Mar revolto: a comunicação direcionando a navegação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA,ANDREIA APARECIDA FIGUEIRA DE MELLO
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: PEREIRA,GRASIELE CABRAL, MARINHO,SIDNEI VIEIRA, SOUZA,CLAUDIOMIR LEAL DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512022000200302
Resumo: Resumo Caso para ensino focado no dilema em torno da escolha do modelo de comunicação para a gestão da crise causada pela COVID-19, tendo em vista a necessidade e iminência de se manter um fluxo de comunicação ágil, transparente e eficaz em uma das maiores fábricas do segmento de pescados enlatados da América Latina, situada no Brasil. A história da GDC Alimentos completou 65 anos em 2019, à época a empresa possuía três unidades em Santa Catarina, Itajaí, com um negócio sólido e forte presença de mercado, mas que não estava imune ao poder devastador da pandemia do novo coronavírus. Um vírus que mudou globalmente as convicções e percepções sobre saúde pública e que em poucos meses impactou drasticamente na rotina das pessoas e das organizações. O caso possibilita a análise do cenário e identificação de alternativas para o direcionamento da empresa, bem como o fortalecimento da relação entre a liderança e os funcionários diante de incertezas e instabilidade ocasionadas pela crise. Propõe-se que o caso seja aplicado para cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Administração e Comunicação, em disciplinas como Gestão Empresarial, Gestão de Pessoas e Liderança Organizacional.
id FGV-9_42dcc91fde32769e8ab2859410fce363
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512022000200302
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling Mar revolto: a comunicação direcionando a navegaçãoCaso para ensinoComunicaçãoPandemiaResumo Caso para ensino focado no dilema em torno da escolha do modelo de comunicação para a gestão da crise causada pela COVID-19, tendo em vista a necessidade e iminência de se manter um fluxo de comunicação ágil, transparente e eficaz em uma das maiores fábricas do segmento de pescados enlatados da América Latina, situada no Brasil. A história da GDC Alimentos completou 65 anos em 2019, à época a empresa possuía três unidades em Santa Catarina, Itajaí, com um negócio sólido e forte presença de mercado, mas que não estava imune ao poder devastador da pandemia do novo coronavírus. Um vírus que mudou globalmente as convicções e percepções sobre saúde pública e que em poucos meses impactou drasticamente na rotina das pessoas e das organizações. O caso possibilita a análise do cenário e identificação de alternativas para o direcionamento da empresa, bem como o fortalecimento da relação entre a liderança e os funcionários diante de incertezas e instabilidade ocasionadas pela crise. Propõe-se que o caso seja aplicado para cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Administração e Comunicação, em disciplinas como Gestão Empresarial, Gestão de Pessoas e Liderança Organizacional.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2022-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512022000200302Cadernos EBAPE.BR v.20 n.2 2022reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/1679-395120210120info:eu-repo/semantics/openAccessSILVA,ANDREIA APARECIDA FIGUEIRA DE MELLOPEREIRA,GRASIELE CABRALMARINHO,SIDNEI VIEIRASOUZA,CLAUDIOMIR LEAL DEpor2022-05-11T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512022000200302Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2022-05-11T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Mar revolto: a comunicação direcionando a navegação
title Mar revolto: a comunicação direcionando a navegação
spellingShingle Mar revolto: a comunicação direcionando a navegação
SILVA,ANDREIA APARECIDA FIGUEIRA DE MELLO
Caso para ensino
Comunicação
Pandemia
title_short Mar revolto: a comunicação direcionando a navegação
title_full Mar revolto: a comunicação direcionando a navegação
title_fullStr Mar revolto: a comunicação direcionando a navegação
title_full_unstemmed Mar revolto: a comunicação direcionando a navegação
title_sort Mar revolto: a comunicação direcionando a navegação
author SILVA,ANDREIA APARECIDA FIGUEIRA DE MELLO
author_facet SILVA,ANDREIA APARECIDA FIGUEIRA DE MELLO
PEREIRA,GRASIELE CABRAL
MARINHO,SIDNEI VIEIRA
SOUZA,CLAUDIOMIR LEAL DE
author_role author
author2 PEREIRA,GRASIELE CABRAL
MARINHO,SIDNEI VIEIRA
SOUZA,CLAUDIOMIR LEAL DE
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA,ANDREIA APARECIDA FIGUEIRA DE MELLO
PEREIRA,GRASIELE CABRAL
MARINHO,SIDNEI VIEIRA
SOUZA,CLAUDIOMIR LEAL DE
dc.subject.por.fl_str_mv Caso para ensino
Comunicação
Pandemia
topic Caso para ensino
Comunicação
Pandemia
description Resumo Caso para ensino focado no dilema em torno da escolha do modelo de comunicação para a gestão da crise causada pela COVID-19, tendo em vista a necessidade e iminência de se manter um fluxo de comunicação ágil, transparente e eficaz em uma das maiores fábricas do segmento de pescados enlatados da América Latina, situada no Brasil. A história da GDC Alimentos completou 65 anos em 2019, à época a empresa possuía três unidades em Santa Catarina, Itajaí, com um negócio sólido e forte presença de mercado, mas que não estava imune ao poder devastador da pandemia do novo coronavírus. Um vírus que mudou globalmente as convicções e percepções sobre saúde pública e que em poucos meses impactou drasticamente na rotina das pessoas e das organizações. O caso possibilita a análise do cenário e identificação de alternativas para o direcionamento da empresa, bem como o fortalecimento da relação entre a liderança e os funcionários diante de incertezas e instabilidade ocasionadas pela crise. Propõe-se que o caso seja aplicado para cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Administração e Comunicação, em disciplinas como Gestão Empresarial, Gestão de Pessoas e Liderança Organizacional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512022000200302
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512022000200302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1679-395120210120
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.20 n.2 2022
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115887283044352