Custos de Transporte, Urbanização e Desenvolvimento: Evidências a Partir da Criação de Cidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chein, Flávia
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Assunção, Juliano Junqueira, Lemos, Mauro Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Economia (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/1273
Resumo: This paper investigates the relationship between urbanization and individual incomes by exploring the role of transport costs in the process of urbanization. Our empirical framework is built on the importance of the transport networks, especially roads, in creating urban agglomerations and new towns. We find that, although this relationship exists, it is not, necessarily, direct. Productive structure and local labor market are important channels that link urbanization and individual income in emerging towns around the roads. There is no statistically significant relationship between the accumulation of human capital in those towns and the individual incomes differently from the findings for large and medium-sized cities.
id FGV-8_2af626c63474a2cb84ed9c94cff7a07e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/1273
network_acronym_str FGV-8
network_name_str Revista Brasileira de Economia (Online)
repository_id_str
spelling Custos de Transporte, Urbanização e Desenvolvimento: Evidências a Partir da Criação de CidadesCustos de Transporte, Urbanização e Desenvolvimento: Evidências a Partir da Criação de CidadesThis paper investigates the relationship between urbanization and individual incomes by exploring the role of transport costs in the process of urbanization. Our empirical framework is built on the importance of the transport networks, especially roads, in creating urban agglomerations and new towns. We find that, although this relationship exists, it is not, necessarily, direct. Productive structure and local labor market are important channels that link urbanization and individual income in emerging towns around the roads. There is no statistically significant relationship between the accumulation of human capital in those towns and the individual incomes differently from the findings for large and medium-sized cities.Este artigo investiga a relação entre urbanização e rendimentos individuais em cidades emergentes (pouco urbanizadas), a partir da relação entre custo de transporte e urbanização. Para tanto, considera as cidades criadas a partir da construção da rodovia Belém-Teresina e da pavimentação da rodovia Cuiabá-Porto Velho. Os resultados mostram que existe uma relação positiva entre urbanização e rendimento em cidades de pequeno porte, mas essa relação não é, necessariamente, direta. Características individuais e a estrutura produtiva e do mercado de trabalho local aparecem como importantes canais dessa relação. Ao contrário do que ocorre em cidades médias e grandes, o acúmulo de capital humano nos pequenos aglomerados urbanos não parece ter efeito sobre os rendimentos individuais.EGV EPGE2009-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArticlesArtigosapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/1273Revista Brasileira de Economia; Vol. 63 No. 3 (2009); 249-275Revista Brasileira de Economia; v. 63 n. 3 (2009); 249-2751806-91340034-7140reponame:Revista Brasileira de Economia (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporenghttps://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/1273/958https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/1273/959Chein, FláviaAssunção, Juliano JunqueiraLemos, Mauro Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-08-18T20:54:06Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/1273Revistahttps://periodicos.fgv.br/rbe/https://periodicos.fgv.br/rbe/oai||rbe@fgv.br1806-91340034-7140opendoar:2024-03-06T13:03:02.619911Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)true
dc.title.none.fl_str_mv Custos de Transporte, Urbanização e Desenvolvimento: Evidências a Partir da Criação de Cidades
Custos de Transporte, Urbanização e Desenvolvimento: Evidências a Partir da Criação de Cidades
title Custos de Transporte, Urbanização e Desenvolvimento: Evidências a Partir da Criação de Cidades
spellingShingle Custos de Transporte, Urbanização e Desenvolvimento: Evidências a Partir da Criação de Cidades
Chein, Flávia
title_short Custos de Transporte, Urbanização e Desenvolvimento: Evidências a Partir da Criação de Cidades
title_full Custos de Transporte, Urbanização e Desenvolvimento: Evidências a Partir da Criação de Cidades
title_fullStr Custos de Transporte, Urbanização e Desenvolvimento: Evidências a Partir da Criação de Cidades
title_full_unstemmed Custos de Transporte, Urbanização e Desenvolvimento: Evidências a Partir da Criação de Cidades
title_sort Custos de Transporte, Urbanização e Desenvolvimento: Evidências a Partir da Criação de Cidades
author Chein, Flávia
author_facet Chein, Flávia
Assunção, Juliano Junqueira
Lemos, Mauro Borges
author_role author
author2 Assunção, Juliano Junqueira
Lemos, Mauro Borges
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chein, Flávia
Assunção, Juliano Junqueira
Lemos, Mauro Borges
description This paper investigates the relationship between urbanization and individual incomes by exploring the role of transport costs in the process of urbanization. Our empirical framework is built on the importance of the transport networks, especially roads, in creating urban agglomerations and new towns. We find that, although this relationship exists, it is not, necessarily, direct. Productive structure and local labor market are important channels that link urbanization and individual income in emerging towns around the roads. There is no statistically significant relationship between the accumulation of human capital in those towns and the individual incomes differently from the findings for large and medium-sized cities.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Articles
Artigos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/1273
url https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/1273
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/1273/958
https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/1273/959
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EGV EPGE
publisher.none.fl_str_mv EGV EPGE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Economia; Vol. 63 No. 3 (2009); 249-275
Revista Brasileira de Economia; v. 63 n. 3 (2009); 249-275
1806-9134
0034-7140
reponame:Revista Brasileira de Economia (Online)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Revista Brasileira de Economia (Online)
collection Revista Brasileira de Economia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@fgv.br
_version_ 1798943112852144128