Estratégia após o modernismo: recuperando a prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Whittington, Richard
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração de Empresas
Texto Completo: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37650
Resumo: This article identifies an opportunity for European researchers to develop a more practice-sensitive research programme for strategy OEafter modernism‚. Strategy‚s intellectual lock-in on modernist detachment and economic theory can now be relaxed. Strategy can draw also on the rich resources of sociology to engage more directly with strategy as a social practice. This article outlines elements of a double agenda for strategy research after modernism: first, a sociological agenda concerned with understanding strategy‚s elites, its skills and its technologies, and their implications for society as a whole; second, a managerial agenda, turning this sociological understanding to practical advantage in terms of how managers become strategists, how strategy skills are acquired and how strategy technologies can be better designed and used. The article considers implications for research methods and the Mintzbergian tradition in strategy.
id FGV-7_cf234689a5f043b13611c0e84a5f654c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/37650
network_acronym_str FGV-7
network_name_str Revista de Administração de Empresas
repository_id_str
spelling Estratégia após o modernismo: recuperando a práticaEstratégia após o modernismo: recuperando a práticaStrategypracticemodernismpost-modernismEstratégiapráticamodernismopós-modernismoThis article identifies an opportunity for European researchers to develop a more practice-sensitive research programme for strategy OEafter modernism‚. Strategy‚s intellectual lock-in on modernist detachment and economic theory can now be relaxed. Strategy can draw also on the rich resources of sociology to engage more directly with strategy as a social practice. This article outlines elements of a double agenda for strategy research after modernism: first, a sociological agenda concerned with understanding strategy‚s elites, its skills and its technologies, and their implications for society as a whole; second, a managerial agenda, turning this sociological understanding to practical advantage in terms of how managers become strategists, how strategy skills are acquired and how strategy technologies can be better designed and used. The article considers implications for research methods and the Mintzbergian tradition in strategy.Este artigo identifica uma oportunidade para os pesquisadores europeus desenvolverem um programa de pesquisa para a estratégia “após o modernismo” mais direcionado à prática. Agora, os vínculos intelectuais da estratégia com a imparcialidade modernista e com a teoria econômica podem ser diluídos. A estratégia pode se basear também em recursos da sociologia para se engajar mais firmemente na concepção de estratégia como prática social. Este artigo delineia elementos de uma agenda dupla para a pesquisa em estratégia após o modernismo: primeiro, uma agenda sociológica preocupada em compreender as elites da estratégia, suas habilidades e tecnologias, e suas implicações para a sociedade como um todo; segundo, uma agenda gerencial que transformará essa compreensão sociológica em vantagens para a prática nos seguintes termos: como os administradores se tornam estrategistas, como as habilidades estratégicas são adquiridas e como as tecnologias estratégicas podem ser mais bem desenhadas e bem utilizadas. O artigo considera as implicações para métodos de pesquisa e para a tradição mintzberguiana em estratégia.RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de EmpresasRAE-Revista de Administração de Empresas2004-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37650RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 44 No. 4 (2004): outubro-dezembro; 44-53RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 44 Núm. 4 (2004): outubro-dezembro; 44-53RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 44 n. 4 (2004): outubro-dezembro; 44-532178-938X0034-7590reponame:Revista de Administração de Empresasinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37650/36400Whittington, Richardinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-17T18:45:55Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/37650Revistahttps://rae.fgv.br/raeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br2178-938X0034-7590opendoar:2024-03-06T13:03:20.163678Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)true
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia após o modernismo: recuperando a prática
Estratégia após o modernismo: recuperando a prática
title Estratégia após o modernismo: recuperando a prática
spellingShingle Estratégia após o modernismo: recuperando a prática
Whittington, Richard
Strategy
practice
modernism
post-modernism
Estratégia
prática
modernismo
pós-modernismo
title_short Estratégia após o modernismo: recuperando a prática
title_full Estratégia após o modernismo: recuperando a prática
title_fullStr Estratégia após o modernismo: recuperando a prática
title_full_unstemmed Estratégia após o modernismo: recuperando a prática
title_sort Estratégia após o modernismo: recuperando a prática
author Whittington, Richard
author_facet Whittington, Richard
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Whittington, Richard
dc.subject.por.fl_str_mv Strategy
practice
modernism
post-modernism
Estratégia
prática
modernismo
pós-modernismo
topic Strategy
practice
modernism
post-modernism
Estratégia
prática
modernismo
pós-modernismo
description This article identifies an opportunity for European researchers to develop a more practice-sensitive research programme for strategy OEafter modernism‚. Strategy‚s intellectual lock-in on modernist detachment and economic theory can now be relaxed. Strategy can draw also on the rich resources of sociology to engage more directly with strategy as a social practice. This article outlines elements of a double agenda for strategy research after modernism: first, a sociological agenda concerned with understanding strategy‚s elites, its skills and its technologies, and their implications for society as a whole; second, a managerial agenda, turning this sociological understanding to practical advantage in terms of how managers become strategists, how strategy skills are acquired and how strategy technologies can be better designed and used. The article considers implications for research methods and the Mintzbergian tradition in strategy.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37650
url https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37650/36400
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas
RAE - Revista de Administração de Empresas
RAE-Revista de Administração de Empresas
publisher.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas
RAE - Revista de Administração de Empresas
RAE-Revista de Administração de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 44 No. 4 (2004): outubro-dezembro; 44-53
RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 44 Núm. 4 (2004): outubro-dezembro; 44-53
RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 44 n. 4 (2004): outubro-dezembro; 44-53
2178-938X
0034-7590
reponame:Revista de Administração de Empresas
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Revista de Administração de Empresas
collection Revista de Administração de Empresas
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv rae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br
_version_ 1798943136608681984