Custos de transporte e urbanização: evidências a partir da criação de cidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Economia (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402009000300004 |
Resumo: | Este artigo investiga a relação entre urbanização e rendimentos individuais em cidades emergentes (pouco urbanizadas), a partir da relação entre custo de transporte e urbanização. Para tanto, considera as cidades criadas a partir da construção da rodovia Belém-Teresina e da pavimentação da rodovia Cuiabá-Porto Velho. Os resultados mostram que existe uma relação positiva entre urbanização e rendimento em cidades de pequeno porte, mas essa relação não é, necessariamente, direta. Características individuais e a estrutura produtiva e do mercado de trabalho local aparecem como importantes canais dessa relação. Ao contrário do que ocorre em cidades médias e grandes, o acúmulo de capital humano nos pequenos aglomerados urbanos não parece ter efeito sobre os rendimentos individuais. |
id |
FGV-8_ae13a2c97ea035eaac64a4df976cb164 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71402009000300004 |
network_acronym_str |
FGV-8 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Economia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Custos de transporte e urbanização: evidências a partir da criação de cidadesUrbanizaçãoCustos de TransporteRodoviasCriação de CidadesEste artigo investiga a relação entre urbanização e rendimentos individuais em cidades emergentes (pouco urbanizadas), a partir da relação entre custo de transporte e urbanização. Para tanto, considera as cidades criadas a partir da construção da rodovia Belém-Teresina e da pavimentação da rodovia Cuiabá-Porto Velho. Os resultados mostram que existe uma relação positiva entre urbanização e rendimento em cidades de pequeno porte, mas essa relação não é, necessariamente, direta. Características individuais e a estrutura produtiva e do mercado de trabalho local aparecem como importantes canais dessa relação. Ao contrário do que ocorre em cidades médias e grandes, o acúmulo de capital humano nos pequenos aglomerados urbanos não parece ter efeito sobre os rendimentos individuais.Fundação Getúlio Vargas2009-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402009000300004Revista Brasileira de Economia v.63 n.3 2009reponame:Revista Brasileira de Economia (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S0034-71402009000300004info:eu-repo/semantics/openAccessChein,FláviaAssunção,Juliano J.Lemos,Mauro Borgespor2009-12-02T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71402009000300004Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rbe/issue/archivehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@fgv.br1806-91340034-7140opendoar:2009-12-02T00:00Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Custos de transporte e urbanização: evidências a partir da criação de cidades |
title |
Custos de transporte e urbanização: evidências a partir da criação de cidades |
spellingShingle |
Custos de transporte e urbanização: evidências a partir da criação de cidades Chein,Flávia Urbanização Custos de Transporte Rodovias Criação de Cidades |
title_short |
Custos de transporte e urbanização: evidências a partir da criação de cidades |
title_full |
Custos de transporte e urbanização: evidências a partir da criação de cidades |
title_fullStr |
Custos de transporte e urbanização: evidências a partir da criação de cidades |
title_full_unstemmed |
Custos de transporte e urbanização: evidências a partir da criação de cidades |
title_sort |
Custos de transporte e urbanização: evidências a partir da criação de cidades |
author |
Chein,Flávia |
author_facet |
Chein,Flávia Assunção,Juliano J. Lemos,Mauro Borges |
author_role |
author |
author2 |
Assunção,Juliano J. Lemos,Mauro Borges |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chein,Flávia Assunção,Juliano J. Lemos,Mauro Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Urbanização Custos de Transporte Rodovias Criação de Cidades |
topic |
Urbanização Custos de Transporte Rodovias Criação de Cidades |
description |
Este artigo investiga a relação entre urbanização e rendimentos individuais em cidades emergentes (pouco urbanizadas), a partir da relação entre custo de transporte e urbanização. Para tanto, considera as cidades criadas a partir da construção da rodovia Belém-Teresina e da pavimentação da rodovia Cuiabá-Porto Velho. Os resultados mostram que existe uma relação positiva entre urbanização e rendimento em cidades de pequeno porte, mas essa relação não é, necessariamente, direta. Características individuais e a estrutura produtiva e do mercado de trabalho local aparecem como importantes canais dessa relação. Ao contrário do que ocorre em cidades médias e grandes, o acúmulo de capital humano nos pequenos aglomerados urbanos não parece ter efeito sobre os rendimentos individuais. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402009000300004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402009000300004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0034-71402009000300004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getúlio Vargas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getúlio Vargas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Economia v.63 n.3 2009 reponame:Revista Brasileira de Economia (Online) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Revista Brasileira de Economia (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Economia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@fgv.br |
_version_ |
1754115905167556608 |