Gamificação na programação de robôs domésticos usando ROS no contexto da competição RoboCup@Home
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI |
Texto Completo: | https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/5434 |
Resumo: | Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de tornar a programação de robôs domésticos com ROS, mais atrativa e dinâmica, além de suavizar a curva de aprendizado dos conceitos de robótica apresentada pelos novos integrantes da RoboFEI. Dessa forma, o trabalho consistiu na criação de um jogo utilizando a engine Unity, onde o jogador faz tarefas inspiradas na competição RoboCup@Home. O jogo foca em quebra cabeças de programação orientada a blocos, buscando simplificar o processo de programação de uma forma divertida e introduzir aos seus jogadores conceitos básicos de programação, lógica e robótica, que gradativamente vão aumentando o grau de complexidade conforme o jogador avança nos níveis do jogo, com o objetivo de facilitar a passagem da barreira inicial observada em alunos novos de robótica, e buscando com que o jogador lembre dos conceitos apresentados e tenha mais facilidade em uma eventual tentativa de estudar robótica em um ambiente real. O jogo consta com dois modos, sendo um modo de história, onde o jogador aprende os temas por via de tutoriais e quebra-cabeças planejados com objetivos determinados, além de ensinar alguns outros conceitos com a história do jogo. Além disso, o jogo também tem o modo livre, onde o jogador pode realizar os comandos que quiser sem ter que cumprir um objetivo fixo, permitindo que o jogador converta o código feito no jogo para um código real capaz de ser simulado na própria Hera, robô utilizado pela FEI nas competições, a fim de mostrar o que o jogador criou por meio do jogo em um contexto real e permitir que o jogador crie códigos funcionais de uma maneira mais dinâmica. |
id |
FEI_f97135d0f697be7b94a8657a7eaf1aa8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fei.edu.br:FEI/5434 |
network_acronym_str |
FEI |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI |
repository_id_str |
https://repositorio.fei.edu.br/oai/request |
spelling |
Gamificação na programação de robôs domésticos usando ROS no contexto da competição RoboCup@Homeprogramação-visualROSrobocup@homegamificaçãorobôs-domésticosvisual-programmingrobocup@homegamificationdomestic-robotsEste trabalho foi desenvolvido com o objetivo de tornar a programação de robôs domésticos com ROS, mais atrativa e dinâmica, além de suavizar a curva de aprendizado dos conceitos de robótica apresentada pelos novos integrantes da RoboFEI. Dessa forma, o trabalho consistiu na criação de um jogo utilizando a engine Unity, onde o jogador faz tarefas inspiradas na competição RoboCup@Home. O jogo foca em quebra cabeças de programação orientada a blocos, buscando simplificar o processo de programação de uma forma divertida e introduzir aos seus jogadores conceitos básicos de programação, lógica e robótica, que gradativamente vão aumentando o grau de complexidade conforme o jogador avança nos níveis do jogo, com o objetivo de facilitar a passagem da barreira inicial observada em alunos novos de robótica, e buscando com que o jogador lembre dos conceitos apresentados e tenha mais facilidade em uma eventual tentativa de estudar robótica em um ambiente real. O jogo consta com dois modos, sendo um modo de história, onde o jogador aprende os temas por via de tutoriais e quebra-cabeças planejados com objetivos determinados, além de ensinar alguns outros conceitos com a história do jogo. Além disso, o jogo também tem o modo livre, onde o jogador pode realizar os comandos que quiser sem ter que cumprir um objetivo fixo, permitindo que o jogador converta o código feito no jogo para um código real capaz de ser simulado na própria Hera, robô utilizado pela FEI nas competições, a fim de mostrar o que o jogador criou por meio do jogo em um contexto real e permitir que o jogador crie códigos funcionais de uma maneira mais dinâmica.This academic work is being developed with the intent to make programming domestic robots to the RoboCup@Home competition more attractive and dynamic, as well as making the robotic learning curve smoother for new members of RoboFEI. This will be done through the creation of a game utilizing the game engine Unity, where the player will do tasks inspired by the RoboCup@Home competition. The game focuses on block-oriented progamming puzzles, with the objective of simplifying the coding in a fun way and aiming to introduce the players to basic concepts of programming, logic and robotics, which will gradually increase in difficulty and complexity the further the player advances through the levels of the game, aiming to ease the entry barrier seen in begginer robotics students, and aiming to help the player remember the presented concepts and help them have an easier time in eventual attemps at studying robotics in an real ambient. The game has two modes, one being the story mode, where the player will learn the subjects through tutorials and planned puzzles with set objectives, as well as teaching some concepts with the story of the game. Apart from that, the game also has a free mode, where the player can make any commands he wants without having to complete a set objective, allowing the player to convert the code made in the game to real code, which is able