O caminho das imagens: três histórias de filmagens na primavera-verão de 1944

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lindeperg,Sylvie
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Históricos (Rio de Janeiro)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862013000100002
Resumo: Este texto reconstrói três histórias de filmagens realizadas na primavera-verão de 1944, na Paris insurgente e nos campos de trânsito de Terezín, na Tchecoslováquia, e de Westerbork, na Holanda. A volta ao ponto de origem das imagens permite entrever o universo mental daqueles que as filmaram e interrogar suas escolhas. Ela revela seu imaginário a respeito do evento, sua vontade de conformá-lo à ideia que fazem dele, às vezes suas dificuldades de entender o que se passa. Esses planos recolhem também o impensado de uma época, a parte incompreensível da história para os contemporâneos. Eles conservam o que escapou ao olhar do cameraman na gravação mecânica de uma fatia do real. Os planos analisados abrem assim o caminho, até mesmo em sua fragilidade e em suas lacunas, para uma história do sensível próxima daqueles que fizeram o evento ou foram suas vítimas. Eles incitam questões tais como o lugar da arte no coração da barbárie, as ambivalências do "colaboracionismo artístico", a capacidade do cinema de se tornar um instrumento de liberação ou de resistência.
id FGV-10_f23bfd13238407927bb1c35c98603999
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21862013000100002
network_acronym_str FGV-10
network_name_str Estudos Históricos (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling O caminho das imagens: três histórias de filmagens na primavera-verão de 1944cinemaimagens de arquivohistóriaLiberação de ParisResistência Francesacampo de trânsitonazismoEste texto reconstrói três histórias de filmagens realizadas na primavera-verão de 1944, na Paris insurgente e nos campos de trânsito de Terezín, na Tchecoslováquia, e de Westerbork, na Holanda. A volta ao ponto de origem das imagens permite entrever o universo mental daqueles que as filmaram e interrogar suas escolhas. Ela revela seu imaginário a respeito do evento, sua vontade de conformá-lo à ideia que fazem dele, às vezes suas dificuldades de entender o que se passa. Esses planos recolhem também o impensado de uma época, a parte incompreensível da história para os contemporâneos. Eles conservam o que escapou ao olhar do cameraman na gravação mecânica de uma fatia do real. Os planos analisados abrem assim o caminho, até mesmo em sua fragilidade e em suas lacunas, para uma história do sensível próxima daqueles que fizeram o evento ou foram suas vítimas. Eles incitam questões tais como o lugar da arte no coração da barbárie, as ambivalências do "colaboracionismo artístico", a capacidade do cinema de se tornar um instrumento de liberação ou de resistência.Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862013000100002Estudos Históricos (Rio de Janeiro) v.26 n.51 2013reponame:Estudos Históricos (Rio de Janeiro)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessLindeperg,Sylviepor2013-08-20T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21862013000100002Revistahttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rehONGhttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/oai||biblioteca.digital@fgv.br||eh@fgv.br2178-14940103-2186opendoar:2013-08-20T00:00Estudos Históricos (Rio de Janeiro) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv O caminho das imagens: três histórias de filmagens na primavera-verão de 1944
title O caminho das imagens: três histórias de filmagens na primavera-verão de 1944
spellingShingle O caminho das imagens: três histórias de filmagens na primavera-verão de 1944
Lindeperg,Sylvie
cinema
imagens de arquivo
história
Liberação de Paris
Resistência Francesa
campo de trânsito
nazismo
title_short O caminho das imagens: três histórias de filmagens na primavera-verão de 1944
title_full O caminho das imagens: três histórias de filmagens na primavera-verão de 1944
title_fullStr O caminho das imagens: três histórias de filmagens na primavera-verão de 1944
title_full_unstemmed O caminho das imagens: três histórias de filmagens na primavera-verão de 1944
title_sort O caminho das imagens: três histórias de filmagens na primavera-verão de 1944
author Lindeperg,Sylvie
author_facet Lindeperg,Sylvie
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lindeperg,Sylvie
dc.subject.por.fl_str_mv cinema
imagens de arquivo
história
Liberação de Paris
Resistência Francesa
campo de trânsito
nazismo
topic cinema
imagens de arquivo
história
Liberação de Paris
Resistência Francesa
campo de trânsito
nazismo
description Este texto reconstrói três histórias de filmagens realizadas na primavera-verão de 1944, na Paris insurgente e nos campos de trânsito de Terezín, na Tchecoslováquia, e de Westerbork, na Holanda. A volta ao ponto de origem das imagens permite entrever o universo mental daqueles que as filmaram e interrogar suas escolhas. Ela revela seu imaginário a respeito do evento, sua vontade de conformá-lo à ideia que fazem dele, às vezes suas dificuldades de entender o que se passa. Esses planos recolhem também o impensado de uma época, a parte incompreensível da história para os contemporâneos. Eles conservam o que escapou ao olhar do cameraman na gravação mecânica de uma fatia do real. Os planos analisados abrem assim o caminho, até mesmo em sua fragilidade e em suas lacunas, para uma história do sensível próxima daqueles que fizeram o evento ou foram suas vítimas. Eles incitam questões tais como o lugar da arte no coração da barbárie, as ambivalências do "colaboracionismo artístico", a capacidade do cinema de se tornar um instrumento de liberação ou de resistência.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862013000100002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862013000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas
publisher.none.fl_str_mv Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Históricos (Rio de Janeiro) v.26 n.51 2013
reponame:Estudos Históricos (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Estudos Históricos (Rio de Janeiro)
collection Estudos Históricos (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Estudos Históricos (Rio de Janeiro) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv ||biblioteca.digital@fgv.br||eh@fgv.br
_version_ 1754115873259388929