Indústrias criativas: definição, limites e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bendassolli, Pedro F.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Wood Júnior, Thomaz, Kirschbaum, Charles, Cunha, Miguel Pina e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração de Empresas
Texto Completo: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/36013
Resumo: O termo “indústrias criativas” surgiu nos anos 1990, para designar setores nos quais a criatividade é uma dimensão essencial do negócio. As indústrias criativas compreendem, entre outras, as atividades relacionadas ao cinema, ao teatro, à música e às artes plásticas. Neste artigo introdutório, mostramos o surgimento do termo no âmbito de políticas públicas de desenvolvimento econômico, analisamos a literatura científi ca sobre as indústrias criativas e procuramos sistematizar as diferentes defi nições do termo, diferenciando-o de conceitos similares, em especial do conceito de indústrias culturais. Advogamos que o fenômeno pode constituir um campo fecundo de investigações para pesquisadores de Estudos Organizacionais e apontamos trilhas de investigação a serem exploradas.
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