Sistema de transporte público híbrido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tamashiro, Ana Paula Zortea
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Paulino, Gabriel, Santos, Gabriele Marques dos, Martins, Giovanna Neves, Silva, Rodrigo Reis
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
Texto Completo: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/4732
Resumo: Conforme o processo de urbanização ocorre, as demandas e necessidades da população de uma cidade crescem e se diversificam. Entre elas, pode-se destacar o deslocamento dos moradores, com pouco consumo de recursos. Por isso, neste estudo é apresentada uma proposta de sistema de transporte público híbrido, utilizando rotas fixas e sob demanda. Foram identificados problemas na utilização dos transportes intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo pelos usuários, como o elevado tempo de percurso e o tempo de espera pelo serviço, além da má configuração de veículos com a demanda das linhas, tornando o sistema atual ineficiente e fazendo necessário o estudo de novas alternativas. A proposta apresentada visa a redução dos tempos de trajeto e dos tempos de espera em horários de pico, e a promoção de maior comodidade e flexibilidade para o usuário do período entre picos, com potencial redução de custos de operação para as operadoras do serviço intermunicipal. De forma a analisar a viabilidade do modelo proposto, foi estudada a sua implantação na linha de ônibus intermunicipal 004, apresentando vantagens para os usuários ao reduzir o tempo de viagem em até 33 minutos, com custos operacionais 8% menor que o sistema atual.
id FEI_afb9da108647a7755b870fa92d4232f6
oai_identifier_str oai:repositorio.fei.edu.br:FEI/4732
network_acronym_str FEI
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository_id_str https://repositorio.fei.edu.br/oai/request
spelling Sistema de transporte público híbridorotas fixas e sob demandatransporte sob demandatransporte coletivotransporte intermunicipalsistema híbridoon demand transport systemcollect transportintercity transporthybrid systemConforme o processo de urbanização ocorre, as demandas e necessidades da população de uma cidade crescem e se diversificam. Entre elas, pode-se destacar o deslocamento dos moradores, com pouco consumo de recursos. Por isso, neste estudo é apresentada uma proposta de sistema de transporte público híbrido, utilizando rotas fixas e sob demanda. Foram identificados problemas na utilização dos transportes intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo pelos usuários, como o elevado tempo de percurso e o tempo de espera pelo serviço, além da má configuração de veículos com a demanda das linhas, tornando o sistema atual ineficiente e fazendo necessário o estudo de novas alternativas. A proposta apresentada visa a redução dos tempos de trajeto e dos tempos de espera em horários de pico, e a promoção de maior comodidade e flexibilidade para o usuário do período entre picos, com potencial redução de custos de operação para as operadoras do serviço intermunicipal. De forma a analisar a viabilidade do modelo proposto, foi estudada a sua implantação na linha de ônibus intermunicipal 004, apresentando vantagens para os usuários ao reduzir o tempo de viagem em até 33 minutos, com custos operacionais 8% menor que o sistema atual.As the urbanization process takes place, the demands and needs of a city's population grow and diversify. Among them, can be highlighted the displacement of residents, with little consumption of resources. Therefore, this study presents a proposal for a hybrid public transport system, using fixed and on-demand routes. Problems were identified in the use of the intercity transport in the Metropolitan Region of São Paulo by users, such as the high travel time that the users takes to make an intercity trip and the waiting time for the service, in addition to the poor configuration of vehicles against the demand of the lines, making the current system inefficient and making it necessary to study new alternatives. The proposal presented aims to reduce travel times and waiting times at peak times, and to promote greater convenience and flexibility for users in the period between peaks, with potential reduction of operating costs for the operator companies. In order to analyze the feasibility of the proposed model, its implementation on intercity bus line 004 was studied, resulting in advantages for users by reducing travel time up to 33 minutes, with operating costs 8% lower than the current system.Ramos, Raul Fernandohttp://lattes.cnpq.br/0943129982000320Tamashiro, Ana Paula ZorteaPaulino, GabrielSantos, Gabriele Marques dosMartins, Giovanna NevesSilva, Rodrigo Reis2023-03-09T15:40:37Z2023-03-09T15:40:37Z2023-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis157application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/4732info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEI2023-03-14T13:03:34Zoai:repositorio.fei.edu.br:FEI/4732Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRIhttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/oai/oai2.phpcfernandes@fei.edu.bropendoar:https://repositorio.fei.edu.br/oai/request2023-03-14T13:03:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistema de transporte público híbrido
rotas fixas e sob demanda
title Sistema de transporte público híbrido
spellingShingle Sistema de transporte público híbrido
Tamashiro, Ana Paula Zortea
transporte sob demanda
transporte coletivo
transporte intermunicipal
sistema híbrido
on demand transport system
collect transport
intercity transport
hybrid system
title_short Sistema de transporte público híbrido
title_full Sistema de transporte público híbrido
title_fullStr Sistema de transporte público híbrido
title_full_unstemmed Sistema de transporte público híbrido
title_sort Sistema de transporte público híbrido
author Tamashiro, Ana Paula Zortea
author_facet Tamashiro, Ana Paula Zortea
Paulino, Gabriel
Santos, Gabriele Marques dos
Martins, Giovanna Neves
Silva, Rodrigo Reis
author_role author
author2 Paulino, Gabriel
Santos, Gabriele Marques dos
Martins, Giovanna Neves
Silva, Rodrigo Reis
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Raul Fernando
http://lattes.cnpq.br/0943129982000320
dc.contributor.author.fl_str_mv Tamashiro, Ana Paula Zortea
Paulino, Gabriel
Santos, Gabriele Marques dos
Martins, Giovanna Neves
Silva, Rodrigo Reis
dc.subject.por.fl_str_mv transporte sob demanda
transporte coletivo
transporte intermunicipal
sistema híbrido
on demand transport system
collect transport
intercity transport
hybrid system
topic transporte sob demanda
transporte coletivo
transporte intermunicipal
sistema híbrido
on demand transport system
collect transport
intercity transport
hybrid system
description Conforme o processo de urbanização ocorre, as demandas e necessidades da população de uma cidade crescem e se diversificam. Entre elas, pode-se destacar o deslocamento dos moradores, com pouco consumo de recursos. Por isso, neste estudo é apresentada uma proposta de sistema de transporte público híbrido, utilizando rotas fixas e sob demanda. Foram identificados problemas na utilização dos transportes intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo pelos usuários, como o elevado tempo de percurso e o tempo de espera pelo serviço, além da má configuração de veículos com a demanda das linhas, tornando o sistema atual ineficiente e fazendo necessário o estudo de novas alternativas. A proposta apresentada visa a redução dos tempos de trajeto e dos tempos de espera em horários de pico, e a promoção de maior comodidade e flexibilidade para o usuário do período entre picos, com potencial redução de custos de operação para as operadoras do serviço intermunicipal. De forma a analisar a viabilidade do modelo proposto, foi estudada a sua implantação na linha de ônibus intermunicipal 004, apresentando vantagens para os usuários ao reduzir o tempo de viagem em até 33 minutos, com custos operacionais 8% menor que o sistema atual.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-09T15:40:37Z
2023-03-09T15:40:37Z
2023-02-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/4732
url https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/4732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 157
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
instname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron:FEI
instname_str Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron_str FEI
institution FEI
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
repository.mail.fl_str_mv cfernandes@fei.edu.br
_version_ 1809225180585656320