Um negócio da China: o discurso do guānxì nas articulações no âmbito organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes,Osíris Luís da Cunha
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fernandes,Nelson da Cruz Monteiro, Paiva Júnior,Fernando Gomes de, Mello,Sérgio Carvalho Benício de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512014000200006
Resumo: Este estudo explora o guānxì como discurso organizacional vigente na cultura de negócios nas organizações chinesas a partir da lógica da equivalência e da lógica da diferença propostas por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. O guānxì consiste em um relacionamento interpessoal e na criação de conhecimento colaborativo que envolve um saber tácito, orientado para o futuro, complexo que opera em contexto específico. Em uma perspectiva pós-estruturalista aplicada às organizações, utilizamos a análise de discurso como método que permite pôr em prática o papel da linguagem na condição de eixo de compreensão de processos sociais, como acontece com o guānxì. Analisamos 3 entrevistas em profundidade realizadas com chief executive officers (CEOs) chineses e 32 reportagens relacionadas à prática do guānxì em organizações do setor terciário, publicadas em 2 dos maiores diários digitais da China. Com isso, nosso objetivo foi identificar a forma como esse fenômeno tem sido apropriado como discurso no âmbito organizacional a partir da lógica da equivalência e da lógica da diferença. Constatamos que as organizações chinesas utilizam o guānxì para obterem acesso preferencial a atores estratégicos que têm informações e recursos demandados nos processos negociais, com vista a obterem vantagens competitivas. Por outro lado, o sucesso dos negócios envolvendo essas organizações depende de uma identificação mútua entre seus líderes, baseada na confiança e credibilidade estabelecidas nas articulações.
id FGV-9_472cb6fd666d5feb114491b1bd20592e
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512014000200006
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling Um negócio da China: o discurso do guānxì nas articulações no âmbito organizacionalGuānxìDiscurso organizacionalTeoria do discursoAnálise do discursoEste estudo explora o guānxì como discurso organizacional vigente na cultura de negócios nas organizações chinesas a partir da lógica da equivalência e da lógica da diferença propostas por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. O guānxì consiste em um relacionamento interpessoal e na criação de conhecimento colaborativo que envolve um saber tácito, orientado para o futuro, complexo que opera em contexto específico. Em uma perspectiva pós-estruturalista aplicada às organizações, utilizamos a análise de discurso como método que permite pôr em prática o papel da linguagem na condição de eixo de compreensão de processos sociais, como acontece com o guānxì. Analisamos 3 entrevistas em profundidade realizadas com chief executive officers (CEOs) chineses e 32 reportagens relacionadas à prática do guānxì em organizações do setor terciário, publicadas em 2 dos maiores diários digitais da China. Com isso, nosso objetivo foi identificar a forma como esse fenômeno tem sido apropriado como discurso no âmbito organizacional a partir da lógica da equivalência e da lógica da diferença. Constatamos que as organizações chinesas utilizam o guānxì para obterem acesso preferencial a atores estratégicos que têm informações e recursos demandados nos processos negociais, com vista a obterem vantagens competitivas. Por outro lado, o sucesso dos negócios envolvendo essas organizações depende de uma identificação mútua entre seus líderes, baseada na confiança e credibilidade estabelecidas nas articulações.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512014000200006Cadernos EBAPE.BR v.12 n.2 2014reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/1679-39518218info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes,Osíris Luís da CunhaFernandes,Nelson da Cruz MonteiroPaiva Júnior,Fernando Gomes deMello,Sérgio Carvalho Benício depor2014-07-14T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512014000200006Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2014-07-14T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Um negócio da China: o discurso do guānxì nas articulações no âmbito organizacional
title Um negócio da China: o discurso do guānxì nas articulações no âmbito organizacional
spellingShingle Um negócio da China: o discurso do guānxì nas articulações no âmbito organizacional
Fernandes,Osíris Luís da Cunha
Guānxì
Discurso organizacional
Teoria do discurso
Análise do discurso
title_short Um negócio da China: o discurso do guānxì nas articulações no âmbito organizacional
title_full Um negócio da China: o discurso do guānxì nas articulações no âmbito organizacional
title_fullStr Um negócio da China: o discurso do guānxì nas articulações no âmbito organizacional
title_full_unstemmed Um negócio da China: o discurso do guānxì nas articulações no âmbito organizacional
title_sort Um negócio da China: o discurso do guānxì nas articulações no âmbito organizacional
author Fernandes,Osíris Luís da Cunha
author_facet Fernandes,Osíris Luís da Cunha
Fernandes,Nelson da Cruz Monteiro
Paiva Júnior,Fernando Gomes de
Mello,Sérgio Carvalho Benício de
author_role author
author2 Fernandes,Nelson da Cruz Monteiro
Paiva Júnior,Fernando Gomes de
Mello,Sérgio Carvalho Benício de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes,Osíris Luís da Cunha
Fernandes,Nelson da Cruz Monteiro
Paiva Júnior,Fernando Gomes de
Mello,Sérgio Carvalho Benício de
dc.subject.por.fl_str_mv Guānxì
Discurso organizacional
Teoria do discurso
Análise do discurso
topic Guānxì
Discurso organizacional
Teoria do discurso
Análise do discurso
description Este estudo explora o guānxì como discurso organizacional vigente na cultura de negócios nas organizações chinesas a partir da lógica da equivalência e da lógica da diferença propostas por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. O guānxì consiste em um relacionamento interpessoal e na criação de conhecimento colaborativo que envolve um saber tácito, orientado para o futuro, complexo que opera em contexto específico. Em uma perspectiva pós-estruturalista aplicada às organizações, utilizamos a análise de discurso como método que permite pôr em prática o papel da linguagem na condição de eixo de compreensão de processos sociais, como acontece com o guānxì. Analisamos 3 entrevistas em profundidade realizadas com chief executive officers (CEOs) chineses e 32 reportagens relacionadas à prática do guānxì em organizações do setor terciário, publicadas em 2 dos maiores diários digitais da China. Com isso, nosso objetivo foi identificar a forma como esse fenômeno tem sido apropriado como discurso no âmbito organizacional a partir da lógica da equivalência e da lógica da diferença. Constatamos que as organizações chinesas utilizam o guānxì para obterem acesso preferencial a atores estratégicos que têm informações e recursos demandados nos processos negociais, com vista a obterem vantagens competitivas. Por outro lado, o sucesso dos negócios envolvendo essas organizações depende de uma identificação mútua entre seus líderes, baseada na confiança e credibilidade estabelecidas nas articulações.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512014000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512014000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1679-39518218
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.12 n.2 2014
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115885410287616