Percepção de crowding no varejo: uma investigação exploratória no mercado Brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão,Marcelo Moll
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Parente,Juracy, Oliveira,Beatriz Bastos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAE (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482010000200007
Resumo: Este estudo objetiva investigar, de forma exploratória, e por meio de entrevistas semiestruturadas, a percepção de crowding entre consumidores brasileiros, em "lojas de descontos", e como essa percepção afeta a satisfação e o comportamento de compra desses clientes. Parte dos resultados corrobora conclusões de estudos anteriores, porém a análise dos dados empíricos não apenas sugere a possibilidade da existência, no mercado brasileiro, de diferenças na forma de atuação de antecedentes como cultura, renda, formato de loja e motivação de compra (utilitária ou hedônica) na percepção de crowding, mas também mostra que esse conjunto de variáveis afeta indicadores de comportamento de compra como nível de desconforto, grau de satisfação e intenção de recompra. Os resultados obtidos poderão não só contribuir para o enriquecimento dos arcabouços teóricos ligados a esse tema, como identificar implicações gerenciais e práticas para os varejistas melhor lidarem com essa situação.
id FGV-11_9e8e58b39a7a2a68b43e535aa5e0dbc7
oai_identifier_str oai:scielo:S1676-56482010000200007
network_acronym_str FGV-11
network_name_str RAE (Online)
repository_id_str
spelling Percepção de crowding no varejo: uma investigação exploratória no mercado Brasileiropercepção de crowdingcomportamento de compraambiente de lojamarketing de varejolojas de descontosEste estudo objetiva investigar, de forma exploratória, e por meio de entrevistas semiestruturadas, a percepção de crowding entre consumidores brasileiros, em "lojas de descontos", e como essa percepção afeta a satisfação e o comportamento de compra desses clientes. Parte dos resultados corrobora conclusões de estudos anteriores, porém a análise dos dados empíricos não apenas sugere a possibilidade da existência, no mercado brasileiro, de diferenças na forma de atuação de antecedentes como cultura, renda, formato de loja e motivação de compra (utilitária ou hedônica) na percepção de crowding, mas também mostra que esse conjunto de variáveis afeta indicadores de comportamento de compra como nível de desconforto, grau de satisfação e intenção de recompra. Os resultados obtidos poderão não só contribuir para o enriquecimento dos arcabouços teóricos ligados a esse tema, como identificar implicações gerenciais e práticas para os varejistas melhor lidarem com essa situação.Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482010000200007RAE eletrônica v.9 n.2 2010reponame:RAE (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1676-56482010000200007info:eu-repo/semantics/openAccessBrandão,Marcelo MollParente,JuracyOliveira,Beatriz Bastospor2010-12-21T00:00:00Zoai:scielo:S1676-56482010000200007Revistahttps://www.scielo.br/j/rae/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br2178-938X0034-7591opendoar:2010-12-21T00:00RAE (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de crowding no varejo: uma investigação exploratória no mercado Brasileiro
title Percepção de crowding no varejo: uma investigação exploratória no mercado Brasileiro
spellingShingle Percepção de crowding no varejo: uma investigação exploratória no mercado Brasileiro
Brandão,Marcelo Moll
percepção de crowding
comportamento de compra
ambiente de loja
marketing de varejo
lojas de descontos
title_short Percepção de crowding no varejo: uma investigação exploratória no mercado Brasileiro
title_full Percepção de crowding no varejo: uma investigação exploratória no mercado Brasileiro
title_fullStr Percepção de crowding no varejo: uma investigação exploratória no mercado Brasileiro
title_full_unstemmed Percepção de crowding no varejo: uma investigação exploratória no mercado Brasileiro
title_sort Percepção de crowding no varejo: uma investigação exploratória no mercado Brasileiro
author Brandão,Marcelo Moll
author_facet Brandão,Marcelo Moll
Parente,Juracy
Oliveira,Beatriz Bastos
author_role author
author2 Parente,Juracy
Oliveira,Beatriz Bastos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão,Marcelo Moll
Parente,Juracy
Oliveira,Beatriz Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv percepção de crowding
comportamento de compra
ambiente de loja
marketing de varejo
lojas de descontos
topic percepção de crowding
comportamento de compra
ambiente de loja
marketing de varejo
lojas de descontos
description Este estudo objetiva investigar, de forma exploratória, e por meio de entrevistas semiestruturadas, a percepção de crowding entre consumidores brasileiros, em "lojas de descontos", e como essa percepção afeta a satisfação e o comportamento de compra desses clientes. Parte dos resultados corrobora conclusões de estudos anteriores, porém a análise dos dados empíricos não apenas sugere a possibilidade da existência, no mercado brasileiro, de diferenças na forma de atuação de antecedentes como cultura, renda, formato de loja e motivação de compra (utilitária ou hedônica) na percepção de crowding, mas também mostra que esse conjunto de variáveis afeta indicadores de comportamento de compra como nível de desconforto, grau de satisfação e intenção de recompra. Os resultados obtidos poderão não só contribuir para o enriquecimento dos arcabouços teóricos ligados a esse tema, como identificar implicações gerenciais e práticas para os varejistas melhor lidarem com essa situação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482010000200007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482010000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1676-56482010000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv RAE eletrônica v.9 n.2 2010
reponame:RAE (Online)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str RAE (Online)
collection RAE (Online)
repository.name.fl_str_mv RAE (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv rae@fgv.br
_version_ 1754821104163094528