Busca da informação em marketing: a perspectiva da Ciência da Informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henrique, Luiz Cláudio Junqueira
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Barbosa, Ricardo Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração de Empresas
Texto Completo: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/36217
Resumo: Com base nas perspectivas do marketing a da ciência da informação, o artigo relata os resultados de uma pesquisa sobre o processo de inovação em três indústrias brasileiras. Os objetivos do estudo foram: a) descrever os processos internos associados à concepção e ao desenvolvimento de inovações incrementais de produtos; b) identificar os atores envolvidos em cada etapa desses processos; c) descrever os contextos nos quais esses atores interagem; d) identificar e descrever as interfaces existentes entre esses atores; e) identificar e descrever os comportamentos de busca e uso da informação em cada etapa dos processos de inovação incremental de produto; e f) descrever as fontes de informação utilizadas em cada etapa. Os resultados demonstraram, dentre outros aspectos, a influência de aspectos relativos à tarefa sobre a extensão e o número de ciclos de busca, bem como o tipo de informação procurada.
id FGV-7_e7f5bd5b3aff791f62db2f027b6093a0
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.fgv.br:article/36217
network_acronym_str FGV-7
network_name_str Revista de Administração de Empresas
repository_id_str
spelling Busca da informação em marketing: a perspectiva da Ciência da InformaçãoMarketinginovaçãociência da informaçãogestão da informaçãofontes de informaçãoCom base nas perspectivas do marketing a da ciência da informação, o artigo relata os resultados de uma pesquisa sobre o processo de inovação em três indústrias brasileiras. Os objetivos do estudo foram: a) descrever os processos internos associados à concepção e ao desenvolvimento de inovações incrementais de produtos; b) identificar os atores envolvidos em cada etapa desses processos; c) descrever os contextos nos quais esses atores interagem; d) identificar e descrever as interfaces existentes entre esses atores; e) identificar e descrever os comportamentos de busca e uso da informação em cada etapa dos processos de inovação incremental de produto; e f) descrever as fontes de informação utilizadas em cada etapa. Os resultados demonstraram, dentre outros aspectos, a influência de aspectos relativos à tarefa sobre a extensão e o número de ciclos de busca, bem como o tipo de informação procurada.RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de EmpresasRAE-Revista de Administração de Empresas2009-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/36217RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 49 No. 2 (2009): abril-junho; 221-233RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 49 Núm. 2 (2009): abril-junho; 221-233RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 49 n. 2 (2009): abril-junho; 221-2332178-938X0034-7590reponame:Revista de Administração de Empresasinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/36217/34995Henrique, Luiz Cláudio JunqueiraBarbosa, Ricardo Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-17T18:38:44Zoai:bibliotecadigital.fgv.br:article/36217Revistahttps://rae.fgv.br/raeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br2178-938X0034-7590opendoar:2016-08-17T18:38:44Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Busca da informação em marketing: a perspectiva da Ciência da Informação
title Busca da informação em marketing: a perspectiva da Ciência da Informação
spellingShingle Busca da informação em marketing: a perspectiva da Ciência da Informação
Henrique, Luiz Cláudio Junqueira
Marketing
inovação
ciência da informação
gestão da informação
fontes de informação
title_short Busca da informação em marketing: a perspectiva da Ciência da Informação
title_full Busca da informação em marketing: a perspectiva da Ciência da Informação
title_fullStr Busca da informação em marketing: a perspectiva da Ciência da Informação
title_full_unstemmed Busca da informação em marketing: a perspectiva da Ciência da Informação
title_sort Busca da informação em marketing: a perspectiva da Ciência da Informação
author Henrique, Luiz Cláudio Junqueira
author_facet Henrique, Luiz Cláudio Junqueira
Barbosa, Ricardo Rodrigues
author_role author
author2 Barbosa, Ricardo Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henrique, Luiz Cláudio Junqueira
Barbosa, Ricardo Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
inovação
ciência da informação
gestão da informação
fontes de informação
topic Marketing
inovação
ciência da informação
gestão da informação
fontes de informação
description Com base nas perspectivas do marketing a da ciência da informação, o artigo relata os resultados de uma pesquisa sobre o processo de inovação em três indústrias brasileiras. Os objetivos do estudo foram: a) descrever os processos internos associados à concepção e ao desenvolvimento de inovações incrementais de produtos; b) identificar os atores envolvidos em cada etapa desses processos; c) descrever os contextos nos quais esses atores interagem; d) identificar e descrever as interfaces existentes entre esses atores; e) identificar e descrever os comportamentos de busca e uso da informação em cada etapa dos processos de inovação incremental de produto; e f) descrever as fontes de informação utilizadas em cada etapa. Os resultados demonstraram, dentre outros aspectos, a influência de aspectos relativos à tarefa sobre a extensão e o número de ciclos de busca, bem como o tipo de informação procurada.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/36217
url https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/36217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/36217/34995
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas
RAE - Revista de Administração de Empresas
RAE-Revista de Administração de Empresas
publisher.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas
RAE - Revista de Administração de Empresas
RAE-Revista de Administração de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 49 No. 2 (2009): abril-junho; 221-233
RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 49 Núm. 2 (2009): abril-junho; 221-233
RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 49 n. 2 (2009): abril-junho; 221-233
2178-938X
0034-7590
reponame:Revista de Administração de Empresas
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Revista de Administração de Empresas
collection Revista de Administração de Empresas
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv rae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br
_version_ 1766160819310034944