Como as micro pequenas e médias empresas do vestuário definem suas estratégias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Marcos de Campos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
Texto Completo: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/549
Resumo: A importância atribuída às empresas do setor do vestuário de micro, pequeno e médio porte, como promotores do desenvolvimento social e econômico, deve-se principalmente ao alto número de postos de trabalho ofertados, característica do segmento pela intensa mão de obra empregada. As indústrias do vestuário, principalmente as micro empresas que não possuem uma estrutura organizacional bem definida e muitas vezes trabalham na informalidade, vêm enfrentando dificuldades com o processo de globalização e com a entrada de produtos do vestuário provenientes da China e de demais países Asiáticos. O objetivo desse trabalho é procurar identificar as estratégias competitivas adotadas pelas empresas do setor, através do envio de um questionário a 1812 empresas do segmento. Os resultados obtidos foram tabulados e utilizou- se o teste de hipótese qui-quadrado para verificar se os dados das amostras trazem evidencias que aceitam ou rejeitam uma hipótese. Com base nas respostas foi possível identificar as diversas estratégias adotadas pelas empresas, como, quem define as estratégias, a classe social a ser atingida, quais os valores que os clientes buscam, onde as empresas competem, qual o mercado focado pelo porte das empresas, entre várias outras. O trabalho contribui com o segmento, ao mostrar quais as reais estratégias adotadas pelas empresas por meio do porte, quais os objetivos dos clientes, e quais as estratégias competitivas adotadas.
id FEI_e6aea7ee491d2083f3d05b7201f745e4
oai_identifier_str oai:repositorio.fei.edu.br:FEI/549
network_acronym_str FEI
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository_id_str https://repositorio.fei.edu.br/oai/request
spelling Como as micro pequenas e médias empresas do vestuário definem suas estratégiasPequenas e médias empresasA importância atribuída às empresas do setor do vestuário de micro, pequeno e médio porte, como promotores do desenvolvimento social e econômico, deve-se principalmente ao alto número de postos de trabalho ofertados, característica do segmento pela intensa mão de obra empregada. As indústrias do vestuário, principalmente as micro empresas que não possuem uma estrutura organizacional bem definida e muitas vezes trabalham na informalidade, vêm enfrentando dificuldades com o processo de globalização e com a entrada de produtos do vestuário provenientes da China e de demais países Asiáticos. O objetivo desse trabalho é procurar identificar as estratégias competitivas adotadas pelas empresas do setor, através do envio de um questionário a 1812 empresas do segmento. Os resultados obtidos foram tabulados e utilizou- se o teste de hipótese qui-quadrado para verificar se os dados das amostras trazem evidencias que aceitam ou rejeitam uma hipótese. Com base nas respostas foi possível identificar as diversas estratégias adotadas pelas empresas, como, quem define as estratégias, a classe social a ser atingida, quais os valores que os clientes buscam, onde as empresas competem, qual o mercado focado pelo porte das empresas, entre várias outras. O trabalho contribui com o segmento, ao mostrar quais as reais estratégias adotadas pelas empresas por meio do porte, quais os objetivos dos clientes, e quais as estratégias competitivas adotadas.The importance attached to clothing companies in the sector of micro, small and medium businesses, as promoters of social and economic development, mainly due to the high number of jobs offered, feature segment by intense labor employed. The clothing industry, especially micro businesses do not have a clear organizational structure and often working in the informal, are struggling with the process of globalization and the entry of clothing products from China and other Asian countries. The aim of this work is to try to identify the competitive strategies adopted by companies, by sending a questionnaire to 1812 companies. The results were tabulated and used the qui-square hypothesis test to verify that the data sampled bring evidence to accept or reject a hypothesis. Based on the responses it was possible to identify the various strategies adopted by companies such as who defines the strategies, the social class to be achieved, which values that customers seek, where companies compete, which focused market by company size, between several others. The work contributes to the segment by showing what real strategies adopted by firms by size, what are the goals of clients, and which competitive strategies.Centro Universitário da FEI, São Bernardo do CampoMassote, Alexandre AugustoMaia, Marcos de Campos2019-03-20T14:06:22Z2019-03-20T14:06:22Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMAIA, Marcos de Campos. <b> Como as micro pequenas e médias empresas do vestuário definem suas estratégias. </b> 2012. