b> Controle da locomoção assistida de cadeiras de rodas manuais por meio do controle de impedância: </b> análise via controle ótimo. 2017. 182 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.31414/EM.2017.D.129035>. Acesso em: 6 ago. 2018.
10.31414/EM.2017.D.129035
https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/89
identifier_str_mv CUERVA, V. I. <b> Controle da locomoção assistida de cadeiras de rodas manuais por meio do controle de impedância: </b> análise via controle ótimo. 2017. 182 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.31414/EM.2017.D.129035>. Acesso em: 6 ago. 2018.
10.31414/EM.2017.D.129035
url https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/89
dc.language.iso.fl_str_mv por
pt_BR
language por
language_invalid_str_mv pt_BR
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
instname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron:FEI
instname_str Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron_str FEI
institution FEI
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
repository.mail.fl_str_mv cfernandes@fei.edu.br
_version_ 1809225177257476096