Logística sustentável:corredores verdes e a infraestrutura para a intermodalidade no Porto de Santos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, M. S.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
Texto Completo: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/147
Resumo: Nos dias de hoje, a oferta de infraestrutura de transportes de um país está diretamente ligada à sustentabilidade, e a viabilidade no atendimento da crescente demanda é impulsionada pelo custo logístico deste processo. Neste contexto, muitas empresas, diante da perspectiva de desenvolver um diferencial competitivo, fortalecer o negócio e aumentar os lucros a curto, médio e longo prazo, passaram a incorporar a variável ambiental na formulação de suas estratégias e no desenvolvimento de suas atividades diárias. Dessa forma, ter pleno conhecimento dos modais de transporte de carga é, no mínimo, imprescindível para a análise do espaço que cada um tem dentro do processo logístico. Neste cenário, a intermodalidade, o incremento da infraestrutura portuária e o aumento da utilização do transporte marítimo de cabotagem têm papel de destaque para a implantação de um corredor verde marítimo para o transporte de cargas conteinerizadas no Brasil. Diante disto, o objetivo desta pesquisa é analisar as condições de infraestrutura portuária necessárias para que um corredor verde sustentável de transporte intermodal possa ser implantado a partir do Porto de Santos. Utilizar-se-á, como estrutura do trabalho, a definição da questão de pesquisa, o desenvolvimento de seus instrumentos, a coleta de dados nos principais “players" do processo, a análise de dados e disseminação dos resultados. Espera-se, contudo, verificar se o Porto de Santos tem condições estruturantes à intermodalidade, uma das vertentes do conceito de green corridors já a tempo disseminado no continente europeu.
id FEI_b98745d883c7c5aa2828841ebd3b02ee
oai_identifier_str oai:repositorio.fei.edu.br:FEI/147
network_acronym_str FEI
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository_id_str https://repositorio.fei.edu.br/oai/request
spelling Logística sustentável:corredores verdes e a infraestrutura para a intermodalidade no Porto de SantosLogísticaPortos-AdministraçãoCorredores verdesNos dias de hoje, a oferta de infraestrutura de transportes de um país está diretamente ligada à sustentabilidade, e a viabilidade no atendimento da crescente demanda é impulsionada pelo custo logístico deste processo. Neste contexto, muitas empresas, diante da perspectiva de desenvolver um diferencial competitivo, fortalecer o negócio e aumentar os lucros a curto, médio e longo prazo, passaram a incorporar a variável ambiental na formulação de suas estratégias e no desenvolvimento de suas atividades diárias. Dessa forma, ter pleno conhecimento dos modais de transporte de carga é, no mínimo, imprescindível para a análise do espaço que cada um tem dentro do processo logístico. Neste cenário, a intermodalidade, o incremento da infraestrutura portuária e o aumento da utilização do transporte marítimo de cabotagem têm papel de destaque para a implantação de um corredor verde marítimo para o transporte de cargas conteinerizadas no Brasil. Diante disto, o objetivo desta pesquisa é analisar as condições de infraestrutura portuária necessárias para que um corredor verde sustentável de transporte intermodal possa ser implantado a partir do Porto de Santos. Utilizar-se-á, como estrutura do trabalho, a definição da questão de pesquisa, o desenvolvimento de seus instrumentos, a coleta de dados nos principais “players" do processo, a análise de dados e disseminação dos resultados. Espera-se, contudo, verificar se o Porto de Santos tem condições estruturantes à intermodalidade, uma das vertentes do conceito de green corridors já a tempo disseminado no continente europeu.Nowadays, the supply of transport infrastructure of a country is directly linked to sustainability and viability in meeting the growing demand is fueled by the logistical cost of this process. In this context, many companies, faced with the prospect of developing a competitive edge, strengthen the business and increase profits in the short, medium and long term, began to incorporate the environmental variable in the formulation of strategies and the development of their daily activities. Thus, having full knowledge of the modes of transport is indispensable for the analysis of space that each has within the logistics process. In this scenario, intermodality, the increase of port infrastructure and the increased use of short sea shipping have key role for the implementation of a green corridor for the maritime transport of containerised cargo loads in Brazil. The objective of this research is to analyze the conditions of port infrastructure necessary for a sustainable intermodal transport green corridor can be deployed from the port of Santos. As structure of the work, it will be used the definition of the research question, the development of instruments, data collection in the main “players” in the process, data analysis and dissemination of results. It is expected, however, to check if the port of Santos has structural conditions for intermodality, one of the aspects of the concept of green corridors in time already widespread in Europe.Centro Universitário FEI, São Bernardo do CampoHilsdorf, Wilson de CastroBueno, M. S.2019-03-15T17:37:25Z2019-03-15T17:37:25Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBUENO, M. S. <b> Logística sustentável: </b> corredores verdes e a infraestrutura para a intermodalidade no Porto de Santos. 2016. 118 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.31414/EM.2016.D.127637>. Acesso em: 5 out. 2018.10.31414/EM.2016.D.127637https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/147porpt_BRreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T12:45:23Zoai:repositorio.fei.edu.br:FEI/147Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRIhttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/oai/oai2.phpcfernandes@fei.edu.bropendoar:https://repositorio.fei.edu.br/oai/request2023-03-14T12:45:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Logística sustentável:corredores verdes e a infraestrutura para a intermodalidade no Porto de Santos
title Logística sustentável:corredores verdes e a infraestrutura para a intermodalidade no Porto de Santos
spellingShingle Logística sustentável:corredores verdes e a infraestrutura para a intermodalidade no Porto de Santos
Bueno, M. S.
