A imagem do Brasil vista por diferentes culturas: um estudo comparativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI |
Texto Completo: | https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/353 |
Resumo: | A internacionalização de empresas, ou a expressão para mercados internacionais faz com que as empresas se preocupem com a formulação da estratégia mais adequada a cada novo mercado, o que requer adaptação à cultura local. A cultura influencia diretamente a forma de agir e pensar dos consumidores, bem como sua atitude relacionada a bens e serviços. Esta dissertação tem um enfoque inovador ao tratar de imagem de país e atitudes relacionadas a uma empresa de serviços, uma vez que a maior parte das pesquisas até hoje foram relacionadas a produtos. Com o objetivo de analisar a atitude em relação à imagem do Brasil e verificar se as dimensões culturais identificadas por Hofstede afetam sua atitude relacionada à imagem do país, além da opinião sobre a associação de empresas e produtos brasileiros, foi utilizado um levantamento quantitativo com abordagem descritiva, que contou com participação de 3.668 respondentes, dos países que mais enviaram turistas ao Brasil em 2008 e 2009. A revisão teórica é constituída por três elementos principais: 1) cultura e os principais meios de comparação por indicadores culturais; 2)Imagem dos países; 3) atitude e sua formação relacionada à imagem de um país. Os resultados da pesquisa de campo demonstraram que a imagem do Brasil tem boa aceitação em todos os países, e que as diferenças culturais afetam a avaliação da imagem dos países. Pode-se destacar que a importância do Brasil no cenário político e econômico global é reconhecida internacionalmente, e que apesar dos estrangeiros entrevistados terem um grande envolvimento afetivo com o país com boas avaliações do povo e sua arte, isso não afetou os baixos resultados sobre a distribuição e comunicação de produto e serviços brasileiros no exterior. Do ponto de vista gerencial, tais deficiências são indicadas como pontos críticos para a melhoria da imagem do país, são as principais contribuições para ajudar as empresas em como se pretende atuar em novos mercados. |
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A imagem do Brasil vista por diferentes culturas: um estudo comparativoMarketing de exportaçãoConsumo (Economia)A internacionalização de empresas, ou a expressão para mercados internacionais faz com que as empresas se preocupem com a formulação da estratégia mais adequada a cada novo mercado, o que requer adaptação à cultura local. A cultura influencia diretamente a forma de agir e pensar dos consumidores, bem como sua atitude relacionada a bens e serviços. Esta dissertação tem um enfoque inovador ao tratar de imagem de país e atitudes relacionadas a uma empresa de serviços, uma vez que a maior parte das pesquisas até hoje foram relacionadas a produtos. Com o objetivo de analisar a atitude em relação à imagem do Brasil e verificar se as dimensões culturais identificadas por Hofstede afetam sua atitude relacionada à imagem do país, além da opinião sobre a associação de empresas e produtos brasileiros, foi utilizado um levantamento quantitativo com abordagem descritiva, que contou com participação de 3.668 respondentes, dos países que mais enviaram turistas ao Brasil em 2008 e 2009. A revisão teórica é constituída por três elementos principais: 1) cultura e os principais meios de comparação por indicadores culturais; 2)Imagem dos países; 3) atitude e sua formação relacionada à imagem de um país. Os resultados da pesquisa de campo demonstraram que a imagem do Brasil tem boa aceitação em todos os países, e que as diferenças culturais afetam a avaliação da imagem dos países. Pode-se destacar que a importância do Brasil no cenário político e econômico global é reconhecida internacionalmente, e que apesar dos estrangeiros entrevistados terem um grande envolvimento afetivo com o país com boas avaliações do povo e sua arte, isso não afetou os baixos resultados sobre a distribuição e comunicação de produto e serviços brasileiros no exterior. Do ponto de vista gerencial, tais deficiências são indicadas como pontos críticos para a melhoria da imagem do país, são as principais contribuições para ajudar as empresas em como se pretende atuar em novos mercados.The initialization of businesses or the expansion of them into international markets causes firms to worry about the most appropriate strategy for each new market; this requires business to adapt to local culture. Culture directly linked to what goods and services we choose. This study is an innovative approach dealing with Country's Image and Attitude-related services, being that most research thus far was related to products. Aimed to analyze the attitude related to Brazil's Image and verifying if the countries classification by Hofstede's cultural profile scale affects their attitude/perspective related to the Country's Image, also analyzing their opinion about Brazilian products and companies, was applied a quantitative survey with a descriptive approach was conducted with 3,668 participants from nine countriesd. A theoretical review is shown with three main elements: 1) Culture and most famous and used methods of cultural indicators comparison; 2) Country's Image and 3) Attitude, formation of Country's Image and itas correlation. The field results of the research demosntrated that these countries have a good acceptance of Brazil and that cultural similarities influence the assessment of country's image. Is perceptible that the Brazil's importance in the politics and global economic landscape is recognized internationally, and despite in the respondents has emotional involvement with the country then good evaluations for Brazilian people and their art, this did not affect the lower results on the products and services distribution and communication abroad. Overall, those debilities is addressed as the critical points for improving Brazil's Image, and how cultural differences and similarities founded are the main contribution to help companies understanding how they should participate within tho.Centro Universitário FEI, São PauloStrehlau, SuzaneSouza, E. C. de2019-03-20T13:58:08Z2019-03-20T13:58:08Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, E. C. de. <b> A imagem do Brasil vista por diferentes culturas: </b> um estudo comparativo. 2011. 104 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro Universitário Fei, São Paulo, 2011 Disponível em: <http://sofia.fei.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000034/000034fa.pdf>. Acesso em: 9 ago. 2018.https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/353porpt_BRreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T12:46:23Zoai:repositorio.fei.edu.br:FEI/353Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRIhttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/oai/oai2.phpcfernandes@fei.edu.bropendoar:https://repositorio.fei.edu.br/oai/request2023-03-14T12:46:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)false |
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