Gastos e desempenho escolar: Evidências do Programa de Transferência de Recursos Financeiros do município de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Economia (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/64606 |
Resumo: | Há na literatura uma divergência muito grande sobre os impactos do aumento de recursos sobre o desempenho dos alunos. Este artigo avalia o impacto do aumento de recursos, realizado por meio do Programa de Transferência de Renda Financeira (PTRF), sobre a variação do desempenho obtido pelas escolas públicas de ensino básico da cidade de São Paulo na Prova Brasil entre 2005 e 2007. O desenho do programa possibilitou múltiplos pontos de corte e utilizou-se o método de regressão descontinua (RD) para a análise e identificação do impacto. Os resultados mostram impactos positivos do aumento de recursos sobre a variação de desempenho para 8ª série tanto em matemática e em português para as escolas menores - primeira descontinuidade e efeitos positivos para 4ª série em português e matemática para as escolas maiores, segunda descontinuidade. |
id |
FGV-8_a24db7ac176b3972b25348de97dc57fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/64606 |
network_acronym_str |
FGV-8 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Economia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gastos e desempenho escolar: Evidências do Programa de Transferência de Recursos Financeiros do município de São PauloDesempenho escolarGastos públicosDescentralizaçãoRegressão DescontínuaAutonomia.Há na literatura uma divergência muito grande sobre os impactos do aumento de recursos sobre o desempenho dos alunos. Este artigo avalia o impacto do aumento de recursos, realizado por meio do Programa de Transferência de Renda Financeira (PTRF), sobre a variação do desempenho obtido pelas escolas públicas de ensino básico da cidade de São Paulo na Prova Brasil entre 2005 e 2007. O desenho do programa possibilitou múltiplos pontos de corte e utilizou-se o método de regressão descontinua (RD) para a análise e identificação do impacto. Os resultados mostram impactos positivos do aumento de recursos sobre a variação de desempenho para 8ª série tanto em matemática e em português para as escolas menores - primeira descontinuidade e efeitos positivos para 4ª série em português e matemática para as escolas maiores, segunda descontinuidade.EGV EPGE2022-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArticlesArtigosapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/64606Revista Brasileira de Economia; Vol. 75 No. 4 (2021): OUT - DEZRevista Brasileira de Economia; v. 75 n. 4 (2021): OUT - DEZ1806-91340034-7140reponame:Revista Brasileira de Economia (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/64606/80684Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Economiainfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Vanderson Amadeu daBelluzzo, WalterNicolella, Alexandre Chibebe2022-02-25T18:51:07Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/64606Revistahttps://periodicos.fgv.br/rbe/https://periodicos.fgv.br/rbe/oai||rbe@fgv.br1806-91340034-7140opendoar:2024-03-06T13:03:45.242418Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gastos e desempenho escolar: Evidências do Programa de Transferência de Recursos Financeiros do município de São Paulo |
title |
Gastos e desempenho escolar: Evidências do Programa de Transferência de Recursos Financeiros do município de São Paulo |
spellingShingle |
Gastos e desempenho escolar: Evidências do Programa de Transferência de Recursos Financeiros do município de São Paulo Rocha, Vanderson Amadeu da Desempenho escolar Gastos públicos Descentralização Regressão Descontínua Autonomia. |
title_short |
Gastos e desempenho escolar: Evidências do Programa de Transferência de Recursos Financeiros do município de São Paulo |
title_full |
Gastos e desempenho escolar: Evidências do Programa de Transferência de Recursos Financeiros do município de São Paulo |
title_fullStr |
Gastos e desempenho escolar: Evidências do Programa de Transferência de Recursos Financeiros do município de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Gastos e desempenho escolar: Evidências do Programa de Transferência de Recursos Financeiros do município de São Paulo |
title_sort |
Gastos e desempenho escolar: Evidências do Programa de Transferência de Recursos Financeiros do município de São Paulo |
author |
Rocha, Vanderson Amadeu da |
author_facet |
Rocha, Vanderson Amadeu da Belluzzo, Walter Nicolella, Alexandre Chibebe |
author_role |
author |
author2 |
Belluzzo, Walter Nicolella, Alexandre Chibebe |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Vanderson Amadeu da Belluzzo, Walter Nicolella, Alexandre Chibebe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desempenho escolar Gastos públicos Descentralização Regressão Descontínua Autonomia. |
topic |
Desempenho escolar Gastos públicos Descentralização Regressão Descontínua Autonomia. |
description |
Há na literatura uma divergência muito grande sobre os impactos do aumento de recursos sobre o desempenho dos alunos. Este artigo avalia o impacto do aumento de recursos, realizado por meio do Programa de Transferência de Renda Financeira (PTRF), sobre a variação do desempenho obtido pelas escolas públicas de ensino básico da cidade de São Paulo na Prova Brasil entre 2005 e 2007. O desenho do programa possibilitou múltiplos pontos de corte e utilizou-se o método de regressão descontinua (RD) para a análise e identificação do impacto. Os resultados mostram impactos positivos do aumento de recursos sobre a variação de desempenho para 8ª série tanto em matemática e em português para as escolas menores - primeira descontinuidade e efeitos positivos para 4ª série em português e matemática para as escolas maiores, segunda descontinuidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Articles Artigos |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/64606 |
url |
https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/64606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/64606/80684 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Economia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Economia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EGV EPGE |
publisher.none.fl_str_mv |
EGV EPGE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Economia; Vol. 75 No. 4 (2021): OUT - DEZ Revista Brasileira de Economia; v. 75 n. 4 (2021): OUT - DEZ 1806-9134 0034-7140 reponame:Revista Brasileira de Economia (Online) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Revista Brasileira de Economia (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Economia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@fgv.br |
_version_ |
1798943115272257536 |