Logística
Portos-Administração
Corredores verdes
title_short Logística sustentável:corredores verdes e a infraestrutura para a intermodalidade no Porto de Santos
title_full Logística sustentável:corredores verdes e a infraestrutura para a intermodalidade no Porto de Santos
title_fullStr Logística sustentável:corredores verdes e a infraestrutura para a intermodalidade no Porto de Santos
title_full_unstemmed Logística sustentável:corredores verdes e a infraestrutura para a intermodalidade no Porto de Santos
title_sort Logística sustentável:corredores verdes e a infraestrutura para a intermodalidade no Porto de Santos
author Bueno, M. S.
author_facet Bueno, M. S.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hilsdorf, Wilson de Castro
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, M. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Logística
Portos-Administração
Corredores verdes
topic Logística
Portos-Administração
Corredores verdes
description Nos dias de hoje, a oferta de infraestrutura de transportes de um país está diretamente ligada à sustentabilidade, e a viabilidade no atendimento da crescente demanda é impulsionada pelo custo logístico deste processo. Neste contexto, muitas empresas, diante da perspectiva de desenvolver um diferencial competitivo, fortalecer o negócio e aumentar os lucros a curto, médio e longo prazo, passaram a incorporar a variável ambiental na formulação de suas estratégias e no desenvolvimento de suas atividades diárias. Dessa forma, ter pleno conhecimento dos modais de transporte de carga é, no mínimo, imprescindível para a análise do espaço que cada um tem dentro do processo logístico. Neste cenário, a intermodalidade, o incremento da infraestrutura portuária e o aumento da utilização do transporte marítimo de cabotagem têm papel de destaque para a implantação de um corredor verde marítimo para o transporte de cargas conteinerizadas no Brasil. Diante disto, o objetivo desta pesquisa é analisar as condições de infraestrutura portuária necessárias para que um corredor verde sustentável de transporte intermodal possa ser implantado a partir do Porto de Santos. Utilizar-se-á, como estrutura do trabalho, a definição da questão de pesquisa, o desenvolvimento de seus instrumentos, a coleta de dados nos principais “players" do processo, a análise de dados e disseminação dos resultados. Espera-se, contudo, verificar se o Porto de Santos tem condições estruturantes à intermodalidade, uma das vertentes do conceito de green corridors já a tempo disseminado no continente europeu.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-03-15T17:37:25Z
2019-03-15T17:37:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BUENO, M. S. <b> Logística sustentável: </b> corredores verdes e a infraestrutura para a intermodalidade no Porto de Santos. 2016. 118 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.31414/EM.2016.D.127637>. Acesso em: 5 out. 2018.
10.31414/EM.2016.D.127637
https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/147
identifier_str_mv BUENO, M. S. <b> Logística sustentável: </b> corredores verdes e a infraestrutura para a intermodalidade no Porto de Santos. 2016. 118 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.31414/EM.2016.D.127637>. Acesso em: 5 out. 2018.
10.31414/EM.2016.D.127637
url https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/147
dc.language.iso.fl_str_mv por
pt_BR
language por
language_invalid_str_mv pt_BR
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
instname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron:FEI
instname_str Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron_str FEI
institution FEI
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
repository.mail.fl_str_mv cfernandes@fei.edu.br
_version_ 1809225176681807872