Inovando no ensino de administração: uma experiência com a aprendizagem baseada em problemas (PBL)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Escrivão Filho,Edmundo
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Ribeiro,Luis Roberto de Camargo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512008000500004
Resumo: O objetivo deste artigo é relatar uma experiência educacional inovadora de ensino-aprendizagem de administração em disciplinas de graduação e pós-graduação com a aprendizagem baseada em problemas ou PBL (problem-based learning), como é mundialmente conhecida. A experiência ocorreu numa escola de engenharia de uma universidade pública, em diversos cursos de graduação em engenharia e em disciplinas de pós-graduação. Todas as disciplinas tinham conteúdos de administração, especificamente de "teoria geral da administração" e "introdução à administração". O estudo almeja substituir abordagens didáticas tradicionais e a construção conjunta da mudança entre professor/tutor e alunos. A adoção do PBL foi motivada pelo descompasso entre as exigências e dinâmica da vida profissional e a passividade e alienação dos alunos em sala de aula. A avaliação geral do professor e de 90% dos alunos é que o PBL tem bom resultado na aprendizagem de conceitos, habilidades e atitudes.
id FGV-9_6400bc8ff007a36fee01d3653eee919f
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512008000500004
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling Inovando no ensino de administração: uma experiência com a aprendizagem baseada em problemas (PBL)ensino de administraçãoaprendizagem baseada em problemasensino superiorO objetivo deste artigo é relatar uma experiência educacional inovadora de ensino-aprendizagem de administração em disciplinas de graduação e pós-graduação com a aprendizagem baseada em problemas ou PBL (problem-based learning), como é mundialmente conhecida. A experiência ocorreu numa escola de engenharia de uma universidade pública, em diversos cursos de graduação em engenharia e em disciplinas de pós-graduação. Todas as disciplinas tinham conteúdos de administração, especificamente de "teoria geral da administração" e "introdução à administração". O estudo almeja substituir abordagens didáticas tradicionais e a construção conjunta da mudança entre professor/tutor e alunos. A adoção do PBL foi motivada pelo descompasso entre as exigências e dinâmica da vida profissional e a passividade e alienação dos alunos em sala de aula. A avaliação geral do professor e de 90% dos alunos é que o PBL tem bom resultado na aprendizagem de conceitos, habilidades e atitudes.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2008-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512008000500004Cadernos EBAPE.BR v.6 n.spe 2008reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1679-39512008000500004info:eu-repo/semantics/openAccessEscrivão Filho,EdmundoRibeiro,Luis Roberto de Camargopor2018-09-13T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512008000500004Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2018-09-13T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovando no ensino de administração: uma experiência com a aprendizagem baseada em problemas (PBL)
title Inovando no ensino de administração: uma experiência com a aprendizagem baseada em problemas (PBL)
spellingShingle Inovando no ensino de administração: uma experiência com a aprendizagem baseada em problemas (PBL)
Escrivão Filho,Edmundo
ensino de administração
aprendizagem baseada em problemas
ensino superior
title_short Inovando no ensino de administração: uma experiência com a aprendizagem baseada em problemas (PBL)
title_full Inovando no ensino de administração: uma experiência com a aprendizagem baseada em problemas (PBL)
title_fullStr Inovando no ensino de administração: uma experiência com a aprendizagem baseada em problemas (PBL)
title_full_unstemmed Inovando no ensino de administração: uma experiência com a aprendizagem baseada em problemas (PBL)
title_sort Inovando no ensino de administração: uma experiência com a aprendizagem baseada em problemas (PBL)
author Escrivão Filho,Edmundo
author_facet Escrivão Filho,Edmundo
Ribeiro,Luis Roberto de Camargo
author_role author
author2 Ribeiro,Luis Roberto de Camargo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Escrivão Filho,Edmundo
Ribeiro,Luis Roberto de Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de administração
aprendizagem baseada em problemas
ensino superior
topic ensino de administração
aprendizagem baseada em problemas
ensino superior
description O objetivo deste artigo é relatar uma experiência educacional inovadora de ensino-aprendizagem de administração em disciplinas de graduação e pós-graduação com a aprendizagem baseada em problemas ou PBL (problem-based learning), como é mundialmente conhecida. A experiência ocorreu numa escola de engenharia de uma universidade pública, em diversos cursos de graduação em engenharia e em disciplinas de pós-graduação. Todas as disciplinas tinham conteúdos de administração, especificamente de "teoria geral da administração" e "introdução à administração". O estudo almeja substituir abordagens didáticas tradicionais e a construção conjunta da mudança entre professor/tutor e alunos. A adoção do PBL foi motivada pelo descompasso entre as exigências e dinâmica da vida profissional e a passividade e alienação dos alunos em sala de aula. A avaliação geral do professor e de 90% dos alunos é que o PBL tem bom resultado na aprendizagem de conceitos, habilidades e atitudes.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512008000500004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512008000500004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1679-39512008000500004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.6 n.spe 2008
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115884233785344