Da concepção à prática: a integração de três metodologias ativas de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Campos Junior, Henrique
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Zanin Bagatini, Francine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GVcasos
Texto Completo: https://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/88512
Resumo: Objetivo: Detalhar uma prática inovadora de ensino baseada na integração de três metodologias ativas: microlearning, aprendizagem colaborativa e aprendizagem baseada em projetos.Escopo: O artigo relata o processo de implementação da tríade de metodologias ativas em um conjunto dedisciplinas de Marketing.Originalidade: Não foram identificados estudos que explorem a sinergia e benefícios da aplicação integradadessas três metodologias.Relevância: O artigo oferece um guia de aplicação para os docentes, com potencial de impacto no interesse, noengajamento e no aprendizado dos estudantes.
id FGV-5_f94bfc38877633d5694d6c254a14806e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/88512
network_acronym_str FGV-5
network_name_str GVcasos
repository_id_str
spelling Da concepção à prática: a integração de três metodologias ativas de ensinoAprendizagem colaborativaAprendizagem baseada em projetosMetodologias ativasMicrolearningSala de aula invertidaCollaborative learningProject-based learningActive methodologiesFlipped classroomObjetivo: Detalhar uma prática inovadora de ensino baseada na integração de três metodologias ativas: microlearning, aprendizagem colaborativa e aprendizagem baseada em projetos.Escopo: O artigo relata o processo de implementação da tríade de metodologias ativas em um conjunto dedisciplinas de Marketing.Originalidade: Não foram identificados estudos que explorem a sinergia e benefícios da aplicação integradadessas três metodologias.Relevância: O artigo oferece um guia de aplicação para os docentes, com potencial de impacto no interesse, noengajamento e no aprendizado dos estudantes.FGV EAESP2023-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/8851210.12660/gvcasosv13nespeciala3GVcasos; Vol. 13, No Especial - Práticas Inovadoras no Ensino em Gestão; a3Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração; Vol. 13, No Especial - Práticas Inovadoras no Ensino em Gestão; a32179-135Xreponame:GVcasosinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/88512/83694https://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/88512/85577Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administraçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Campos Junior, HenriqueZanin Bagatini, Francine2024-04-17T17:29:52Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/88512Revistahttp://www.fgv.br/gvcasosPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/gvcasos/oai||GVcasos.redacao@fgv.br2179-135X2179-135Xopendoar:2024-04-17T17:29:52GVcasos - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Da concepção à prática: a integração de três metodologias ativas de ensino
title Da concepção à prática: a integração de três metodologias ativas de ensino
spellingShingle Da concepção à prática: a integração de três metodologias ativas de ensino
de Campos Junior, Henrique
Aprendizagem colaborativa
Aprendizagem baseada em projetos
Metodologias ativas
Microlearning
Sala de aula invertida
Collaborative learning
Project-based learning
Active methodologies
Flipped classroom
title_short Da concepção à prática: a integração de três metodologias ativas de ensino
title_full Da concepção à prática: a integração de três metodologias ativas de ensino
title_fullStr Da concepção à prática: a integração de três metodologias ativas de ensino
title_full_unstemmed Da concepção à prática: a integração de três metodologias ativas de ensino
title_sort Da concepção à prática: a integração de três metodologias ativas de ensino
author de Campos Junior, Henrique
author_facet de Campos Junior, Henrique
Zanin Bagatini, Francine
author_role author
author2 Zanin Bagatini, Francine
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Campos Junior, Henrique
Zanin Bagatini, Francine
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem colaborativa
Aprendizagem baseada em projetos
Metodologias ativas
Microlearning
Sala de aula invertida
Collaborative learning
Project-based learning
Active methodologies
Flipped classroom
topic Aprendizagem colaborativa
Aprendizagem baseada em projetos
Metodologias ativas
Microlearning
Sala de aula invertida
Collaborative learning
Project-based learning
Active methodologies
Flipped classroom
description Objetivo: Detalhar uma prática inovadora de ensino baseada na integração de três metodologias ativas: microlearning, aprendizagem colaborativa e aprendizagem baseada em projetos.Escopo: O artigo relata o processo de implementação da tríade de metodologias ativas em um conjunto dedisciplinas de Marketing.Originalidade: Não foram identificados estudos que explorem a sinergia e benefícios da aplicação integradadessas três metodologias.Relevância: O artigo oferece um guia de aplicação para os docentes, com potencial de impacto no interesse, noengajamento e no aprendizado dos estudantes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/88512
10.12660/gvcasosv13nespeciala3
url https://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/88512
identifier_str_mv 10.12660/gvcasosv13nespeciala3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/88512/83694
https://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/88512/85577
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv FGV EAESP
publisher.none.fl_str_mv FGV EAESP
dc.source.none.fl_str_mv GVcasos; Vol. 13, No Especial - Práticas Inovadoras no Ensino em Gestão; a3
Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração; Vol. 13, No Especial - Práticas Inovadoras no Ensino em Gestão; a3
2179-135X
reponame:GVcasos
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str GVcasos
collection GVcasos
repository.name.fl_str_mv GVcasos - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv ||GVcasos.redacao@fgv.br
_version_ 1798943815394918400