Caderno de imagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiz Roberto Pinto Nazario
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/38104
https://orcid.org/0000-0002-8043-919X
Resumo: Os treze filmes de longa-metragem coloridos produzidos no ‘Terceiro Reich’, assim como seus principais curtas-metragens de animação, foram liberados pela Censura Aliada, que não percebeu neles traços de propaganda nazista. Alguns foram finalizados pela DEFA e lançados nos cinemas sem a menção de sua origem. Mais recentemente, os “filmes de entretenimento” do período nazista foram reclassificados pelos críticos como “clássicos do cinema alemão”, assim exibidos na TV, restaurados e comercializados no mercado mundial de vídeo, reverenciados pela historiografia revisionista como exemplares da “cultura popular alemã”. Já para o historiador atento ao discurso ideológico das imagens, estes filmes continuam a integrar a perigosa herança que Joseph Goebbels legou ao mundo, propagando os sonhos mórbidos do ‘Terceiro Reich’ e suas sádicas fantasias de destruição.
id UFMG_049383a5a1207202217e0cbe9a844015
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/38104
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2021-09-20T21:37:47Z2021-09-20T21:37:47Z201661230932322382046http://hdl.handle.net/1843/38104https://orcid.org/0000-0002-8043-919XOs treze filmes de longa-metragem coloridos produzidos no ‘Terceiro Reich’, assim como seus principais curtas-metragens de animação, foram liberados pela Censura Aliada, que não percebeu neles traços de propaganda nazista. Alguns foram finalizados pela DEFA e lançados nos cinemas sem a menção de sua origem. Mais recentemente, os “filmes de entretenimento” do período nazista foram reclassificados pelos críticos como “clássicos do cinema alemão”, assim exibidos na TV, restaurados e comercializados no mercado mundial de vídeo, reverenciados pela historiografia revisionista como exemplares da “cultura popular alemã”. Já para o historiador atento ao discurso ideológico das imagens, estes filmes continuam a integrar a perigosa herança que Joseph Goebbels legou ao mundo, propagando os sonhos mórbidos do ‘Terceiro Reich’ e suas sádicas fantasias de destruição.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilEBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIAPós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMGNazismo e cinemaFilme cinematográficoNazismoCinemaCinemaNazismoFilme coloridoCaderno de imagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15754/12670Luiz Roberto Pinto Nazarioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38104/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALCaderno de imagens.pdfCaderno de imagens.pdfapplication/pdf14616068https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38104/2/Caderno%20de%20imagens.pdfebf513774da3619e6aff304dbd735603MD521843/381042021-09-20 18:37:47.749oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-09-20T21:37:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Caderno de imagens
title Caderno de imagens
spellingShingle Caderno de imagens
Luiz Roberto Pinto Nazario
Cinema
Nazismo
Filme colorido
Nazismo e cinema
Filme cinematográfico
Nazismo
Cinema
title_short Caderno de imagens
title_full Caderno de imagens
title_fullStr Caderno de imagens
title_full_unstemmed Caderno de imagens
title_sort Caderno de imagens
author Luiz Roberto Pinto Nazario
author_facet Luiz Roberto Pinto Nazario
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luiz Roberto Pinto Nazario
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Nazismo
Filme colorido
topic Cinema
Nazismo
Filme colorido
Nazismo e cinema
Filme cinematográfico
Nazismo
Cinema
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Nazismo e cinema
Filme cinematográfico
Nazismo
Cinema
description Os treze filmes de longa-metragem coloridos produzidos no ‘Terceiro Reich’, assim como seus principais curtas-metragens de animação, foram liberados pela Censura Aliada, que não percebeu neles traços de propaganda nazista. Alguns foram finalizados pela DEFA e lançados nos cinemas sem a menção de sua origem. Mais recentemente, os “filmes de entretenimento” do período nazista foram reclassificados pelos críticos como “clássicos do cinema alemão”, assim exibidos na TV, restaurados e comercializados no mercado mundial de vídeo, reverenciados pela historiografia revisionista como exemplares da “cultura popular alemã”. Já para o historiador atento ao discurso ideológico das imagens, estes filmes continuam a integrar a perigosa herança que Joseph Goebbels legou ao mundo, propagando os sonhos mórbidos do ‘Terceiro Reich’ e suas sádicas fantasias de destruição.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-20T21:37:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-20T21:37:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/38104
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 22382046
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-8043-919X
identifier_str_mv 22382046
url http://hdl.handle.net/1843/38104
https://orcid.org/0000-0002-8043-919X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38104/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38104/2/Caderno%20de%20imagens.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
ebf513774da3619e6aff304dbd735603
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589175894605824