to be simulated on the robot Hera, which is the robot made by RoboFEI students on competitions, with the objective of showing what the player created on the game in a real ambient, as well as allowing the player to create functional codes.Pimentel, Fagner de Assis Mourahttp://lattes.cnpq.br/6747210702910392https://orcid.org/0000-0002-6512-3082Zymberg, GuilhermeCarvalho, Kawê Vinicius Barbosa deMarinaro, Leonardo PilottoMercês, Pedro Henrique Paizam dasMartins, Rafael Carraro2024-07-04T18:10:32Z2024-07-04T18:10:32Z2023-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis58application/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/5434info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEI2024-08-13T03:00:17Zoai:repositorio.fei.edu.br:FEI/5434Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRIhttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/oai/oai2.phpcfernandes@fei.edu.bropendoar:https://repositorio.fei.edu.br/oai/request2024-08-13T03:00:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gamificação na programação de robôs domésticos usando ROS no contexto da competição RoboCup@Home |
title |
Gamificação na programação de robôs domésticos usando ROS no contexto da competição RoboCup@Home |
spellingShingle |
Gamificação na programação de robôs domésticos usando ROS no contexto da competição RoboCup@Home Zymberg, Guilherme programação-visual ROS robocup@home gamificação robôs-domésticos visual-programming robocup@home gamification domestic-robots |
title_short |
Gamificação na programação de robôs domésticos usando ROS no contexto da competição RoboCup@Home |
title_full |
Gamificação na programação de robôs domésticos usando ROS no contexto da competição RoboCup@Home |
title_fullStr |
Gamificação na programação de robôs domésticos usando ROS no contexto da competição RoboCup@Home |
title_full_unstemmed |
Gamificação na programação de robôs domésticos usando ROS no contexto da competição RoboCup@Home |
title_sort |
Gamificação na programação de robôs domésticos usando ROS no contexto da competição RoboCup@Home |
author |
Zymberg, Guilherme |
author_facet |
Zymberg, Guilherme Carvalho, Kawê Vinicius Barbosa de Marinaro, Leonardo Pilotto Mercês, Pedro Henrique Paizam das Martins, Rafael Carraro |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Kawê Vinicius Barbosa de Marinaro, Leonardo Pilotto Mercês, Pedro Henrique Paizam das Martins, Rafael Carraro |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pimentel, Fagner de Assis Moura http://lattes.cnpq.br/6747210702910392 https://orcid.org/0000-0002-6512-3082 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zymberg, Guilherme Carvalho, Kawê Vinicius Barbosa de Marinaro, Leonardo Pilotto Mercês, Pedro Henrique Paizam das Martins, Rafael Carraro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
programação-visual ROS robocup@home gamificação robôs-domésticos visual-programming robocup@home gamification domestic-robots |
topic |
programação-visual ROS robocup@home gamificação robôs-domésticos visual-programming robocup@home gamification domestic-robots |
description |
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de tornar a programação de robôs domésticos com ROS, mais atrativa e dinâmica, além de suavizar a curva de aprendizado dos conceitos de robótica apresentada pelos novos integrantes da RoboFEI. Dessa forma, o trabalho consistiu na criação de um jogo utilizando a engine Unity, onde o jogador faz tarefas inspiradas na competição RoboCup@Home. O jogo foca em quebra cabeças de programação orientada a blocos, buscando simplificar o processo de programação de uma forma divertida e introduzir aos seus jogadores conceitos básicos de programação, lógica e robótica, que gradativamente vão aumentando o grau de complexidade conforme o jogador avança nos níveis do jogo, com o objetivo de facilitar a passagem da barreira inicial observada em alunos novos de robótica, e buscando com que o jogador lembre dos conceitos apresentados e tenha mais facilidade em uma eventual tentativa de estudar robótica em um ambiente real. O jogo consta com dois modos, sendo um modo de história, onde o jogador aprende os temas por via de tutoriais e quebra-cabeças planejados com objetivos determinados, além de ensinar alguns outros conceitos com a história do jogo. Além disso, o jogo também tem o modo livre, onde o jogador pode realizar os comandos que quiser sem ter que cumprir um objetivo fixo, permitindo que o jogador converta o código feito no jogo para um código real capaz de ser simulado na própria Hera, robô utilizado pela FEI nas competições, a fim de mostrar o que o jogador criou por meio do jogo em um contexto real e permitir que o jogador crie códigos funcionais de uma maneira mais dinâmica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-06 2024-07-04T18:10:32Z 2024-07-04T18:10:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/5434 |
url |
https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/5434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
58 application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI instname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) instacron:FEI |
instname_str |
Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) |
instacron_str |
FEI |
institution |
FEI |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
cfernandes@fei.edu.br |
_version_ |
1809225178986577920 |