Gastos e desempenho escolar: Evidências do Programa de Transferência de Recursos Financeiros do município de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha,Vanderson Amadeu da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Belluzzo,Walter, Nicolella,Alexandre C
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Economia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402021000400442
Resumo: Resumo Há na literatura uma divergência considerável sobre os impactos do aumento de recursos sobre o desempenho dos alunos. Este artigo avalia o impacto do aumento de recursos financeiros, realizado por meio do Programa de Transferência de Renda Financeira (PTRF), sobre o desempenho na Prova Brasil 2007 das escolas públicas de ensino básico da cidade de São Paulo. O desenho do programa, com diferenciais por faixas nos valores transferidos, possibilita a utilização do método de regressão descontinua (RD) para identificar o impacto na vizinhança dos pontos de corte. Os resultados mostram impactos positivos e significantes para a 8ª série tanto em matemática e em português para as escolas menores, em torno de 800 matrículas. Não foram identificados impactos significantes para 4ª série, mesmo para as escolas menores, e tão pouco para as escolas maiores, em torno de 1500 matrículas.
id FGV-8_b010ba228a3647dc62e2a88c2d2a0e40
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71402021000400442
network_acronym_str FGV-8
network_name_str Revista Brasileira de Economia (Online)
repository_id_str
spelling Gastos e desempenho escolar: Evidências do Programa de Transferência de Recursos Financeiros do município de São Paulodesempenho escolargastos públicosdescentralizaçãoregressão descontínuaautonomiaResumo Há na literatura uma divergência considerável sobre os impactos do aumento de recursos sobre o desempenho dos alunos. Este artigo avalia o impacto do aumento de recursos financeiros, realizado por meio do Programa de Transferência de Renda Financeira (PTRF), sobre o desempenho na Prova Brasil 2007 das escolas públicas de ensino básico da cidade de São Paulo. O desenho do programa, com diferenciais por faixas nos valores transferidos, possibilita a utilização do método de regressão descontinua (RD) para identificar o impacto na vizinhança dos pontos de corte. Os resultados mostram impactos positivos e significantes para a 8ª série tanto em matemática e em português para as escolas menores, em torno de 800 matrículas. Não foram identificados impactos significantes para 4ª série, mesmo para as escolas menores, e tão pouco para as escolas maiores, em torno de 1500 matrículas.Fundação Getúlio Vargas2021-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402021000400442Revista Brasileira de Economia v.75 n.4 2021reponame:Revista Brasileira de Economia (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.5935/0034-7140.20210019info:eu-repo/semantics/openAccessRocha,Vanderson Amadeu daBelluzzo,WalterNicolella,Alexandre Cpor2022-03-03T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71402021000400442Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rbe/issue/archivehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@fgv.br1806-91340034-7140opendoar:2022-03-03T00:00Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Gastos e desempenho escolar: Evidências do Programa de Transferência de Recursos Financeiros do município de São Paulo
title Gastos e desempenho escolar: Evidências do Programa de Transferência de Recursos Financeiros do município de São Paulo
spellingShingle Gastos e desempenho escolar: Evidências do Programa de Transferência de Recursos Financeiros do município de São Paulo
Rocha,Vanderson Amadeu da
desempenho escolar
gastos públicos
descentralização
regressão descontínua
autonomia
title_short Gastos e desempenho escolar: Evidências do Programa de Transferência de Recursos Financeiros do município de São Paulo
title_full Gastos e desempenho escolar: Evidências do Programa de Transferência de Recursos Financeiros do município de São Paulo
title_fullStr Gastos e desempenho escolar: Evidências do Programa de Transferência de Recursos Financeiros do município de São Paulo
title_full_unstemmed Gastos e desempenho escolar: Evidências do Programa de Transferência de Recursos Financeiros do município de São Paulo
title_sort Gastos e desempenho escolar: Evidências do Programa de Transferência de Recursos Financeiros do município de São Paulo
author Rocha,Vanderson Amadeu da
author_facet Rocha,Vanderson Amadeu da
Belluzzo,Walter
Nicolella,Alexandre C
author_role author
author2 Belluzzo,Walter
Nicolella,Alexandre C
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha,Vanderson Amadeu da
Belluzzo,Walter
Nicolella,Alexandre C
dc.subject.por.fl_str_mv desempenho escolar
gastos públicos
descentralização
regressão descontínua
autonomia
topic desempenho escolar
gastos públicos
descentralização
regressão descontínua
autonomia
description Resumo Há na literatura uma divergência considerável sobre os impactos do aumento de recursos sobre o desempenho dos alunos. Este artigo avalia o impacto do aumento de recursos financeiros, realizado por meio do Programa de Transferência de Renda Financeira (PTRF), sobre o desempenho na Prova Brasil 2007 das escolas públicas de ensino básico da cidade de São Paulo. O desenho do programa, com diferenciais por faixas nos valores transferidos, possibilita a utilização do método de regressão descontinua (RD) para identificar o impacto na vizinhança dos pontos de corte. Os resultados mostram impactos positivos e significantes para a 8ª série tanto em matemática e em português para as escolas menores, em torno de 800 matrículas. Não foram identificados impactos significantes para 4ª série, mesmo para as escolas menores, e tão pouco para as escolas maiores, em torno de 1500 matrículas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402021000400442
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402021000400442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/0034-7140.20210019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getúlio Vargas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getúlio Vargas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Economia v.75 n.4 2021
reponame:Revista Brasileira de Economia (Online)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Revista Brasileira de Economia (Online)
collection Revista Brasileira de Economia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@fgv.br
_version_ 1754115906176286720