Aprendizagem contestada em ambiente de mudança radical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração de Empresas |
Texto Completo: | https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/37318 |
Resumo: | This paper offers an analysis of learning in organizations in conditions of radical change, in which organization restructuring was motivated by a change in ideology and ownership. It is argued that in these conditions learning does not necessarily represent an improvement to the collective as a whole. The empirical source for this paper is a case study of Telemig, a major Brazilian telecommunications company. The research employed the multiple methods and sources. This approach permitted an investigation of the content and process of learning, and its agents over time. The present study elaborates and illustrates the concept of ‘contested learning’. It concludes that this concept needs to be incorporated into the theory of learning in organizations. |
id |
FGV-7_c627a99d7ceedfb5259ba69d7f090e2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.fgv.br:article/37318 |
network_acronym_str |
FGV-7 |
network_name_str |
Revista de Administração de Empresas |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem contestada em ambiente de mudança radicalAprendizagem contestada em ambiente de mudança radicalLearning in organizationscontested learningradical changeAprendizagem nas organizaçõesaprendizagem contestadamudança radicalThis paper offers an analysis of learning in organizations in conditions of radical change, in which organization restructuring was motivated by a change in ideology and ownership. It is argued that in these conditions learning does not necessarily represent an improvement to the collective as a whole. The empirical source for this paper is a case study of Telemig, a major Brazilian telecommunications company. The research employed the multiple methods and sources. This approach permitted an investigation of the content and process of learning, and its agents over time. The present study elaborates and illustrates the concept of ‘contested learning’. It concludes that this concept needs to be incorporated into the theory of learning in organizations.Este artigo oferece uma análise da aprendizagem nas organizações em condições de mudança radical, em que a reestruturação da organização foi motivada por uma mudança na ideologia e na propriedade. Discute-se que, nessas circunstâncias, a aprendizagem não representa necessariamente uma melhoria para o coletivo como um todo. A fonte empírica para este artigo é um estudo de caso da Telemig, uma das principais companhias brasileiras de telecomunicações. A pesquisa empregou múltiplos métodos e fontes permitindo uma investigação do conteúdo e do processo de aprendizagem, e de seus agentes ao longo do tempo. O estudo elabora e ilustra o conceito de “aprendizagem contestada”, concluindo que este necessita ser incorporado à teoria da aprendizagem nas organizações.RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de EmpresasRAE-Revista de Administração de Empresas2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/37318RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 44 No. 1 (2004): janeiro-março; 27-43RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 44 Núm. 1 (2004): janeiro-março; 27-43RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 44 n. 1 (2004): janeiro-março; 27-432178-938X0034-7590reponame:Revista de Administração de Empresasinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/37318/36082Rodrigues, Suzana BragaChild, JohnLuz, Talita Ribeiro dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-17T18:46:39Zoai:bibliotecadigital.fgv.br:article/37318Revistahttps://rae.fgv.br/raeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br2178-938X0034-7590opendoar:2016-08-17T18:46:39Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem contestada em ambiente de mudança radical Aprendizagem contestada em ambiente de mudança radical |
title |
Aprendizagem contestada em ambiente de mudança radical |
spellingShingle |
Aprendizagem contestada em ambiente de mudança radical Rodrigues, Suzana Braga Learning in organizations contested learning radical change Aprendizagem nas organizações aprendizagem contestada mudança radical |
title_short |
Aprendizagem contestada em ambiente de mudança radical |
title_full |
Aprendizagem contestada em ambiente de mudança radical |
title_fullStr |
Aprendizagem contestada em ambiente de mudança radical |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem contestada em ambiente de mudança radical |
title_sort |
Aprendizagem contestada em ambiente de mudança radical |
author |
Rodrigues, Suzana Braga |
author_facet |
Rodrigues, Suzana Braga Child, John Luz, Talita Ribeiro da |
author_role |
author |
author2 |
Child, John Luz, Talita Ribeiro da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Suzana Braga Child, John Luz, Talita Ribeiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Learning in organizations contested learning radical change Aprendizagem nas organizações aprendizagem contestada mudança radical |
topic |
Learning in organizations contested learning radical change Aprendizagem nas organizações aprendizagem contestada mudança radical |
description |
This paper offers an analysis of learning in organizations in conditions of radical change, in which organization restructuring was motivated by a change in ideology and ownership. It is argued that in these conditions learning does not necessarily represent an improvement to the collective as a whole. The empirical source for this paper is a case study of Telemig, a major Brazilian telecommunications company. The research employed the multiple methods and sources. This approach permitted an investigation of the content and process of learning, and its agents over time. The present study elaborates and illustrates the concept of ‘contested learning’. It concludes that this concept needs to be incorporated into the theory of learning in organizations. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/37318 |
url |
https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/37318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/37318/36082 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de Empresas RAE-Revista de Administração de Empresas |
publisher.none.fl_str_mv |
RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de Empresas RAE-Revista de Administração de Empresas |
dc.source.none.fl_str_mv |
RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 44 No. 1 (2004): janeiro-março; 27-43 RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 44 Núm. 1 (2004): janeiro-março; 27-43 RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 44 n. 1 (2004): janeiro-março; 27-43 2178-938X 0034-7590 reponame:Revista de Administração de Empresas instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Revista de Administração de Empresas |
collection |
Revista de Administração de Empresas |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
rae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br |
_version_ |
1766160820540014592 |