Aprendizagem contestada em ambiente de mudança radical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Suzana Braga
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Child, John, Luz, Talita Ribeiro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração de Empresas
Texto Completo: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/37318
Resumo: This paper offers an analysis of learning in organizations in conditions of radical change, in which organization restructuring was motivated by a change in ideology and ownership. It is argued that in these conditions learning does not necessarily represent an improvement to the collective as a whole. The empirical source for this paper is a case study of Telemig, a major Brazilian telecommunications company. The research employed the multiple methods and sources. This approach permitted an investigation of the content and process of learning, and its agents over time. The present study elaborates and illustrates the concept of ‘contested learning’. It concludes that this concept needs to be incorporated into the theory of learning in organizations.
id FGV-7_c627a99d7ceedfb5259ba69d7f090e2f
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.fgv.br:article/37318
network_acronym_str FGV-7
network_name_str Revista de Administração de Empresas
repository_id_str
spelling Aprendizagem contestada em ambiente de mudança radicalAprendizagem contestada em ambiente de mudança radicalLearning in organizationscontested learningradical changeAprendizagem nas organizaçõesaprendizagem contestadamudança radicalThis paper offers an analysis of learning in organizations in conditions of radical change, in which organization restructuring was motivated by a change in ideology and ownership. It is argued that in these conditions learning does not necessarily represent an improvement to the collective as a whole. The empirical source for this paper is a case study of Telemig, a major Brazilian telecommunications company. The research employed the multiple methods and sources. This approach permitted an investigation of the content and process of learning, and its agents over time. The present study elaborates and illustrates the concept of ‘contested learning’. It concludes that this concept needs to be incorporated into the theory of learning in organizations.Este artigo oferece uma análise da aprendizagem nas organizações em condições de mudança radical, em que a reestruturação da organização foi motivada por uma mudança na ideologia e na propriedade. Discute-se que, nessas circunstâncias, a aprendizagem não representa necessariamente uma melhoria para o coletivo como um todo. A fonte empírica para este artigo é um estudo de caso da Telemig, uma das principais companhias brasileiras de telecomunicações. A pesquisa empregou múltiplos métodos e fontes permitindo uma investigação do conteúdo e do processo de aprendizagem, e de seus agentes ao longo do tempo. O estudo elabora e ilustra o conceito de “aprendizagem contestada”, concluindo que este necessita ser incorporado à teoria da aprendizagem nas organizações.RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de EmpresasRAE-Revista de Administração de Empresas2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/37318RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 44 No. 1 (2004): janeiro-março; 27-43RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 44 Núm. 1 (2004): janeiro-março; 27-43RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 44 n. 1 (2004): janeiro-março; 27-432178-938X0034-7590reponame:Revista de Administração de Empresasinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/37318/36082Rodrigues, Suzana BragaChild, JohnLuz, Talita Ribeiro dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-17T18:46:39Zoai:bibliotecadigital.fgv.br:article/37318Revistahttps://rae.fgv.br/raeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br2178-938X0034-7590opendoar:2016-08-17T18:46:39Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem contestada em ambiente de mudança radical
Aprendizagem contestada em ambiente de mudança radical
title Aprendizagem contestada em ambiente de mudança radical
spellingShingle Aprendizagem contestada em ambiente de mudança radical
Rodrigues, Suzana Braga
Learning in organizations
contested learning
radical change
Aprendizagem nas organizações
aprendizagem contestada
mudança radical
title_short Aprendizagem contestada em ambiente de mudança radical
title_full Aprendizagem contestada em ambiente de mudança radical
title_fullStr Aprendizagem contestada em ambiente de mudança radical
title_full_unstemmed Aprendizagem contestada em ambiente de mudança radical
title_sort Aprendizagem contestada em ambiente de mudança radical
author Rodrigues, Suzana Braga
author_facet Rodrigues, Suzana Braga
Child, John
Luz, Talita Ribeiro da
author_role author
author2 Child, John
Luz, Talita Ribeiro da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Suzana Braga
Child, John
Luz, Talita Ribeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Learning in organizations
contested learning
radical change
Aprendizagem nas organizações
aprendizagem contestada
mudança radical
topic Learning in organizations
contested learning
radical change
Aprendizagem nas organizações
aprendizagem contestada
mudança radical
description This paper offers an analysis of learning in organizations in conditions of radical change, in which organization restructuring was motivated by a change in ideology and ownership. It is argued that in these conditions learning does not necessarily represent an improvement to the collective as a whole. The empirical source for this paper is a case study of Telemig, a major Brazilian telecommunications company. The research employed the multiple methods and sources. This approach permitted an investigation of the content and process of learning, and its agents over time. The present study elaborates and illustrates the concept of ‘contested learning’. It concludes that this concept needs to be incorporated into the theory of learning in organizations.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/37318
url https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/37318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/37318/36082
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas
RAE - Revista de Administração de Empresas
RAE-Revista de Administração de Empresas
publisher.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas
RAE - Revista de Administração de Empresas
RAE-Revista de Administração de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 44 No. 1 (2004): janeiro-março; 27-43
RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 44 Núm. 1 (2004): janeiro-março; 27-43
RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 44 n. 1 (2004): janeiro-março; 27-43
2178-938X
0034-7590
reponame:Revista de Administração de Empresas
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Revista de Administração de Empresas
collection Revista de Administração de Empresas
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv rae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br
_version_ 1766160820540014592