Nostalgia como prática? Relendo a pesquisa sobre nostalgia no campo do Marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HENRIQUES,FLÁVIO MEDEIROS
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: SUAREZ,MARIBEL CARVALHO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512021000300524
Resumo: Resumo A nostalgia é um poderoso recurso de Marketing e vem apresentando novas formas e dinâmicas no cenário contemporâneo que desafiam suas interpretações clássicas. Considerando que o próprio entendimento do fenômeno do consumo vem sendo revisto, cabe questionar se as explicações atuais sobre nostalgia explicam adequadamente o fenômeno no contexto do consumo. Assim, o objetivo deste trabalho é refletir e propor novas possibilidades de investigação do fenômeno da nostalgia no campo do Marketing a partir das Teorias da Prática. O artigo apresenta duas contribuições principais: ao revisitar a literatura sobre nostalgia no campo, organiza conceitualmente as pesquisas em duas abordagens, a sentimentalista e a cultural. Por fim, o texto também reflete sobre possibilidades de releitura da pesquisa sobre nostalgia a partir das Teorias da Prática.
id FGV-9_2d6c1cc57e9e1b2e8a1abb150b47f879
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512021000300524
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling Nostalgia como prática? Relendo a pesquisa sobre nostalgia no campo do MarketingNostalgiaTeorias da PráticaConsumer Culture TheoryResumo A nostalgia é um poderoso recurso de Marketing e vem apresentando novas formas e dinâmicas no cenário contemporâneo que desafiam suas interpretações clássicas. Considerando que o próprio entendimento do fenômeno do consumo vem sendo revisto, cabe questionar se as explicações atuais sobre nostalgia explicam adequadamente o fenômeno no contexto do consumo. Assim, o objetivo deste trabalho é refletir e propor novas possibilidades de investigação do fenômeno da nostalgia no campo do Marketing a partir das Teorias da Prática. O artigo apresenta duas contribuições principais: ao revisitar a literatura sobre nostalgia no campo, organiza conceitualmente as pesquisas em duas abordagens, a sentimentalista e a cultural. Por fim, o texto também reflete sobre possibilidades de releitura da pesquisa sobre nostalgia a partir das Teorias da Prática.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512021000300524Cadernos EBAPE.BR v.19 n.3 2021reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/1679-395120200109info:eu-repo/semantics/openAccessHENRIQUES,FLÁVIO MEDEIROSSUAREZ,MARIBEL CARVALHOpor2021-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512021000300524Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2021-09-10T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Nostalgia como prática? Relendo a pesquisa sobre nostalgia no campo do Marketing
title Nostalgia como prática? Relendo a pesquisa sobre nostalgia no campo do Marketing
spellingShingle Nostalgia como prática? Relendo a pesquisa sobre nostalgia no campo do Marketing
HENRIQUES,FLÁVIO MEDEIROS
Nostalgia
Teorias da Prática
Consumer Culture Theory
title_short Nostalgia como prática? Relendo a pesquisa sobre nostalgia no campo do Marketing
title_full Nostalgia como prática? Relendo a pesquisa sobre nostalgia no campo do Marketing
title_fullStr Nostalgia como prática? Relendo a pesquisa sobre nostalgia no campo do Marketing
title_full_unstemmed Nostalgia como prática? Relendo a pesquisa sobre nostalgia no campo do Marketing
title_sort Nostalgia como prática? Relendo a pesquisa sobre nostalgia no campo do Marketing
author HENRIQUES,FLÁVIO MEDEIROS
author_facet HENRIQUES,FLÁVIO MEDEIROS
SUAREZ,MARIBEL CARVALHO
author_role author
author2 SUAREZ,MARIBEL CARVALHO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv HENRIQUES,FLÁVIO MEDEIROS
SUAREZ,MARIBEL CARVALHO
dc.subject.por.fl_str_mv Nostalgia
Teorias da Prática
Consumer Culture Theory
topic Nostalgia
Teorias da Prática
Consumer Culture Theory
description Resumo A nostalgia é um poderoso recurso de Marketing e vem apresentando novas formas e dinâmicas no cenário contemporâneo que desafiam suas interpretações clássicas. Considerando que o próprio entendimento do fenômeno do consumo vem sendo revisto, cabe questionar se as explicações atuais sobre nostalgia explicam adequadamente o fenômeno no contexto do consumo. Assim, o objetivo deste trabalho é refletir e propor novas possibilidades de investigação do fenômeno da nostalgia no campo do Marketing a partir das Teorias da Prática. O artigo apresenta duas contribuições principais: ao revisitar a literatura sobre nostalgia no campo, organiza conceitualmente as pesquisas em duas abordagens, a sentimentalista e a cultural. Por fim, o texto também reflete sobre possibilidades de releitura da pesquisa sobre nostalgia a partir das Teorias da Prática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512021000300524
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512021000300524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1679-395120200109
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.19 n.3 2021
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115887107932160