A educação permanente em saúde como estratégia de formação de gestores municipais: o Fórum de Educação Permanente de Bragança Paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sato, Wanda Nascimento dos Santos
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Cecílio, Luiz Carlos de Oliveira, Andreazza, Rosemarie
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Gestão Pública e Cidadania (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/44200
Resumo: Com o objetivo de avaliar a contribuição da educação permanente na formação dos gestores de saúde de uma região do Estado de São Paulo, realizou-se um estudo de caso do Fórum de Educação Permanente para Gestores Municipais de Saúde. A observação participante dos pesquisadores apontou três dimensões de resultados: a primeira, de autoanálise dos gestores, ao aumentar a refl exão sobre o “fazer gestão” de forma compartilhada; a segunda, de caráter pedagógico, aumentando a “caixa de ferramentas” compostas por saberes operatórios para a gestão; e a terceira, política, ao melhorar a compreensão do SUS como política no quadro mais amplo do papel do Estado. A melhor articulação dos gestores municipais, aumentando sua capacidade de mobilização junto ao gestor estadual, foi um resultado positivo. A rotatividade dos gestores, as interferências políticas locais e a baixa capacidade de respostas do órgão regional da Secretaria de Estado da Saúde foram dificultadores ao sucesso da experiência.
id FGV-6_1adbe44a6bb144a9e7c4f27247372c85
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/44200
network_acronym_str FGV-6
network_name_str Cadernos Gestão Pública e Cidadania (Online)
repository_id_str
spelling A educação permanente em saúde como estratégia de formação de gestores municipais: o Fórum de Educação Permanente de Bragança PaulistaCom o objetivo de avaliar a contribuição da educação permanente na formação dos gestores de saúde de uma região do Estado de São Paulo, realizou-se um estudo de caso do Fórum de Educação Permanente para Gestores Municipais de Saúde. A observação participante dos pesquisadores apontou três dimensões de resultados: a primeira, de autoanálise dos gestores, ao aumentar a refl exão sobre o “fazer gestão” de forma compartilhada; a segunda, de caráter pedagógico, aumentando a “caixa de ferramentas” compostas por saberes operatórios para a gestão; e a terceira, política, ao melhorar a compreensão do SUS como política no quadro mais amplo do papel do Estado. A melhor articulação dos gestores municipais, aumentando sua capacidade de mobilização junto ao gestor estadual, foi um resultado positivo. A rotatividade dos gestores, as interferências políticas locais e a baixa capacidade de respostas do órgão regional da Secretaria de Estado da Saúde foram dificultadores ao sucesso da experiência.FGV EAESP Pesquisa e Publicações2009-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/4420010.12660/cgpc.v14n55.44200Cadernos Gestão Pública e Cidadania; Vol. 14 No. 55 (2009): julho-dezembroCadernos Gestão Pública e Cidadania; Vol. 14 Núm. 55 (2009): julho-dezembroCadernos Gestão Pública e Cidadania; v. 14 n. 55 (2009): julho-dezembro2236-57101806-2261reponame:Cadernos Gestão Pública e Cidadania (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/44200/43074Copyright (c) 2015 Cadernos Gestão Pública e Cidadaniainfo:eu-repo/semantics/openAccessSato, Wanda Nascimento dos SantosCecílio, Luiz Carlos de OliveiraAndreazza, Rosemarie2016-08-17T13:07:02Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/44200Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cgpc/indexPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cgpc/oaicadernosgpc-edicao@fgv.br||cadernosgpc-edicao@fgv.br2236-57101806-2261opendoar:2016-08-17T13:07:02Cadernos Gestão Pública e Cidadania (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação permanente em saúde como estratégia de formação de gestores municipais: o Fórum de Educação Permanente de Bragança Paulista
title A educação permanente em saúde como estratégia de formação de gestores municipais: o Fórum de Educação Permanente de Bragança Paulista
spellingShingle A educação permanente em saúde como estratégia de formação de gestores municipais: o Fórum de Educação Permanente de Bragança Paulista
Sato, Wanda Nascimento dos Santos
title_short A educação permanente em saúde como estratégia de formação de gestores municipais: o Fórum de Educação Permanente de Bragança Paulista
title_full A educação permanente em saúde como estratégia de formação de gestores municipais: o Fórum de Educação Permanente de Bragança Paulista
title_fullStr A educação permanente em saúde como estratégia de formação de gestores municipais: o Fórum de Educação Permanente de Bragança Paulista
title_full_unstemmed A educação permanente em saúde como estratégia de formação de gestores municipais: o Fórum de Educação Permanente de Bragança Paulista
title_sort A educação permanente em saúde como estratégia de formação de gestores municipais: o Fórum de Educação Permanente de Bragança Paulista
author Sato, Wanda Nascimento dos Santos
author_facet Sato, Wanda Nascimento dos Santos
Cecílio, Luiz Carlos de Oliveira
Andreazza, Rosemarie
author_role author
author2 Cecílio, Luiz Carlos de Oliveira
Andreazza, Rosemarie
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sato, Wanda Nascimento dos Santos
Cecílio, Luiz Carlos de Oliveira
Andreazza, Rosemarie
description Com o objetivo de avaliar a contribuição da educação permanente na formação dos gestores de saúde de uma região do Estado de São Paulo, realizou-se um estudo de caso do Fórum de Educação Permanente para Gestores Municipais de Saúde. A observação participante dos pesquisadores apontou três dimensões de resultados: a primeira, de autoanálise dos gestores, ao aumentar a refl exão sobre o “fazer gestão” de forma compartilhada; a segunda, de caráter pedagógico, aumentando a “caixa de ferramentas” compostas por saberes operatórios para a gestão; e a terceira, política, ao melhorar a compreensão do SUS como política no quadro mais amplo do papel do Estado. A melhor articulação dos gestores municipais, aumentando sua capacidade de mobilização junto ao gestor estadual, foi um resultado positivo. A rotatividade dos gestores, as interferências políticas locais e a baixa capacidade de respostas do órgão regional da Secretaria de Estado da Saúde foram dificultadores ao sucesso da experiência.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/44200
10.12660/cgpc.v14n55.44200
url https://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/44200
identifier_str_mv 10.12660/cgpc.v14n55.44200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/44200/43074
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos Gestão Pública e Cidadania
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos Gestão Pública e Cidadania
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FGV EAESP Pesquisa e Publicações
publisher.none.fl_str_mv FGV EAESP Pesquisa e Publicações
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Gestão Pública e Cidadania; Vol. 14 No. 55 (2009): julho-dezembro
Cadernos Gestão Pública e Cidadania; Vol. 14 Núm. 55 (2009): julho-dezembro
Cadernos Gestão Pública e Cidadania; v. 14 n. 55 (2009): julho-dezembro
2236-5710
1806-2261
reponame:Cadernos Gestão Pública e Cidadania (Online)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos Gestão Pública e Cidadania (Online)
collection Cadernos Gestão Pública e Cidadania (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Gestão Pública e Cidadania (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosgpc-edicao@fgv.br||cadernosgpc-edicao@fgv.br
_version_ 1798943793868701696