Proposta de um modelo para a avaliação dos princípios de aprendizagem existentes em um hospital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RAE (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482009000200010 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma estrutura de avaliação da aprendizagem organizacional no ambiente hospitalar. Foram identificados quatro princípios de aprendizagem para a construção do modelo proposto, a saber: processos de aprendizagem, transformação, ação e, finalmente, criação e reflexão para aprendizagem. Para cada um desses princípios, foram desdobradas variáveis de análise. Além disso, buscou-se realizar um estudo prático da existência dos princípios de aprendizagem relacionados à estrutura proposta. Podem-se perceber no hospital estudado diferenças significativas no processo e nos mecanismos de aprendizagem quando são considerados o grupo assistencial e o grupo gerencial da instituição. A partir da estrutura proposta, evidencia-se a ocorrência de variáveis de aprendizagem relacionadas aos quatro princípios considerados, sem a prevalência de um deles. |
id |
FGV-11_f6299e89f633261c748d63db6ea1eeb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1676-56482009000200010 |
network_acronym_str |
FGV-11 |
network_name_str |
RAE (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta de um modelo para a avaliação dos princípios de aprendizagem existentes em um hospitalAprendizagem organizacionalorganizações de saúdeprocesso de aprendizagemhospitalgestão de saúdeO presente trabalho tem como objetivo apresentar uma estrutura de avaliação da aprendizagem organizacional no ambiente hospitalar. Foram identificados quatro princípios de aprendizagem para a construção do modelo proposto, a saber: processos de aprendizagem, transformação, ação e, finalmente, criação e reflexão para aprendizagem. Para cada um desses princípios, foram desdobradas variáveis de análise. Além disso, buscou-se realizar um estudo prático da existência dos princípios de aprendizagem relacionados à estrutura proposta. Podem-se perceber no hospital estudado diferenças significativas no processo e nos mecanismos de aprendizagem quando são considerados o grupo assistencial e o grupo gerencial da instituição. A partir da estrutura proposta, evidencia-se a ocorrência de variáveis de aprendizagem relacionadas aos quatro princípios considerados, sem a prevalência de um deles.Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482009000200010RAE eletrônica v.8 n.2 2009reponame:RAE (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1676-56482009000200010info:eu-repo/semantics/openAccessBorba,Gustavo Severo depor2010-06-24T00:00:00Zoai:scielo:S1676-56482009000200010Revistahttps://www.scielo.br/j/rae/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br2178-938X0034-7591opendoar:2010-06-24T00:00RAE (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de um modelo para a avaliação dos princípios de aprendizagem existentes em um hospital |
title |
Proposta de um modelo para a avaliação dos princípios de aprendizagem existentes em um hospital |
spellingShingle |
Proposta de um modelo para a avaliação dos princípios de aprendizagem existentes em um hospital Borba,Gustavo Severo de Aprendizagem organizacional organizações de saúde processo de aprendizagem hospital gestão de saúde |
title_short |
Proposta de um modelo para a avaliação dos princípios de aprendizagem existentes em um hospital |
title_full |
Proposta de um modelo para a avaliação dos princípios de aprendizagem existentes em um hospital |
title_fullStr |
Proposta de um modelo para a avaliação dos princípios de aprendizagem existentes em um hospital |
title_full_unstemmed |
Proposta de um modelo para a avaliação dos princípios de aprendizagem existentes em um hospital |
title_sort |
Proposta de um modelo para a avaliação dos princípios de aprendizagem existentes em um hospital |
author |
Borba,Gustavo Severo de |
author_facet |
Borba,Gustavo Severo de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borba,Gustavo Severo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem organizacional organizações de saúde processo de aprendizagem hospital gestão de saúde |
topic |
Aprendizagem organizacional organizações de saúde processo de aprendizagem hospital gestão de saúde |
description |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma estrutura de avaliação da aprendizagem organizacional no ambiente hospitalar. Foram identificados quatro princípios de aprendizagem para a construção do modelo proposto, a saber: processos de aprendizagem, transformação, ação e, finalmente, criação e reflexão para aprendizagem. Para cada um desses princípios, foram desdobradas variáveis de análise. Além disso, buscou-se realizar um estudo prático da existência dos princípios de aprendizagem relacionados à estrutura proposta. Podem-se perceber no hospital estudado diferenças significativas no processo e nos mecanismos de aprendizagem quando são considerados o grupo assistencial e o grupo gerencial da instituição. A partir da estrutura proposta, evidencia-se a ocorrência de variáveis de aprendizagem relacionadas aos quatro princípios considerados, sem a prevalência de um deles. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482009000200010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482009000200010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1676-56482009000200010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
RAE eletrônica v.8 n.2 2009 reponame:RAE (Online) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
RAE (Online) |
collection |
RAE (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RAE (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
rae@fgv.br |
_version_ |
1754821104115908608 |