Em busca de uma agenda brasileira de pesquisa em estratégia de marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Alexandre
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração de Empresas
Texto Completo: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/37239
Resumo: There are two historical issues in marketing that have not been sorted out: the power of marketing in the strategies of big companies, and the relevance of the discipline. These issues became more important in the globalization era because of the enhancement of asymmetries within the market and the academy. The article shows that the low power of marketing within the big company was a central topic for research in the domain of marketing strategy and that the concept of market orientation weakened the interest on this domain as from the early 1990s. The author argues that in order to overcome this problem it is necessary not just going against the dominant academy, but also understanding sociohistorical interests and mechanisms that shape the area in the U.S. In the end the article provides suggestions for the development of a Brazilian research agenda on marketing strategy.
id FGV-7_adb0a0e67f26e10ce5a4f2af0ffcd75e
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.fgv.br:article/37239
network_acronym_str FGV-7
network_name_str Revista de Administração de Empresas
repository_id_str
spelling Em busca de uma agenda brasileira de pesquisa em estratégia de marketingEm busca de uma agenda brasileira de pesquisa em estratégia de marketingMarketing strategymarket orientationmarketing historysociology of knowledgecritical management studiesEstratégia de marketingorientação para o mercadohistória do marketingsociologia do conhecimentoestudos críticos em gestãoThere are two historical issues in marketing that have not been sorted out: the power of marketing in the strategies of big companies, and the relevance of the discipline. These issues became more important in the globalization era because of the enhancement of asymmetries within the market and the academy. The article shows that the low power of marketing within the big company was a central topic for research in the domain of marketing strategy and that the concept of market orientation weakened the interest on this domain as from the early 1990s. The author argues that in order to overcome this problem it is necessary not just going against the dominant academy, but also understanding sociohistorical interests and mechanisms that shape the area in the U.S. In the end the article provides suggestions for the development of a Brazilian research agenda on marketing strategy.Há duas questões históricas no Marketing ainda não resolvidas: o seu poder nas estratégias das grandes empresas e a relevância da disciplina. Essas questões ganharam destaque no contexto da globalização, especialmente em países tidos como menos desenvolvidos, devido à ampliação de assimetrias no mercado e na academia. O artigo sugere que o poder reduzido do marketing na grande empresa era questão central em pesquisa no âmbito de estratégia de marketing nos anos 1980 e que o conceito de orientação para o mercado enfraqueceu o interesse por esse âmbito a partir dos anos 1990. O autor argumenta que a superação desse problema requer não somente a aversão à academia dominante, mas também a compreensão de interesses e mecanismos sócio-históricos que moldam a área nos Estados Unidos. Ao fi nal, discute-se por que desenvolver uma agenda brasileira de pesquisa em estratégia de marketing e sugere-se um guia para a constituição dessa agenda.RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de EmpresasRAE-Revista de Administração de Empresas2006-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/37239RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 46 No. 4 (2006): outubro-dezembro; 13-24RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 46 Núm. 4 (2006): outubro-dezembro; 13-24RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 46 n. 4 (2006): outubro-dezembro; 13-242178-938X0034-7590reponame:Revista de Administração de Empresasinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/37239/36003Faria, Alexandreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-17T18:43:26Zoai:bibliotecadigital.fgv.br:article/37239Revistahttps://rae.fgv.br/raeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br2178-938X0034-7590opendoar:2016-08-17T18:43:26Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Em busca de uma agenda brasileira de pesquisa em estratégia de marketing
Em busca de uma agenda brasileira de pesquisa em estratégia de marketing
title Em busca de uma agenda brasileira de pesquisa em estratégia de marketing
spellingShingle Em busca de uma agenda brasileira de pesquisa em estratégia de marketing
Faria, Alexandre
Marketing strategy
market orientation
marketing history
sociology of knowledge
critical management studies
Estratégia de marketing
orientação para o mercado
história do marketing
sociologia do conhecimento
estudos críticos em gestão
title_short Em busca de uma agenda brasileira de pesquisa em estratégia de marketing
title_full Em busca de uma agenda brasileira de pesquisa em estratégia de marketing
title_fullStr Em busca de uma agenda brasileira de pesquisa em estratégia de marketing
title_full_unstemmed Em busca de uma agenda brasileira de pesquisa em estratégia de marketing
title_sort Em busca de uma agenda brasileira de pesquisa em estratégia de marketing
author Faria, Alexandre
author_facet Faria, Alexandre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing strategy
market orientation
marketing history
sociology of knowledge
critical management studies
Estratégia de marketing
orientação para o mercado
história do marketing
sociologia do conhecimento
estudos críticos em gestão
topic Marketing strategy
market orientation
marketing history
sociology of knowledge
critical management studies
Estratégia de marketing
orientação para o mercado
história do marketing
sociologia do conhecimento
estudos críticos em gestão
description There are two historical issues in marketing that have not been sorted out: the power of marketing in the strategies of big companies, and the relevance of the discipline. These issues became more important in the globalization era because of the enhancement of asymmetries within the market and the academy. The article shows that the low power of marketing within the big company was a central topic for research in the domain of marketing strategy and that the concept of market orientation weakened the interest on this domain as from the early 1990s. The author argues that in order to overcome this problem it is necessary not just going against the dominant academy, but also understanding sociohistorical interests and mechanisms that shape the area in the U.S. In the end the article provides suggestions for the development of a Brazilian research agenda on marketing strategy.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/37239
url https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/37239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/37239/36003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas
RAE - Revista de Administração de Empresas
RAE-Revista de Administração de Empresas
publisher.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas
RAE - Revista de Administração de Empresas
RAE-Revista de Administração de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 46 No. 4 (2006): outubro-dezembro; 13-24
RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 46 Núm. 4 (2006): outubro-dezembro; 13-24
RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 46 n. 4 (2006): outubro-dezembro; 13-24
2178-938X
0034-7590
reponame:Revista de Administração de Empresas
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Revista de Administração de Empresas
collection Revista de Administração de Empresas
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv rae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br
_version_ 1766160820231733248