Avaliação do sistema de transporte informal intermunicipal (estudo de caso: Campina Grande/Paraíba).
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3606 |
Resumo: | Neste trabalho, pretende-se avaliar o transporte informal existente a nível intermunicipal, em Campina Grande/Pb, propondo regulamentá-lo como transporte alternativo e com isso, aumentar a mobilidade do usuário do sistema de transporte coletivo intermunicipal, com eficiência e eficácia, utilizando uma metodologia ainda não experimentada neste setor, o Processo de Análise Hierárquica (AHP). Este método exige uma estruturação do problema em diferentes níveis de hierarquia, identificando-se os principais interesses de diversos grupos envolvidos no processo, fazendo-se a relação benefício/custo, no intuito de avaliar alternativas, objetivando aumentar a mobilidade dos usuários do sistema de transporte coletivo intermunicipal de Campina Grande/Pb, onde esta mobilidade representa a eficiência com que os usuários deste realizam seus deslocamentos, entre Municípios, com rapidez, conforto e segurança. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa de campo baseada nos fatores que mais afetam os usuários do sistema, com questionários aplicados nos quatro locais de maior intensidade de uso do transporte informal, analisando o problema sob múltiplos critérios de avaliação, critérios estes de ordem quantitativa e qualitativa, tangíveis e intangíveis, chegandose à elaboração de quatro alternativas. Em seguida, foi elaborada a estrutura hierárquica subdividida em quatro níveis; o primeiro nível representando o objetivo, o segundo nível, os quatro grupos diretamente envolvidos no problema, o terceiro nível, os critérios e/ou interesses relevantes para cada grupo, e o quarto nível, as quatro alternativas sugeridas para aumentar a mobilidade do sistema, a saber: Regulamentação do Transporte Informal Intermunicipal, Legalização do Transporte Informal Intermunicipal, Operação Mista e Permanecer a Situação Atual. Logo após, partiu-se para fazer o primeiro julgamento baseado em benefício que, após concluído, deu-se início ao segundo julgamento baseado em custo. Após a conclusão de ambos os julgamentos, partiu-se para a avaliação da relação benefício/custo que é a principal finalidade da aplicação do método multicriterial AHP, neste problema. De acordo com os resultados obtidos da aplicação do método, a primeira alternativa, Regulamentação dos Informais, apresenta maior peso de importância, pois, os usuários admitem que, com a Regulamentação dos Informais, todos os critérios relevantes para aumentar a mobilidade do sistema de transporte coletivo intermunicipal poderão ser alcançados, dependendo apenas de uma boa administração governamental. |
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Avaliação do sistema de transporte informal intermunicipal (estudo de caso: Campina Grande/Paraíba).Evaluation of the intermunicipal informal transportation system (case study: Campina Grande / Paraíba).Transporte de pessoasTransporte de personasPeople transportTransporte informalInformal transportationTransporte clandestinoTransporte subterráneoUnderground transportTransporte intermunicipalTransporte interurbanoIntercity transportEngenharia civilNeste trabalho, pretende-se avaliar o transporte informal existente a nível intermunicipal, em Campina Grande/Pb, propondo regulamentá-lo como transporte alternativo e com isso, aumentar a mobilidade do usuário do sistema de transporte coletivo intermunicipal, com eficiência e eficácia, utilizando uma metodologia ainda não experimentada neste setor, o Processo de Análise Hierárquica (AHP). Este método exige uma estruturação do problema em diferentes níveis de hierarquia, identificando-se os principais interesses de diversos grupos envolvidos no processo, fazendo-se a relação benefício/custo, no intuito de avaliar alternativas, objetivando aumentar a mobilidade dos usuários do sistema de transporte coletivo intermunicipal de Campina Grande/Pb, onde esta mobilidade representa a eficiência com que os usuários deste realizam seus deslocamentos, entre Municípios, com rapidez, conforto e segurança. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa de campo baseada nos fatores que mais afetam os usuários do sistema, com questionários aplicados nos quatro locais de maior intensidade de uso do transporte informal, analisando o problema sob múltiplos critérios de avaliação, critérios estes de ordem quantitativa e qualitativa, tangíveis e intangíveis, chegandose à elaboração de quatro alternativas. Em seguida, foi elaborada a estrutura hierárquica subdividida em quatro níveis; o primeiro nível representando o objetivo, o segundo nível, os quatro grupos diretamente envolvidos no problema, o terceiro nível, os critérios e/ou interesses relevantes para cada grupo, e o quarto nível, as quatro alternativas sugeridas para aumentar a mobilidade do sistema, a saber: Regulamentação do Transporte Informal Intermunicipal, Legalização do Transporte Informal Intermunicipal, Operação Mista e Permanecer a Situação Atual. Logo após, partiu-se para fazer o primeiro julgamento baseado em benefício que, após concluído, deu-se início ao segundo julgamento baseado em custo. Após a conclusão de ambos os julgamentos, partiu-se para a avaliação da relação benefício/custo que é a principal finalidade da aplicação do método multicriterial AHP, neste problema. De acordo com os resultados obtidos da aplicação do método, a primeira alternativa, Regulamentação dos Informais, apresenta maior peso de importância, pois, os usuários admitem que, com a Regulamentação dos Informais, todos os critérios relevantes para aumentar a mobilidade do sistema de transporte coletivo intermunicipal