Igualdade de Oportunidades: Analisando o Papel das Circunstâncias no Desempenho do ENEM
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Economia (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402014000300373 |
Resumo: | Este estudo avalia como as circunstâncias sociais influenciam o desempenho educacional dos alunos que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Serão utilizadas duas estruturas teóricas. Inicialmente, adota-se uma abordagem não paramétrica assumindo o Roemer Identification Axiom, isto é, assumimos a independência entre circunstâncias e esforço. Em seguida, relaxa-se esta hipótese buscando mensurar o viés da omissão do esforço e do talento individual. O primeiro conjunto de resultados aponta forte diferencial no esforço empregado entre os tipos para obter um bom desempenho no ENEM. O resultado mais surpreendente é que o efeito indireto da educação da mãe é 2,36 vezes maior do que os efeitos diretos. |
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