Leite é tudo igual? Estratégias de uma cooperativa na busca por vantagem competitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Guilherme André
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barreto, Lucas Silva, Soares, Danilo Moreira, Freitas, Vérica, Paula, Veronica Angélica Freitas de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GVcasos
Texto Completo: https://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/80806
Resumo: Este caso contempla o contexto de uma cooperativa do interior de Minas Gerais que optou por investir em estratégias de diferenciação no seu portfólio a fim de alcançar real vantagem competitiva no mercado lácteo, que, assim como o de commodities, de modo geral, é nivelado principalmente pelo preço. A organização em estudo conseguiu alcançar destaque inicialmente por meio da reestruturação de seus processos internos, do relacionamento com os consumidores e pela readequação de sua embalagem. O objetivo deste caso para ensino é discutir sobre estratégias de diferenciação e como o posicionamento pode se tornar uma fonte sustentável de vantagem competitiva.
id FGV-5_550b4db4318535d66d545ddb41f00327
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/80806
network_acronym_str FGV-5
network_name_str GVcasos
repository_id_str
spelling Leite é tudo igual? Estratégias de uma cooperativa na busca por vantagem competitivaVantagem competitivaDiferenciaçãoLeiteEmbalagensCompetitive advantageDifferentiationCommoditiesMilkPackagingEste caso contempla o contexto de uma cooperativa do interior de Minas Gerais que optou por investir em estratégias de diferenciação no seu portfólio a fim de alcançar real vantagem competitiva no mercado lácteo, que, assim como o de commodities, de modo geral, é nivelado principalmente pelo preço. A organização em estudo conseguiu alcançar destaque inicialmente por meio da reestruturação de seus processos internos, do relacionamento com os consumidores e pela readequação de sua embalagem. O objetivo deste caso para ensino é discutir sobre estratégias de diferenciação e como o posicionamento pode se tornar uma fonte sustentável de vantagem competitiva.FGV EAESP2020-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/8080610.12660/gvcasosv10n2c8GVcasos; Vol. 10, No 2: julho-dezembro 2020; c8Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração; Vol. 10, No 2: julho-dezembro 2020; c82179-135Xreponame:GVcasosinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/80806/78055Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administraçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBraga, Guilherme AndréBarreto, Lucas SilvaSoares, Danilo MoreiraFreitas, VéricaPaula, Veronica Angélica Freitas de2023-09-01T17:28:37Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/80806Revistahttp://www.fgv.br/gvcasosPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/gvcasos/oai||GVcasos.redacao@fgv.br2179-135X2179-135Xopendoar:2023-09-01T17:28:37GVcasos - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Leite é tudo igual? Estratégias de uma cooperativa na busca por vantagem competitiva
title Leite é tudo igual? Estratégias de uma cooperativa na busca por vantagem competitiva
spellingShingle Leite é tudo igual? Estratégias de uma cooperativa na busca por vantagem competitiva
Braga, Guilherme André
Vantagem competitiva
Diferenciação
Leite
Embalagens
Competitive advantage
Differentiation
Commodities
Milk
Packaging
title_short Leite é tudo igual? Estratégias de uma cooperativa na busca por vantagem competitiva
title_full Leite é tudo igual? Estratégias de uma cooperativa na busca por vantagem competitiva
title_fullStr Leite é tudo igual? Estratégias de uma cooperativa na busca por vantagem competitiva
title_full_unstemmed Leite é tudo igual? Estratégias de uma cooperativa na busca por vantagem competitiva
title_sort Leite é tudo igual? Estratégias de uma cooperativa na busca por vantagem competitiva
author Braga, Guilherme André
author_facet Braga, Guilherme André
Barreto, Lucas Silva
Soares, Danilo Moreira
Freitas, Vérica
Paula, Veronica Angélica Freitas de
author_role author
author2 Barreto, Lucas Silva
Soares, Danilo Moreira
Freitas, Vérica
Paula, Veronica Angélica Freitas de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Guilherme André
Barreto, Lucas Silva
Soares, Danilo Moreira
Freitas, Vérica
Paula, Veronica Angélica Freitas de
dc.subject.por.fl_str_mv Vantagem competitiva
Diferenciação
Leite
Embalagens
Competitive advantage
Differentiation
Commodities
Milk
Packaging
topic Vantagem competitiva
Diferenciação
Leite
Embalagens
Competitive advantage
Differentiation
Commodities
Milk
Packaging
description Este caso contempla o contexto de uma cooperativa do interior de Minas Gerais que optou por investir em estratégias de diferenciação no seu portfólio a fim de alcançar real vantagem competitiva no mercado lácteo, que, assim como o de commodities, de modo geral, é nivelado principalmente pelo preço. A organização em estudo conseguiu alcançar destaque inicialmente por meio da reestruturação de seus processos internos, do relacionamento com os consumidores e pela readequação de sua embalagem. O objetivo deste caso para ensino é discutir sobre estratégias de diferenciação e como o posicionamento pode se tornar uma fonte sustentável de vantagem competitiva.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/80806
10.12660/gvcasosv10n2c8
url https://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/80806
identifier_str_mv 10.12660/gvcasosv10n2c8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/80806/78055
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FGV EAESP
publisher.none.fl_str_mv FGV EAESP
dc.source.none.fl_str_mv GVcasos; Vol. 10, No 2: julho-dezembro 2020; c8
Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração; Vol. 10, No 2: julho-dezembro 2020; c8
2179-135X
reponame:GVcasos
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str GVcasos
collection GVcasos
repository.name.fl_str_mv GVcasos - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv ||GVcasos.redacao@fgv.br
_version_ 1798943814949273600