poderão ser alcançados, dependendo apenas de uma boa administração governamental.The objective of this work was to evaluate the intercity ordinary transport in Campina Grande city to regulate the system as alternative transport and with that providing the intercity public transport users, greater mobility with efficiency and effectiveness by means of the Hierarchical Analysis Process (HAP) which is a methodology that was not experienced in this sector. The method demands a structuring of the problem at different hierarchy leveis, identifying the main interest of several groups involved in the process, analyzing the cost/benefit relation to evaluate others options to increase the mobility of the intercity public transport users, where this mobility is the efficiency with that the users of this service can move around a city into other, quickly, in comfort and security. Initially, it was made a field research based in the main factors that affect the system users, with questionnaires that were applied in the four places of the biggest intensity of the ordinary public transport verifying the problem under multiple evaluation criteria such as; quantitative and qualitative, tangible and intangible order. Afterwards, the hierarchical structure was elaborated and subdivided in four leveis; the first levei representing the objective, the second levei, the four groups involved in the problem, directly, the third levei, the criteria and/or important interest for each group and the fourth levei, the four suggested alternatives to increase the system mobility as if: Regulation and Legalization of the intercity ordinary transport, Mix Operation and Keeping the Current Situation. So soon it was made the first judgment based on benefit and the second one based on costs. After have been analyzed both judgments it was evaluated the cost/benefit relation, which in this problem it is the main goal of the application of the multicriteria method. According to the obtained results the first alternative, regulation of the ordinary ones, presents greater degree of importance because the users realize that, with the regulation of ordinary transports, ali the important criteria to increase the mobility of the public transport system amongst the cities can be reached ever since that have a good governmental management.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALUFCGRABBANI, Simin Jalali Rahnemay.RABBANI, S. J. R.SILVA, Antônio José da.KAWAMOTO, Eiji.CÂMARA, Araci Brasil Leite de Arruda.1998-102019-04-29T10:14:00Z2019-04-292019-04-29T10:14:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3606CÂMARA, Araci Brasil Leite de Arruda. Avaliação do sistema de transporte informal intermunicipal (estudo de caso: Campina Grande/Paraíba). 1998. 128f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil,1998. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3606porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-14T19:34:31Zoai:localhost:riufcg/3606Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-14T19:34:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Neste trabalho, pretende-se avaliar o transporte informal existente a nível intermunicipal, em Campina Grande/Pb, propondo regulamentá-lo como transporte alternativo e com isso, aumentar a mobilidade do usuário do sistema de transporte coletivo intermunicipal, com eficiência e eficácia, utilizando uma metodologia ainda não experimentada neste setor, o Processo de Análise Hierárquica (AHP). Este método exige uma estruturação do problema em diferentes níveis de hierarquia, identificando-se os principais interesses de diversos grupos envolvidos no processo, fazendo-se a relação benefício/custo, no intuito de avaliar alternativas, objetivando aumentar a mobilidade dos usuários do sistema de transporte coletivo intermunicipal de Campina Grande/Pb, onde esta mobilidade representa a eficiência com que os usuários deste realizam seus deslocamentos, entre Municípios, com rapidez, conforto e segurança. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa de campo baseada nos fatores que mais afetam os usuários do sistema, com questionários aplicados nos quatro locais de maior intensidade de uso do transporte informal, analisando o problema sob múltiplos critérios de avaliação, critérios estes de ordem quantitativa e qualitativa, tangíveis e intangíveis, chegandose à elaboração de quatro alternativas. Em seguida, foi elaborada a estrutura hierárquica subdividida em quatro níveis; o primeiro nível representando o objetivo, o segundo nível, os quatro grupos diretamente envolvidos no problema, o terceiro nível, os critérios e/ou interesses relevantes para cada grupo, e o quarto nível, as quatro alternativas sugeridas para aumentar a mobilidade do sistema, a saber: Regulamentação do Transporte Informal Intermunicipal, Legalização do Transporte Informal Intermunicipal, Operação Mista e Permanecer a Situação Atual. Logo após, partiu-se para fazer o primeiro julgamento baseado em benefício que, após concluído, deu-se início ao segundo julgamento baseado em custo. Após a conclusão de ambos os julgamentos, partiu-se para a avaliação da relação benefício/custo que é a principal finalidade da aplicação do método multicriterial AHP, neste problema. De acordo com os resultados obtidos da aplicação do método, a primeira alternativa, Regulamentação dos Informais, apresenta maior peso de importância, pois, os usuários admitem que, com a Regulamentação dos Informais, todos os critérios relevantes para aumentar a mobilidade do sistema de transporte coletivo intermunicipal poderão ser alcançados, dependendo apenas de uma boa administração governamental. |
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