Análise das metas do consumidor: uma contribuição metodológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RAE (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482008000200006 |
Resumo: | O objetivo principal deste trabalho é contribuir teórica e metodologicamente para a pesquisa do comportamento, orientado para metas do consumidor, por meio da proposição e da verificação da aplicabilidade da abordagem de Cadeias Meios-Fim (Means-End Chains ou MEC) para a análise da hierarquia de metas, inserindo no modelo um quarto nível de complexidade (metas "fazer"), bem como um desdobramento da Técnica de Padrão de Associação (Association Pattern Technique ou APT), ampliando sua capacidade de análise para cadeias mais complexas. O estudo foi realizado com consumidores de automóveis utilitários esportivos, e foi proposta uma tipologia, através da utilização do modelo de Classes Latentes, permitindo a classificação dos consumidores em dois grupos: o de "segurança e bem-estar", que prioriza valores relacionados à segurança em diversos aspectos da vida, e o de "individualidade e hedonismo", que busca valores relacionados ao prazer e está aberto a riscos. |
id |
FGV-11_36e02ff870340afdbd3a421fdf94aed9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1676-56482008000200006 |
network_acronym_str |
FGV-11 |
network_name_str |
RAE (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise das metas do consumidor: uma contribuição metodológicaCadeias Meios-Fim (MEC)Técnica de Padrão de Associação (APT)metas do consumidorhierarquia de metasconsumo de automóveisO objetivo principal deste trabalho é contribuir teórica e metodologicamente para a pesquisa do comportamento, orientado para metas do consumidor, por meio da proposição e da verificação da aplicabilidade da abordagem de Cadeias Meios-Fim (Means-End Chains ou MEC) para a análise da hierarquia de metas, inserindo no modelo um quarto nível de complexidade (metas "fazer"), bem como um desdobramento da Técnica de Padrão de Associação (Association Pattern Technique ou APT), ampliando sua capacidade de análise para cadeias mais complexas. O estudo foi realizado com consumidores de automóveis utilitários esportivos, e foi proposta uma tipologia, através da utilização do modelo de Classes Latentes, permitindo a classificação dos consumidores em dois grupos: o de "segurança e bem-estar", que prioriza valores relacionados à segurança em diversos aspectos da vida, e o de "individualidade e hedonismo", que busca valores relacionados ao prazer e está aberto a riscos.Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482008000200006RAE eletrônica v.7 n.2 2008reponame:RAE (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1676-56482008000200006info:eu-repo/semantics/openAccessEscudero,Fabiana ThielePrado,Paulo Henrique Mullerpor2008-09-29T00:00:00Zoai:scielo:S1676-56482008000200006Revistahttps://www.scielo.br/j/rae/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br2178-938X0034-7591opendoar:2008-09-29T00:00RAE (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise das metas do consumidor: uma contribuição metodológica |
title |
Análise das metas do consumidor: uma contribuição metodológica |
spellingShingle |
Análise das metas do consumidor: uma contribuição metodológica Escudero,Fabiana Thiele Cadeias Meios-Fim (MEC) Técnica de Padrão de Associação (APT) metas do consumidor hierarquia de metas consumo de automóveis |
title_short |
Análise das metas do consumidor: uma contribuição metodológica |
title_full |
Análise das metas do consumidor: uma contribuição metodológica |
title_fullStr |
Análise das metas do consumidor: uma contribuição metodológica |
title_full_unstemmed |
Análise das metas do consumidor: uma contribuição metodológica |
title_sort |
Análise das metas do consumidor: uma contribuição metodológica |
author |
Escudero,Fabiana Thiele |
author_facet |
Escudero,Fabiana Thiele Prado,Paulo Henrique Muller |
author_role |
author |
author2 |
Prado,Paulo Henrique Muller |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Escudero,Fabiana Thiele Prado,Paulo Henrique Muller |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cadeias Meios-Fim (MEC) Técnica de Padrão de Associação (APT) metas do consumidor hierarquia de metas consumo de automóveis |
topic |
Cadeias Meios-Fim (MEC) Técnica de Padrão de Associação (APT) metas do consumidor hierarquia de metas consumo de automóveis |
description |
O objetivo principal deste trabalho é contribuir teórica e metodologicamente para a pesquisa do comportamento, orientado para metas do consumidor, por meio da proposição e da verificação da aplicabilidade da abordagem de Cadeias Meios-Fim (Means-End Chains ou MEC) para a análise da hierarquia de metas, inserindo no modelo um quarto nível de complexidade (metas "fazer"), bem como um desdobramento da Técnica de Padrão de Associação (Association Pattern Technique ou APT), ampliando sua capacidade de análise para cadeias mais complexas. O estudo foi realizado com consumidores de automóveis utilitários esportivos, e foi proposta uma tipologia, através da utilização do modelo de Classes Latentes, permitindo a classificação dos consumidores em dois grupos: o de "segurança e bem-estar", que prioriza valores relacionados à segurança em diversos aspectos da vida, e o de "individualidade e hedonismo", que busca valores relacionados ao prazer e está aberto a riscos. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482008000200006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482008000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1676-56482008000200006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
RAE eletrônica v.7 n.2 2008 reponame:RAE (Online) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
RAE (Online) |
collection |
RAE (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RAE (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
rae@fgv.br |
_version_ |
1754821104090742784 |