Desempenho dos estudantes ao final do ensino médio: Mensurando a influência direta e indireta da educação dos pais
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Economia (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402022000100030 |
Resumo: | Resumo Esse artigo investiga a relação entre nível educacional dos pais e desempenho dos filhos no Enem. Em particular, analisamos quatro canais (tamanho da família, renda, infraestrutura domiciliar e escolas) que intermediam esta relação e investigamos se há heterogeneidade dos impactos por gênero dos filhos. Utilizam-se os microdados do Censo Escolar, disponibilizados pelo Inep, juntamente com um modelo econométrico que inclui quatro grupos de efeitos fixos (um para cada possível canal). Os resultados revelam efeitos (brutos) relevantes da educação do pai e da mãe sobre a educação dos filhos e, mesmo após controlar simultaneamente por renda, tamanho da família, infraestrutura domiciliar e escola, a magnitude da influência (líquida) da escolaridade dos pais permanece relevante, embora diminua consideravelmente. Além disso, em termos de efeito líquido, a escolaridade do pai e da mãe contribuem mais para as notas das filhas. |
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Desempenho dos estudantes ao final do ensino médio: Mensurando a influência direta e indireta da educação dos paisdesempenho educacionalescolaridade dos paisEnemResumo Esse artigo investiga a relação entre nível educacional dos pais e desempenho dos filhos no Enem. Em particular, analisamos quatro canais (tamanho da família, renda, infraestrutura domiciliar e escolas) que intermediam esta relação e investigamos se há heterogeneidade dos impactos por gênero dos filhos. Utilizam-se os microdados do Censo Escolar, disponibilizados pelo Inep, juntamente com um modelo econométrico que inclui quatro grupos de efeitos fixos (um para cada possível canal). Os resultados revelam efeitos (brutos) relevantes da educação do pai e da mãe sobre a educação dos filhos e, mesmo após controlar simultaneamente por renda, tamanho da família, infraestrutura domiciliar e escola, a magnitude da influência (líquida) da escolaridade dos pais permanece relevante, embora diminua consideravelmente. Além disso, em termos de efeito líquido, a escolaridade do pai e da mãe contribuem mais para as notas das filhas.Fundação Getúlio Vargas2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402022000100030Revista Brasileira de Economia v.76 n.1 2022reponame:Revista Brasileira de Economia (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.5935/0034-7140.20220003info:eu-repo/semantics/openAccessFEIJÓ,JANAÍNA RODRIGUESFRANÇA,JOÃO MÁRIO SANTOS DEPINHO NETO,VALDEMAR RODRIGUES DEpor2022-07-05T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71402022000100030Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rbe/issue/archivehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@fgv.br1806-91340034-7140opendoar:2022-07-05T00:00Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
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