Análise das metas do consumidor: uma contribuição metodológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Escudero,Fabiana Thiele
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Prado,Paulo Henrique Muller
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAE (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482008000200006
Resumo: O objetivo principal deste trabalho é contribuir teórica e metodologicamente para a pesquisa do comportamento, orientado para metas do consumidor, por meio da proposição e da verificação da aplicabilidade da abordagem de Cadeias Meios-Fim (Means-End Chains ou MEC) para a análise da hierarquia de metas, inserindo no modelo um quarto nível de complexidade (metas "fazer"), bem como um desdobramento da Técnica de Padrão de Associação (Association Pattern Technique ou APT), ampliando sua capacidade de análise para cadeias mais complexas. O estudo foi realizado com consumidores de automóveis utilitários esportivos, e foi proposta uma tipologia, através da utilização do modelo de Classes Latentes, permitindo a classificação dos consumidores em dois grupos: o de "segurança e bem-estar", que prioriza valores relacionados à segurança em diversos aspectos da vida, e o de "individualidade e hedonismo", que busca valores relacionados ao prazer e está aberto a riscos.
id FGV-11_36e02ff870340afdbd3a421fdf94aed9
oai_identifier_str oai:scielo:S1676-56482008000200006
network_acronym_str FGV-11
network_name_str RAE (Online)
repository_id_str
spelling Análise das metas do consumidor: uma contribuição metodológicaCadeias Meios-Fim (MEC)Técnica de Padrão de Associação (APT)metas do consumidorhierarquia de metasconsumo de automóveisO objetivo principal deste trabalho é contribuir teórica e metodologicamente para a pesquisa do comportamento, orientado para metas do consumidor, por meio da proposição e da verificação da aplicabilidade da abordagem de Cadeias Meios-Fim (Means-End Chains ou MEC) para a análise da hierarquia de metas, inserindo no modelo um quarto nível de complexidade (metas "fazer"), bem como um desdobramento da Técnica de Padrão de Associação (Association Pattern Technique ou APT), ampliando sua capacidade de análise para cadeias mais complexas. O estudo foi realizado com consumidores de automóveis utilitários esportivos, e foi proposta uma tipologia, através da utilização do modelo de Classes Latentes, permitindo a classificação dos consumidores em dois grupos: o de "segurança e bem-estar", que prioriza valores relacionados à segurança em diversos aspectos da vida, e o de "individualidade e hedonismo", que busca valores relacionados ao prazer e está aberto a riscos.Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482008000200006RAE eletrônica v.7 n.2 2008reponame:RAE (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1676-56482008000200006info:eu-repo/semantics/openAccessEscudero,Fabiana ThielePrado,Paulo Henrique Mullerpor2008-09-29T00:00:00Zoai:scielo:S1676-56482008000200006Revistahttps://www.scielo.br/j/rae/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br2178-938X0034-7591opendoar:2008-09-29T00:00RAE (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das metas do consumidor: uma contribuição metodológica
title Análise das metas do consumidor: uma contribuição metodológica
spellingShingle Análise das metas do consumidor: uma contribuição metodológica
Escudero,Fabiana Thiele
Cadeias Meios-Fim (MEC)
Técnica de Padrão de Associação (APT)
metas do consumidor
hierarquia de metas
consumo de automóveis
title_short Análise das metas do consumidor: uma contribuição metodológica
title_full Análise das metas do consumidor: uma contribuição metodológica
title_fullStr Análise das metas do consumidor: uma contribuição metodológica
title_full_unstemmed Análise das metas do consumidor: uma contribuição metodológica
title_sort Análise das metas do consumidor: uma contribuição metodológica
author Escudero,Fabiana Thiele
author_facet Escudero,Fabiana Thiele
Prado,Paulo Henrique Muller
author_role author
author2 Prado,Paulo Henrique Muller
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Escudero,Fabiana Thiele
Prado,Paulo Henrique Muller
dc.subject.por.fl_str_mv Cadeias Meios-Fim (MEC)
Técnica de Padrão de Associação (APT)
metas do consumidor
hierarquia de metas
consumo de automóveis
topic Cadeias Meios-Fim (MEC)
Técnica de Padrão de Associação (APT)
metas do consumidor
hierarquia de metas
consumo de automóveis
description O objetivo principal deste trabalho é contribuir teórica e metodologicamente para a pesquisa do comportamento, orientado para metas do consumidor, por meio da proposição e da verificação da aplicabilidade da abordagem de Cadeias Meios-Fim (Means-End Chains ou MEC) para a análise da hierarquia de metas, inserindo no modelo um quarto nível de complexidade (metas "fazer"), bem como um desdobramento da Técnica de Padrão de Associação (Association Pattern Technique ou APT), ampliando sua capacidade de análise para cadeias mais complexas. O estudo foi realizado com consumidores de automóveis utilitários esportivos, e foi proposta uma tipologia, através da utilização do modelo de Classes Latentes, permitindo a classificação dos consumidores em dois grupos: o de "segurança e bem-estar", que prioriza valores relacionados à segurança em diversos aspectos da vida, e o de "individualidade e hedonismo", que busca valores relacionados ao prazer e está aberto a riscos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482008000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482008000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1676-56482008000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv RAE eletrônica v.7 n.2 2008
reponame:RAE (Online)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str RAE (Online)
collection RAE (Online)
repository.name.fl_str_mv RAE (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv rae@fgv.br
_version_ 1754821104090742784