Universidade em tempo de mudança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira,Eleonora Milano Falcão
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: van Bellen,Hans Michael, Fialho,Francisco Antonio Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512006000300011
Resumo: Este artigo analisa a presença da universidade num momento de profundas mudanças na sociedade. Particularmente, nas duas últimas décadas, as novas tecnologias da informação e do conhecimento, as novas formas de gestão e organização, as novas necessidades de formação de especialistas e profissionais, bem como os novos comportamentos sociais vêm exigindo uma multiplicidade de funções das instituições de ensino superior. Nem sempre, porém, as universidades desenvolvem ritmos de atualização compatíveis com as exigências de uma sociedade em rápida transformação. Há um descompasso entre o avanço da sociedade e a estabilidade acadêmica na maioria das instituições de ensino superior. Enquanto a sociedade atual trabalha e avança por impulsos de curto prazo, a universidade, ao contrário, atua a médio e a longo prazo. A estrutura organizacional e acadêmica dessas instituições é, muitas vezes, dominada por forte aparato burocrático (nas federais, principalmente) e pela busca de resultados (nas particulares). Essa realidade gera disfunções acadêmicas responsáveis pelo atraso das universidades como instituições a se destacarem vanguarda da sociedade. O tempo de mudança é o tempo da atualização permanente. É preciso, pois, incorporá-la a cada passo dado nas atividades das universidades.
id FGV-9_21993e383d639076e5e1ab71dab415e6
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512006000300011
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling Universidade em tempo de mudançauniversidadeestrutura organizacionalfunção acadêmicamudançaEste artigo analisa a presença da universidade num momento de profundas mudanças na sociedade. Particularmente, nas duas últimas décadas, as novas tecnologias da informação e do conhecimento, as novas formas de gestão e organização, as novas necessidades de formação de especialistas e profissionais, bem como os novos comportamentos sociais vêm exigindo uma multiplicidade de funções das instituições de ensino superior. Nem sempre, porém, as universidades desenvolvem ritmos de atualização compatíveis com as exigências de uma sociedade em rápida transformação. Há um descompasso entre o avanço da sociedade e a estabilidade acadêmica na maioria das instituições de ensino superior. Enquanto a sociedade atual trabalha e avança por impulsos de curto prazo, a universidade, ao contrário, atua a médio e a longo prazo. A estrutura organizacional e acadêmica dessas instituições é, muitas vezes, dominada por forte aparato burocrático (nas federais, principalmente) e pela busca de resultados (nas particulares). Essa realidade gera disfunções acadêmicas responsáveis pelo atraso das universidades como instituições a se destacarem vanguarda da sociedade. O tempo de mudança é o tempo da atualização permanente. É preciso, pois, incorporá-la a cada passo dado nas atividades das universidades.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2006-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512006000300011Cadernos EBAPE.BR v.4 n.3 2006reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1679-39512006000300011info:eu-repo/semantics/openAccessVieira,Eleonora Milano Falcãovan Bellen,Hans MichaelFialho,Francisco Antonio Pereirapor2012-07-11T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512006000300011Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2012-07-11T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Universidade em tempo de mudança
title Universidade em tempo de mudança
spellingShingle Universidade em tempo de mudança
Vieira,Eleonora Milano Falcão
universidade
estrutura organizacional
função acadêmica
mudança
title_short Universidade em tempo de mudança
title_full Universidade em tempo de mudança
title_fullStr Universidade em tempo de mudança
title_full_unstemmed Universidade em tempo de mudança
title_sort Universidade em tempo de mudança
author Vieira,Eleonora Milano Falcão
author_facet Vieira,Eleonora Milano Falcão
van Bellen,Hans Michael
Fialho,Francisco Antonio Pereira
author_role author
author2 van Bellen,Hans Michael
Fialho,Francisco Antonio Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira,Eleonora Milano Falcão
van Bellen,Hans Michael
Fialho,Francisco Antonio Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv universidade
estrutura organizacional
função acadêmica
mudança
topic universidade
estrutura organizacional
função acadêmica
mudança
description Este artigo analisa a presença da universidade num momento de profundas mudanças na sociedade. Particularmente, nas duas últimas décadas, as novas tecnologias da informação e do conhecimento, as novas formas de gestão e organização, as novas necessidades de formação de especialistas e profissionais, bem como os novos comportamentos sociais vêm exigindo uma multiplicidade de funções das instituições de ensino superior. Nem sempre, porém, as universidades desenvolvem ritmos de atualização compatíveis com as exigências de uma sociedade em rápida transformação. Há um descompasso entre o avanço da sociedade e a estabilidade acadêmica na maioria das instituições de ensino superior. Enquanto a sociedade atual trabalha e avança por impulsos de curto prazo, a universidade, ao contrário, atua a médio e a longo prazo. A estrutura organizacional e acadêmica dessas instituições é, muitas vezes, dominada por forte aparato burocrático (nas federais, principalmente) e pela busca de resultados (nas particulares). Essa realidade gera disfunções acadêmicas responsáveis pelo atraso das universidades como instituições a se destacarem vanguarda da sociedade. O tempo de mudança é o tempo da atualização permanente. É preciso, pois, incorporá-la a cada passo dado nas atividades das universidades.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512006000300011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512006000300011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1679-39512006000300011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.4 n.3 2006
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115883812257792