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário da FEI, São Bernardo do Campo, 2012 Disponível em: <http://sofia.fei.edu.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=282>. Acesso em: 12 dez. 2012.https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/549porpt_BRreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T13:18:45Zoai:repositorio.fei.edu.br:FEI/549Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRIhttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/oai/oai2.phpcfernandes@fei.edu.bropendoar:https://repositorio.fei.edu.br/oai/request2023-03-14T13:18:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Como as micro pequenas e médias empresas do vestuário definem suas estratégias
title Como as micro pequenas e médias empresas do vestuário definem suas estratégias
spellingShingle Como as micro pequenas e médias empresas do vestuário definem suas estratégias
Maia, Marcos de Campos
Pequenas e médias empresas
title_short Como as micro pequenas e médias empresas do vestuário definem suas estratégias
title_full Como as micro pequenas e médias empresas do vestuário definem suas estratégias
title_fullStr Como as micro pequenas e médias empresas do vestuário definem suas estratégias
title_full_unstemmed Como as micro pequenas e médias empresas do vestuário definem suas estratégias
title_sort Como as micro pequenas e médias empresas do vestuário definem suas estratégias
author Maia, Marcos de Campos
author_facet Maia, Marcos de Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Massote, Alexandre Augusto
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Marcos de Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Pequenas e médias empresas
topic Pequenas e médias empresas
description A importância atribuída às empresas do setor do vestuário de micro, pequeno e médio porte, como promotores do desenvolvimento social e econômico, deve-se principalmente ao alto número de postos de trabalho ofertados, característica do segmento pela intensa mão de obra empregada. As indústrias do vestuário, principalmente as micro empresas que não possuem uma estrutura organizacional bem definida e muitas vezes trabalham na informalidade, vêm enfrentando dificuldades com o processo de globalização e com a entrada de produtos do vestuário provenientes da China e de demais países Asiáticos. O objetivo desse trabalho é procurar identificar as estratégias competitivas adotadas pelas empresas do setor, através do envio de um questionário a 1812 empresas do segmento. Os resultados obtidos foram tabulados e utilizou- se o teste de hipótese qui-quadrado para verificar se os dados das amostras trazem evidencias que aceitam ou rejeitam uma hipótese. Com base nas respostas foi possível identificar as diversas estratégias adotadas pelas empresas, como, quem define as estratégias, a classe social a ser atingida, quais os valores que os clientes buscam, onde as empresas competem, qual o mercado focado pelo porte das empresas, entre várias outras. O trabalho contribui com o segmento, ao mostrar quais as reais estratégias adotadas pelas empresas por meio do porte, quais os objetivos dos clientes, e quais as estratégias competitivas adotadas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2019-03-20T14:06:22Z
2019-03-20T14:06:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAIA, Marcos de Campos. <b> Como as micro pequenas e médias empresas do vestuário definem suas estratégias. </b> 2012. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário da FEI, São Bernardo do Campo, 2012 Disponível em: <http://sofia.fei.edu.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=282>. Acesso em: 12 dez. 2012.
https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/549
identifier_str_mv MAIA, Marcos de Campos. <b> Como as micro pequenas e médias empresas do vestuário definem suas estratégias. </b> 2012. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário da FEI, São Bernardo do Campo, 2012 Disponível em: <http://sofia.fei.edu.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=282>. Acesso em: 12 dez. 2012.
url https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/549
dc.language.iso.fl_str_mv por
pt_BR
language por
language_invalid_str_mv pt_BR
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário da FEI, São Bernardo do Campo
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário da FEI, São Bernardo do Campo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
instname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron:FEI
instname_str Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron_str FEI
institution FEI
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
repository.mail.fl_str_mv cfernandes@fei.edu.br
_version_ 1809225182334681088