Process analysis of an experiment in community building projects: to rethink the training administrator

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adélia Cristina Zimbrão da
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Peci, Alketa, Leal, Carlos Dias, Cadete, Fausta Prociosa M. da Silva, Orban, João Soares, Dutra, José Luís Abreu, Silva, Lessandra da, Barros, Marco Aurélio Nunes de, Calderon, Patrícia Asunción Loaija, Bicudo, Valéria Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração Pública
Texto Completo: https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/7631
Resumo: Programa de Estudos em Gestão Social (PEGS)A Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro verificou que as comunidades tinham dificuldade em elaborar propostas de melhoria na área social na forma de projetos, o que facilitaria a obtenção de recursos junto a instituições de financiamento. Assim, solicitou à coordenação do Programa de Estudos em Gestão Social (PEGS) que ministrasse um curso de capacitação em elaboração de projetos comunitários. Em vez de um curso tradicional, em sala de aula, optou-se pelo formato de um escritório-modelo, com espaço cedido pela Cáritas, na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, onde se realizariam os encontros. Essa experiência vem sendo reproduzida a cada ano com encontros semanais, com duas horas de duração, entre o grupo de alunos-monitores e os representantes das comunidades.
id FGV-4_5c69c9953dd40af47259fdf43c515b69
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/7631
network_acronym_str FGV-4
network_name_str Revista de Administração Pública
repository_id_str
spelling Process analysis of an experiment in community building projects: to rethink the training administratorProceso de análisis de un experimento en proyectos de construcción de la comunidad: repensar el administrador de formaciónAnálise do processo de uma experiência em construção de projetos comunitários: para repensar a formação do administradorPrograma de Estudos em Gestão Social (PEGS)A Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro verificou que as comunidades tinham dificuldade em elaborar propostas de melhoria na área social na forma de projetos, o que facilitaria a obtenção de recursos junto a instituições de financiamento. Assim, solicitou à coordenação do Programa de Estudos em Gestão Social (PEGS) que ministrasse um curso de capacitação em elaboração de projetos comunitários. Em vez de um curso tradicional, em sala de aula, optou-se pelo formato de um escritório-modelo, com espaço cedido pela Cáritas, na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, onde se realizariam os encontros. Essa experiência vem sendo reproduzida a cada ano com encontros semanais, com duas horas de duração, entre o grupo de alunos-monitores e os representantes das comunidades.Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE)1999-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/rap/article/view/7631Brazilian Journal of Public Administration; Vol. 33 No. 5 (1999); 155 a 169Revista de Administração Pública; Vol. 33 Núm. 5 (1999); 155 a 169Revista de Administração Pública; v. 33 n. 5 (1999); 155 a 1691982-31340034-7612reponame:Revista de Administração Públicainstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/rap/article/view/7631/6157Silva, Adélia Cristina Zimbrão daPeci, AlketaLeal, Carlos DiasCadete, Fausta Prociosa M. da SilvaOrban, João SoaresDutra, José Luís AbreuSilva, Lessandra daBarros, Marco Aurélio Nunes deCalderon, Patrícia Asunción LoaijaBicudo, Valéria Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-06T19:26:12Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/7631Revistahttps://ebape.fgv.br/publicacoes/rapONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rap@fgv.br1982-31340034-7612opendoar:2013-05-06T19:26:12Revista de Administração Pública - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Process analysis of an experiment in community building projects: to rethink the training administrator
Proceso de análisis de un experimento en proyectos de construcción de la comunidad: repensar el administrador de formación
Análise do processo de uma experiência em construção de projetos comunitários: para repensar a formação do administrador
title Process analysis of an experiment in community building projects: to rethink the training administrator
spellingShingle Process analysis of an experiment in community building projects: to rethink the training administrator
Silva, Adélia Cristina Zimbrão da
title_short Process analysis of an experiment in community building projects: to rethink the training administrator
title_full Process analysis of an experiment in community building projects: to rethink the training administrator
title_fullStr Process analysis of an experiment in community building projects: to rethink the training administrator
title_full_unstemmed Process analysis of an experiment in community building projects: to rethink the training administrator
title_sort Process analysis of an experiment in community building projects: to rethink the training administrator
author Silva, Adélia Cristina Zimbrão da
author_facet Silva, Adélia Cristina Zimbrão da
Peci, Alketa
Leal, Carlos Dias
Cadete, Fausta Prociosa M. da Silva
Orban, João Soares
Dutra, José Luís Abreu
Silva, Lessandra da
Barros, Marco Aurélio Nunes de
Calderon, Patrícia Asunción Loaija
Bicudo, Valéria Rosa
author_role author
author2 Peci, Alketa
Leal, Carlos Dias
Cadete, Fausta Prociosa M. da Silva
Orban, João Soares
Dutra, José Luís Abreu
Silva, Lessandra da
Barros, Marco Aurélio Nunes de
Calderon, Patrícia Asunción Loaija
Bicudo, Valéria Rosa
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adélia Cristina Zimbrão da
Peci, Alketa
Leal, Carlos Dias
Cadete, Fausta Prociosa M. da Silva
Orban, João Soares
Dutra, José Luís Abreu
Silva, Lessandra da
Barros, Marco Aurélio Nunes de
Calderon, Patrícia Asunción Loaija
Bicudo, Valéria Rosa
description Programa de Estudos em Gestão Social (PEGS)A Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro verificou que as comunidades tinham dificuldade em elaborar propostas de melhoria na área social na forma de projetos, o que facilitaria a obtenção de recursos junto a instituições de financiamento. Assim, solicitou à coordenação do Programa de Estudos em Gestão Social (PEGS) que ministrasse um curso de capacitação em elaboração de projetos comunitários. Em vez de um curso tradicional, em sala de aula, optou-se pelo formato de um escritório-modelo, com espaço cedido pela Cáritas, na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, onde se realizariam os encontros. Essa experiência vem sendo reproduzida a cada ano com encontros semanais, com duas horas de duração, entre o grupo de alunos-monitores e os representantes das comunidades.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/7631
url https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/7631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/7631/6157
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE)
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE)
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Public Administration; Vol. 33 No. 5 (1999); 155 a 169
Revista de Administração Pública; Vol. 33 Núm. 5 (1999); 155 a 169
Revista de Administração Pública; v. 33 n. 5 (1999); 155 a 169
1982-3134
0034-7612
reponame:Revista de Administração Pública
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Revista de Administração Pública
collection Revista de Administração Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração Pública - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv ||rap@fgv.br
_version_ 1798943767067099136