Renda familiar e escolaridade dos pais: reflexões a partir dos microdados do ENEM 2012 do Estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638262 |
Resumo: | Tendo como referência as variáveis socioeconômicas disponíveis nos Microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 para os estudantes do Estado de São Paulo, este artigo busca analisar se a origem social dos candidatos tem efeito diferenciador na caracterização, aspirações e desempenho escolar. Os estudantes foram divididos em dois grandes grupos tendo como critério de seleção a escolaridade dos pais e a renda mensal familiar. Os resultados indicam que a origem social dos estudantes tem papel preponderante na diferenciação dos alunos, de suas aspirações e do desempenho no Enem. Possuir renda familiar acima de 20 Salários Mínimos ou ter um dos pais com curso superior aumentam substancialmente as chances dos alunos fazerem o exame numa idade considerada como adequada, de não ter parado de estudar no Ensino Médio, de ser de uma determinada cor; de aspirar entrar no Ensino Superior Público e ter condições objetivas de fazê-lo e de se sair melhor no desempenho nas provas objetivas e na redação. Ao final, o texto reflete sobre a incômoda constatação de que em 2012, no estado mais rico da federação brasileira, a origem social faça ainda tanta diferença, como parecem sugerir os números apresentados. |
id |
UNICAMP-19_ee18a0238b6099bbe3fe3a743cd33b42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8638262 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Renda familiar e escolaridade dos pais: reflexões a partir dos microdados do ENEM 2012 do Estado de São PauloEnem. Renda familiar. Escolaridade dos pais. Desigualdade. São Paulo. Políticas educacionais.Classe Social. EducaçãoTendo como referência as variáveis socioeconômicas disponíveis nos Microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 para os estudantes do Estado de São Paulo, este artigo busca analisar se a origem social dos candidatos tem efeito diferenciador na caracterização, aspirações e desempenho escolar. Os estudantes foram divididos em dois grandes grupos tendo como critério de seleção a escolaridade dos pais e a renda mensal familiar. Os resultados indicam que a origem social dos estudantes tem papel preponderante na diferenciação dos alunos, de suas aspirações e do desempenho no Enem. Possuir renda familiar acima de 20 Salários Mínimos ou ter um dos pais com curso superior aumentam substancialmente as chances dos alunos fazerem o exame numa idade considerada como adequada, de não ter parado de estudar no Ensino Médio, de ser de uma determinada cor; de aspirar entrar no Ensino Superior Público e ter condições objetivas de fazê-lo e de se sair melhor no desempenho nas provas objetivas e na redação. Ao final, o texto reflete sobre a incômoda constatação de que em 2012, no estado mais rico da federação brasileira, a origem social faça ainda tanta diferença, como parecem sugerir os números apresentados. Universidade Estadual de Campinas2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa Empíricaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863826210.20396/etd.v17i3.8638262ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 523-541ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 523-541ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 523-5411676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638262/9874https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638262/19581Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPires, André2017-03-22T13:13:16Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8638262Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:15.564395ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Renda familiar e escolaridade dos pais: reflexões a partir dos microdados do ENEM 2012 do Estado de São Paulo |
title |
Renda familiar e escolaridade dos pais: reflexões a partir dos microdados do ENEM 2012 do Estado de São Paulo |
spellingShingle |
Renda familiar e escolaridade dos pais: reflexões a partir dos microdados do ENEM 2012 do Estado de São Paulo Pires, André Enem. Renda familiar. Escolaridade dos pais. Desigualdade. São Paulo. Políticas educacionais. Classe Social. Educação |
title_short |
Renda familiar e escolaridade dos pais: reflexões a partir dos microdados do ENEM 2012 do Estado de São Paulo |
title_full |
Renda familiar e escolaridade dos pais: reflexões a partir dos microdados do ENEM 2012 do Estado de São Paulo |
title_fullStr |
Renda familiar e escolaridade dos pais: reflexões a partir dos microdados do ENEM 2012 do Estado de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Renda familiar e escolaridade dos pais: reflexões a partir dos microdados do ENEM 2012 do Estado de São Paulo |
title_sort |
Renda familiar e escolaridade dos pais: reflexões a partir dos microdados do ENEM 2012 do Estado de São Paulo |
author |
Pires, André |
author_facet |
Pires, André |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enem. Renda familiar. Escolaridade dos pais. Desigualdade. São Paulo. Políticas educacionais. Classe Social. Educação |
topic |
Enem. Renda familiar. Escolaridade dos pais. Desigualdade. São Paulo. Políticas educacionais. Classe Social. Educação |
description |
Tendo como referência as variáveis socioeconômicas disponíveis nos Microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 para os estudantes do Estado de São Paulo, este artigo busca analisar se a origem social dos candidatos tem efeito diferenciador na caracterização, aspirações e desempenho escolar. Os estudantes foram divididos em dois grandes grupos tendo como critério de seleção a escolaridade dos pais e a renda mensal familiar. Os resultados indicam que a origem social dos estudantes tem papel preponderante na diferenciação dos alunos, de suas aspirações e do desempenho no Enem. Possuir renda familiar acima de 20 Salários Mínimos ou ter um dos pais com curso superior aumentam substancialmente as chances dos alunos fazerem o exame numa idade considerada como adequada, de não ter parado de estudar no Ensino Médio, de ser de uma determinada cor; de aspirar entrar no Ensino Superior Público e ter condições objetivas de fazê-lo e de se sair melhor no desempenho nas provas objetivas e na redação. Ao final, o texto reflete sobre a incômoda constatação de que em 2012, no estado mais rico da federação brasileira, a origem social faça ainda tanta diferença, como parecem sugerir os números apresentados. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa Empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638262 10.20396/etd.v17i3.8638262 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638262 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v17i3.8638262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638262/9874 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638262/19581 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 523-541 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 523-541 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 523-541 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653348208640 |