A alavanca que move o mundo: o discurso da mídia de negócios sobre o capitalismo empreendedor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Alessandra Mello da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Barros,Denise Franca, Martins,Paulo Emílio Matos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512012000200007
Resumo: Utilizando-se da perspectiva da teoria social do discurso de Norman Fairclough (2001), tem-se por objetivo identificar e discutir possíveis implicações nas relações de trabalho contemporâneas da criação e disseminação do conceito de "empreendedorismo" pelas revistas de negócios. A suposição que norteia este estudo é a de que o discurso utilizado vincula - de forma acrítica e sem questionamentos - o tema "empreendedorismo" a crescimento, desenvolvimento e enriquecimento das organizações e dos indivíduos que nelas trabalham, elegendo e naturalizando o capitalismo de mercado como único modelo possível de desenvolvimento socioeconômico. Para alcançar o objetivo proposto, este estudo baseia-se no método da análise crítica do discurso (ACD) e concentra seu foco no material publicado nas revistas de negócios brasileiras Você S/A Exame, Carta Capital e HSM Management, no período de março de 2004 a abril de 2009, totalizando 112 reportagens e 400 páginas. Os resultados da pesquisa permitiram a identificação e a seleção de três objetos discursivos (capitalismo empreendedor, ascensão econômica no livre mercado e herói global) vinculados ao tema "empreendedorismo". Em conjunto, os três objetos discursivos identificados permitem que se explorem algumas possíveis implicações nas relações de trabalho contemporâneas em relação: (1) ao discurso da mídia, que estabelece uma convergência entre os interesses das organizações e os interesses dos indivíduos; (2) às novas configurações da esfera do trabalho em um modelo de capitalismo empreendedor; (3) à busca do sucesso profissional como organizador do comportamento humano no mundo do trabalho.
id FGV-9_556037e33a81a5508797e37a8fba66a5
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512012000200007
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling A alavanca que move o mundo: o discurso da mídia de negócios sobre o capitalismo empreendedorEmpreendedorismoCapitalismo empreendedorAnálise de discursoAnálise crítica de discursoRevistas de negóciosUtilizando-se da perspectiva da teoria social do discurso de Norman Fairclough (2001), tem-se por objetivo identificar e discutir possíveis implicações nas relações de trabalho contemporâneas da criação e disseminação do conceito de "empreendedorismo" pelas revistas de negócios. A suposição que norteia este estudo é a de que o discurso utilizado vincula - de forma acrítica e sem questionamentos - o tema "empreendedorismo" a crescimento, desenvolvimento e enriquecimento das organizações e dos indivíduos que nelas trabalham, elegendo e naturalizando o capitalismo de mercado como único modelo possível de desenvolvimento socioeconômico. Para alcançar o objetivo proposto, este estudo baseia-se no método da análise crítica do discurso (ACD) e concentra seu foco no material publicado nas revistas de negócios brasileiras Você S/A Exame, Carta Capital e HSM Management, no período de março de 2004 a abril de 2009, totalizando 112 reportagens e 400 páginas. Os resultados da pesquisa permitiram a identificação e a seleção de três objetos discursivos (capitalismo empreendedor, ascensão econômica no livre mercado e herói global) vinculados ao tema "empreendedorismo". Em conjunto, os três objetos discursivos identificados permitem que se explorem algumas possíveis implicações nas relações de trabalho contemporâneas em relação: (1) ao discurso da mídia, que estabelece uma convergência entre os interesses das organizações e os interesses dos indivíduos; (2) às novas configurações da esfera do trabalho em um modelo de capitalismo empreendedor; (3) à busca do sucesso profissional como organizador do comportamento humano no mundo do trabalho.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512012000200007Cadernos EBAPE.BR v.10 n.2 2012reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1679-39512012000200007info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Alessandra Mello daBarros,Denise FrancaMartins,Paulo Emílio Matospor2012-07-17T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512012000200007Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2012-07-17T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv A alavanca que move o mundo: o discurso da mídia de negócios sobre o capitalismo empreendedor
title A alavanca que move o mundo: o discurso da mídia de negócios sobre o capitalismo empreendedor
spellingShingle A alavanca que move o mundo: o discurso da mídia de negócios sobre o capitalismo empreendedor
Costa,Alessandra Mello da
Empreendedorismo
Capitalismo empreendedor
Análise de discurso
Análise crítica de discurso
Revistas de negócios
title_short A alavanca que move o mundo: o discurso da mídia de negócios sobre o capitalismo empreendedor
title_full A alavanca que move o mundo: o discurso da mídia de negócios sobre o capitalismo empreendedor
title_fullStr A alavanca que move o mundo: o discurso da mídia de negócios sobre o capitalismo empreendedor
title_full_unstemmed A alavanca que move o mundo: o discurso da mídia de negócios sobre o capitalismo empreendedor
title_sort A alavanca que move o mundo: o discurso da mídia de negócios sobre o capitalismo empreendedor
author Costa,Alessandra Mello da
author_facet Costa,Alessandra Mello da
Barros,Denise Franca
Martins,Paulo Emílio Matos
author_role author
author2 Barros,Denise Franca
Martins,Paulo Emílio Matos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Alessandra Mello da
Barros,Denise Franca
Martins,Paulo Emílio Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Capitalismo empreendedor
Análise de discurso
Análise crítica de discurso
Revistas de negócios
topic Empreendedorismo
Capitalismo empreendedor
Análise de discurso
Análise crítica de discurso
Revistas de negócios
description Utilizando-se da perspectiva da teoria social do discurso de Norman Fairclough (2001), tem-se por objetivo identificar e discutir possíveis implicações nas relações de trabalho contemporâneas da criação e disseminação do conceito de "empreendedorismo" pelas revistas de negócios. A suposição que norteia este estudo é a de que o discurso utilizado vincula - de forma acrítica e sem questionamentos - o tema "empreendedorismo" a crescimento, desenvolvimento e enriquecimento das organizações e dos indivíduos que nelas trabalham, elegendo e naturalizando o capitalismo de mercado como único modelo possível de desenvolvimento socioeconômico. Para alcançar o objetivo proposto, este estudo baseia-se no método da análise crítica do discurso (ACD) e concentra seu foco no material publicado nas revistas de negócios brasileiras Você S/A Exame, Carta Capital e HSM Management, no período de março de 2004 a abril de 2009, totalizando 112 reportagens e 400 páginas. Os resultados da pesquisa permitiram a identificação e a seleção de três objetos discursivos (capitalismo empreendedor, ascensão econômica no livre mercado e herói global) vinculados ao tema "empreendedorismo". Em conjunto, os três objetos discursivos identificados permitem que se explorem algumas possíveis implicações nas relações de trabalho contemporâneas em relação: (1) ao discurso da mídia, que estabelece uma convergência entre os interesses das organizações e os interesses dos indivíduos; (2) às novas configurações da esfera do trabalho em um modelo de capitalismo empreendedor; (3) à busca do sucesso profissional como organizador do comportamento humano no mundo do trabalho.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512012000200007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512012000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1679-39512012000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.10 n.2 2012
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115885022314496