Revisitando a Mobilidade Intergeracional de Educação no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mahlmeister,Rodrigo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ferreira,Sergio Guimarães, Veloso,Fernando, Menezes-Filho,Naercio, Komatsu,Bruno Kawaoka
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Economia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402019000200159
Resumo: Resumo Neste artigo apresentamos evidências recentes acerca da mobilidade intergeracional de educação no Brasil. Verificamos que o grau de persistência educacional se reduziu substancialmente desde os anos 1990, para todas as regiões, raças e situações de domicílio. Isso se explica pelo aumento da escolaridade de filhos dos pais pouco escolarizados e pela estabilização da escolaridade dos filhos de pais mais escolarizados em 11 anos de estudo. Apesar disso, a mobilidade ainda é menor para os filhos de pais menos escolarizados. Por último, atestamos um aumento da mobilidade educacional nas gerações mais jovens.
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