A alavanca que move o mundo: o discurso da mídia de negócios sobre o capitalismo empreendedor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos EBAPE.BR |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512012000200007 |
Resumo: | Utilizando-se da perspectiva da teoria social do discurso de Norman Fairclough (2001), tem-se por objetivo identificar e discutir possíveis implicações nas relações de trabalho contemporâneas da criação e disseminação do conceito de "empreendedorismo" pelas revistas de negócios. A suposição que norteia este estudo é a de que o discurso utilizado vincula - de forma acrítica e sem questionamentos - o tema "empreendedorismo" a crescimento, desenvolvimento e enriquecimento das organizações e dos indivíduos que nelas trabalham, elegendo e naturalizando o capitalismo de mercado como único modelo possível de desenvolvimento socioeconômico. Para alcançar o objetivo proposto, este estudo baseia-se no método da análise crítica do discurso (ACD) e concentra seu foco no material publicado nas revistas de negócios brasileiras Você S/A Exame, Carta Capital e HSM Management, no período de março de 2004 a abril de 2009, totalizando 112 reportagens e 400 páginas. Os resultados da pesquisa permitiram a identificação e a seleção de três objetos discursivos (capitalismo empreendedor, ascensão econômica no livre mercado e herói global) vinculados ao tema "empreendedorismo". Em conjunto, os três objetos discursivos identificados permitem que se explorem algumas possíveis implicações nas relações de trabalho contemporâneas em relação: (1) ao discurso da mídia, que estabelece uma convergência entre os interesses das organizações e os interesses dos indivíduos; (2) às novas configurações da esfera do trabalho em um modelo de capitalismo empreendedor; (3) à busca do sucesso profissional como organizador do comportamento humano no mundo do trabalho. |
id |
FGV-9_556037e33a81a5508797e37a8fba66a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1679-39512012000200007 |
network_acronym_str |
FGV-9 |
network_name_str |
Cadernos EBAPE.BR |
repository_id_str |
|
spelling |
A alavanca que move o mundo: o discurso da mídia de negócios sobre o capitalismo empreendedorEmpreendedorismoCapitalismo empreendedorAnálise de discursoAnálise crítica de discursoRevistas de negóciosUtilizando-se da perspectiva da teoria social do discurso de Norman Fairclough (2001), tem-se por objetivo identificar e discutir possíveis implicações nas relações de trabalho contemporâneas da criação e disseminação do conceito de "empreendedorismo" pelas revistas de negócios. A suposição que norteia este estudo é a de que o discurso utilizado vincula - de forma acrítica e sem questionamentos - o tema "empreendedorismo" a crescimento, desenvolvimento e enriquecimento das organizações e dos indivíduos que nelas trabalham, elegendo e naturalizando o capitalismo de mercado como único modelo possível de desenvolvimento socioeconômico. Para alcançar o objetivo proposto, este estudo baseia-se no método da análise crítica do discurso (ACD) e concentra seu foco no material publicado nas revistas de negócios brasileiras Você S/A Exame, Carta Capital e HSM Management, no período de março de 2004 a abril de 2009, totalizando 112 reportagens e 400 páginas. Os resultados da pesquisa permitiram a identificação e a seleção de três objetos discursivos (capitalismo empreendedor, ascensão econômica no livre mercado e herói global) vinculados ao tema "empreendedorismo". Em conjunto, os três objetos discursivos identificados permitem que se explorem algumas possíveis implicações nas relações de trabalho contemporâneas em relação: (1) ao discurso da mídia, que estabelece uma convergência entre os interesses das organizações e os interesses dos indivíduos; (2) às novas configurações da esfera do trabalho em um modelo de capitalismo empreendedor; (3) à busca do sucesso profissional como organizador do comportamento humano no mundo do trabalho.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512012000200007Cadernos EBAPE.BR v.10 n.2 2012reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1679-39512012000200007info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Alessandra Mello daBarros,Denise FrancaMartins,Paulo Emílio Matospor2012-07-17T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512012000200007Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2012-07-17T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A alavanca que move o mundo: o discurso da mídia de negócios sobre o capitalismo empreendedor |
title |
A alavanca que move o mundo: o discurso da mídia de negócios sobre o capitalismo empreendedor |
spellingShingle |
A alavanca que move o mundo: o discurso da mídia de negócios sobre o capitalismo empreendedor Costa,Alessandra Mello da Empreendedorismo Capitalismo empreendedor Análise de discurso Análise crítica de discurso Revistas de negócios |
title_short |
A alavanca que move o mundo: o discurso da mídia de negócios sobre o capitalismo empreendedor |
title_full |
A alavanca que move o mundo: o discurso da mídia de negócios sobre o capitalismo empreendedor |
title_fullStr |
A alavanca que move o mundo: o discurso da mídia de negócios sobre o capitalismo empreendedor |
title_full_unstemmed |
A alavanca que move o mundo: o discurso da mídia de negócios sobre o capitalismo empreendedor |
title_sort |
A alavanca que move o mundo: o discurso da mídia de negócios sobre o capitalismo empreendedor |
author |
Costa,Alessandra Mello da |
author_facet |
Costa,Alessandra Mello da Barros,Denise Franca Martins,Paulo Emílio Matos |
author_role |
author |
author2 |
Barros,Denise Franca Martins,Paulo Emílio Matos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa,Alessandra Mello da Barros,Denise Franca Martins,Paulo Emílio Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo Capitalismo empreendedor Análise de discurso Análise crítica de discurso Revistas de negócios |
topic |
Empreendedorismo Capitalismo empreendedor Análise de discurso Análise crítica de discurso Revistas de negócios |
description |
Utilizando-se da perspectiva da teoria social do discurso de Norman Fairclough (2001), tem-se por objetivo identificar e discutir possíveis implicações nas relações de trabalho contemporâneas da criação e disseminação do conceito de "empreendedorismo" pelas revistas de negócios. A suposição que norteia este estudo é a de que o discurso utilizado vincula - de forma acrítica e sem questionamentos - o tema "empreendedorismo" a crescimento, desenvolvimento e enriquecimento das organizações e dos indivíduos que nelas trabalham, elegendo e naturalizando o capitalismo de mercado como único modelo possível de desenvolvimento socioeconômico. Para alcançar o objetivo proposto, este estudo baseia-se no método da análise crítica do discurso (ACD) e concentra seu foco no material publicado nas revistas de negócios brasileiras Você S/A Exame, Carta Capital e HSM Management, no período de março de 2004 a abril de 2009, totalizando 112 reportagens e 400 páginas. Os resultados da pesquisa permitiram a identificação e a seleção de três objetos discursivos (capitalismo empreendedor, ascensão econômica no livre mercado e herói global) vinculados ao tema "empreendedorismo". Em conjunto, os três objetos discursivos identificados permitem que se explorem algumas possíveis implicações nas relações de trabalho contemporâneas em relação: (1) ao discurso da mídia, que estabelece uma convergência entre os interesses das organizações e os interesses dos indivíduos; (2) às novas configurações da esfera do trabalho em um modelo de capitalismo empreendedor; (3) à busca do sucesso profissional como organizador do comportamento humano no mundo do trabalho. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512012000200007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512012000200007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1679-39512012000200007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos EBAPE.BR v.10 n.2 2012 reponame:Cadernos EBAPE.BR instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Cadernos EBAPE.BR |
collection |
Cadernos EBAPE.BR |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br |
_version_ |
1754115885022314496 |