Aprendizagem e desenvolvimento de competências: articulando teoria e prática em programas de pós-graduação em formação gerencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos EBAPE.BR |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512007000500004 |
Resumo: | Uma análise desenvolvida em programas de pós-graduação em formação gerencial revela que o currículo e os métodos pedagógicos empregados nesses cursos não estão adequadamente relacionados com as condições do ambiente de trabalho profissional dos alunos, condições nas quais as competências gerenciais poderiam ser mobilizadas e desenvolvidas. Sustentado em surveys e entrevistas com cerca de 300 alunos participantes de 14 cursos de pós-graduação em formação gerencial, este artigo recupera contribuições associadas a diferentes abordagens da aprendizagem, tais como sistemas de aprendizagem social, aprendizagem pela experiência, aprendizagem experiencial, aprendizagem situada e comunidades de aprendizagem. O objetivo é construir referências para o desenvolvimento de competências em ambiente de programas de pós-graduação em formação gerencial. |
id |
FGV-9_170b67d045792a7efef17fedc416a3b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1679-39512007000500004 |
network_acronym_str |
FGV-9 |
network_name_str |
Cadernos EBAPE.BR |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem e desenvolvimento de competências: articulando teoria e prática em programas de pós-graduação em formação gerencialformação gerencialdesenvolvimento de competênciasabordagens de aprendizagemUma análise desenvolvida em programas de pós-graduação em formação gerencial revela que o currículo e os métodos pedagógicos empregados nesses cursos não estão adequadamente relacionados com as condições do ambiente de trabalho profissional dos alunos, condições nas quais as competências gerenciais poderiam ser mobilizadas e desenvolvidas. Sustentado em surveys e entrevistas com cerca de 300 alunos participantes de 14 cursos de pós-graduação em formação gerencial, este artigo recupera contribuições associadas a diferentes abordagens da aprendizagem, tais como sistemas de aprendizagem social, aprendizagem pela experiência, aprendizagem experiencial, aprendizagem situada e comunidades de aprendizagem. O objetivo é construir referências para o desenvolvimento de competências em ambiente de programas de pós-graduação em formação gerencial.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512007000500004Cadernos EBAPE.BR v.5 n.spe 2007reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1679-39512007000500004info:eu-repo/semantics/openAccessRuas,RobertoComini,Graziella Mariapor2018-09-13T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512007000500004Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2018-09-13T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem e desenvolvimento de competências: articulando teoria e prática em programas de pós-graduação em formação gerencial |
title |
Aprendizagem e desenvolvimento de competências: articulando teoria e prática em programas de pós-graduação em formação gerencial |
spellingShingle |
Aprendizagem e desenvolvimento de competências: articulando teoria e prática em programas de pós-graduação em formação gerencial Ruas,Roberto formação gerencial desenvolvimento de competências abordagens de aprendizagem |
title_short |
Aprendizagem e desenvolvimento de competências: articulando teoria e prática em programas de pós-graduação em formação gerencial |
title_full |
Aprendizagem e desenvolvimento de competências: articulando teoria e prática em programas de pós-graduação em formação gerencial |
title_fullStr |
Aprendizagem e desenvolvimento de competências: articulando teoria e prática em programas de pós-graduação em formação gerencial |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem e desenvolvimento de competências: articulando teoria e prática em programas de pós-graduação em formação gerencial |
title_sort |
Aprendizagem e desenvolvimento de competências: articulando teoria e prática em programas de pós-graduação em formação gerencial |
author |
Ruas,Roberto |
author_facet |
Ruas,Roberto Comini,Graziella Maria |
author_role |
author |
author2 |
Comini,Graziella Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ruas,Roberto Comini,Graziella Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação gerencial desenvolvimento de competências abordagens de aprendizagem |
topic |
formação gerencial desenvolvimento de competências abordagens de aprendizagem |
description |
Uma análise desenvolvida em programas de pós-graduação em formação gerencial revela que o currículo e os métodos pedagógicos empregados nesses cursos não estão adequadamente relacionados com as condições do ambiente de trabalho profissional dos alunos, condições nas quais as competências gerenciais poderiam ser mobilizadas e desenvolvidas. Sustentado em surveys e entrevistas com cerca de 300 alunos participantes de 14 cursos de pós-graduação em formação gerencial, este artigo recupera contribuições associadas a diferentes abordagens da aprendizagem, tais como sistemas de aprendizagem social, aprendizagem pela experiência, aprendizagem experiencial, aprendizagem situada e comunidades de aprendizagem. O objetivo é construir referências para o desenvolvimento de competências em ambiente de programas de pós-graduação em formação gerencial. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512007000500004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512007000500004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1679-39512007000500004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos EBAPE.BR v.5 n.spe 2007 reponame:Cadernos EBAPE.BR instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Cadernos EBAPE.BR |
collection |
Cadernos EBAPE.BR |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br |
_version_ |
1754115883889852416 |