Efeito da orientação para o mercado sobre a lucratividade da empresa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Narver, John C.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Slater, Stanley F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração de Empresas
Texto Completo: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37119
Resumo: Marketing academicians and practitioners have been observing for more than three decades that business performance is affected by market orientation, yet to date there has been no valid measure of a market orientation and hence no systematic analysis of its effect on a business's performance. The authors report the development of a valid measure of market orientation and analyze its effect on a business's profitability. Using a sample of 140 business units consisting of commodity products businesses and noncommodity businesses, they find a substantial positive effect of a market orientation on the profitability of both types of businesses.
id FGV-7_06b2e14614445a514f06bd2210d96815
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/37119
network_acronym_str FGV-7
network_name_str Revista de Administração de Empresas
repository_id_str
spelling Efeito da orientação para o mercado sobre a lucratividade da empresaEfeito da orientação para o mercado sobre a lucratividade da empresaMarket orientationbusiness performancemeasuremarketingprofitabilityOrientação para o mercadodesempenho empresarialmediçãomarketinglucratividadeMarketing academicians and practitioners have been observing for more than three decades that business performance is affected by market orientation, yet to date there has been no valid measure of a market orientation and hence no systematic analysis of its effect on a business's performance. The authors report the development of a valid measure of market orientation and analyze its effect on a business's profitability. Using a sample of 140 business units consisting of commodity products businesses and noncommodity businesses, they find a substantial positive effect of a market orientation on the profitability of both types of businesses.Acadêmicos e profissionais de marketing vêm observando, há mais de três décadas, que o desempenho empresarial é afetado pela orientação para o mercado, mas até hoje não há uma medida válida da orientação para o mercado nem análise sistemática de seu efeito sobre o desempenho das empresas. Os autores relatam o desenvolvimento de uma medida válida de orientação para o mercado e analisam seu efeito sobre a lucratividade de uma empresa. Usando uma amostra de 140 unidades de negócio composta de empresas de commodities e de não commodities, eles identificam o substancial efeito positivo da orientação para o mercado sobre a lucratividade dos dois tipos de empresa.RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de EmpresasRAE-Revista de Administração de Empresas2006-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37119RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 46 No. 2 (2006): abril-junho; 61-81RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 46 Núm. 2 (2006): abril-junho; 61-81RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 46 n. 2 (2006): abril-junho; 61-812178-938X0034-7590reponame:Revista de Administração de Empresasinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37119/35888Narver, John C.Slater, Stanley F.info:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-17T18:43:54Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/37119Revistahttps://rae.fgv.br/raeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br2178-938X0034-7590opendoar:2024-03-06T13:03:05.061104Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)true
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da orientação para o mercado sobre a lucratividade da empresa
Efeito da orientação para o mercado sobre a lucratividade da empresa
title Efeito da orientação para o mercado sobre a lucratividade da empresa
spellingShingle Efeito da orientação para o mercado sobre a lucratividade da empresa
Narver, John C.
Market orientation
business performance
measure
marketing
profitability
Orientação para o mercado
desempenho empresarial
medição
marketing
lucratividade
title_short Efeito da orientação para o mercado sobre a lucratividade da empresa
title_full Efeito da orientação para o mercado sobre a lucratividade da empresa
title_fullStr Efeito da orientação para o mercado sobre a lucratividade da empresa
title_full_unstemmed Efeito da orientação para o mercado sobre a lucratividade da empresa
title_sort Efeito da orientação para o mercado sobre a lucratividade da empresa
author Narver, John C.
author_facet Narver, John C.
Slater, Stanley F.
author_role author
author2 Slater, Stanley F.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Narver, John C.
Slater, Stanley F.
dc.subject.por.fl_str_mv Market orientation
business performance
measure
marketing
profitability
Orientação para o mercado
desempenho empresarial
medição
marketing
lucratividade
topic Market orientation
business performance
measure
marketing
profitability
Orientação para o mercado
desempenho empresarial
medição
marketing
lucratividade
description Marketing academicians and practitioners have been observing for more than three decades that business performance is affected by market orientation, yet to date there has been no valid measure of a market orientation and hence no systematic analysis of its effect on a business's performance. The authors report the development of a valid measure of market orientation and analyze its effect on a business's profitability. Using a sample of 140 business units consisting of commodity products businesses and noncommodity businesses, they find a substantial positive effect of a market orientation on the profitability of both types of businesses.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37119
url https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37119/35888
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas
RAE - Revista de Administração de Empresas
RAE-Revista de Administração de Empresas
publisher.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas
RAE - Revista de Administração de Empresas
RAE-Revista de Administração de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 46 No. 2 (2006): abril-junho; 61-81
RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 46 Núm. 2 (2006): abril-junho; 61-81
RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 46 n. 2 (2006): abril-junho; 61-81
2178-938X
0034-7590
reponame:Revista de Administração de Empresas
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Revista de Administração de Empresas
collection Revista de Administração de Empresas
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv rae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br
_version_ 1798943135148015616