Do quadro aos "quadros": o uso de filmes como recurso didático no ensino de administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça,J. Ricardo C. de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Guimarães,Flávia Peixoto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512008000500003
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir duas experiências, na graduação e na pós-graduação (Mestrado), nas quais filmes são usados - respectivamente, como estudo de caso e sátira - no ensino de comportamento organizacional e metodologia de pesquisa. Argumenta-se que os filmes são uma poderosa ferramenta não apenas para ilustrar tópicos e conceitos relacionados à administração, mas também para demonstrar aplicações de teorias da área de Comportamento Organizacional, sem contar que podem ser usados para propiciar a discussão sobre abordagens, procedimentos e técnicas de pesquisa. Dessa forma, constituem uma fonte de material pedagógico mais estimulante e motivadora que métodos convencionais de ensino. Esse potencial dos filmes na prática de ensino é demonstrado por meio de dois exemplos baseados, respectivamente, no episódio "Origem Distante" do seriado de ficção científica para TV Jornada nas Estrelas Voyager (Star Trek Voyager) e do longa-metragem Tormenta (White Squall). Defende-se que, com o uso de filmes em sala de aula, os alunos aprendem por meio do processo de aprendizagem social e vivenciam experiências de forma vicária.
id FGV-9_608e685337f7f91d93a906ea5b848a2b
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512008000500003
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling Do quadro aos "quadros": o uso de filmes como recurso didático no ensino de administraçãofilmesrecursos didáticosensino de administraçãoaprendizagem socialEste artigo tem como objetivo apresentar e discutir duas experiências, na graduação e na pós-graduação (Mestrado), nas quais filmes são usados - respectivamente, como estudo de caso e sátira - no ensino de comportamento organizacional e metodologia de pesquisa. Argumenta-se que os filmes são uma poderosa ferramenta não apenas para ilustrar tópicos e conceitos relacionados à administração, mas também para demonstrar aplicações de teorias da área de Comportamento Organizacional, sem contar que podem ser usados para propiciar a discussão sobre abordagens, procedimentos e técnicas de pesquisa. Dessa forma, constituem uma fonte de material pedagógico mais estimulante e motivadora que métodos convencionais de ensino. Esse potencial dos filmes na prática de ensino é demonstrado por meio de dois exemplos baseados, respectivamente, no episódio "Origem Distante" do seriado de ficção científica para TV Jornada nas Estrelas Voyager (Star Trek Voyager) e do longa-metragem Tormenta (White Squall). Defende-se que, com o uso de filmes em sala de aula, os alunos aprendem por meio do processo de aprendizagem social e vivenciam experiências de forma vicária.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2008-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512008000500003Cadernos EBAPE.BR v.6 n.spe 2008reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1679-39512008000500003info:eu-repo/semantics/openAccessMendonça,J. Ricardo C. deGuimarães,Flávia Peixotopor2018-09-13T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512008000500003Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2018-09-13T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Do quadro aos "quadros": o uso de filmes como recurso didático no ensino de administração
title Do quadro aos "quadros": o uso de filmes como recurso didático no ensino de administração
spellingShingle Do quadro aos "quadros": o uso de filmes como recurso didático no ensino de administração
Mendonça,J. Ricardo C. de
filmes
recursos didáticos
ensino de administração
aprendizagem social
title_short Do quadro aos "quadros": o uso de filmes como recurso didático no ensino de administração
title_full Do quadro aos "quadros": o uso de filmes como recurso didático no ensino de administração
title_fullStr Do quadro aos "quadros": o uso de filmes como recurso didático no ensino de administração
title_full_unstemmed Do quadro aos "quadros": o uso de filmes como recurso didático no ensino de administração
title_sort Do quadro aos "quadros": o uso de filmes como recurso didático no ensino de administração
author Mendonça,J. Ricardo C. de
author_facet Mendonça,J. Ricardo C. de
Guimarães,Flávia Peixoto
author_role author
author2 Guimarães,Flávia Peixoto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça,J. Ricardo C. de
Guimarães,Flávia Peixoto
dc.subject.por.fl_str_mv filmes
recursos didáticos
ensino de administração
aprendizagem social
topic filmes
recursos didáticos
ensino de administração
aprendizagem social
description Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir duas experiências, na graduação e na pós-graduação (Mestrado), nas quais filmes são usados - respectivamente, como estudo de caso e sátira - no ensino de comportamento organizacional e metodologia de pesquisa. Argumenta-se que os filmes são uma poderosa ferramenta não apenas para ilustrar tópicos e conceitos relacionados à administração, mas também para demonstrar aplicações de teorias da área de Comportamento Organizacional, sem contar que podem ser usados para propiciar a discussão sobre abordagens, procedimentos e técnicas de pesquisa. Dessa forma, constituem uma fonte de material pedagógico mais estimulante e motivadora que métodos convencionais de ensino. Esse potencial dos filmes na prática de ensino é demonstrado por meio de dois exemplos baseados, respectivamente, no episódio "Origem Distante" do seriado de ficção científica para TV Jornada nas Estrelas Voyager (Star Trek Voyager) e do longa-metragem Tormenta (White Squall). Defende-se que, com o uso de filmes em sala de aula, os alunos aprendem por meio do processo de aprendizagem social e vivenciam experiências de forma vicária.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512008000500003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512008000500003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1679-39512008000500003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.6 n.spe 2008
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115884232736768