Inovando no ensino de administração: uma experiência com a aprendizagem baseada em problemas (PBL)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos EBAPE.BR |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512008000500004 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é relatar uma experiência educacional inovadora de ensino-aprendizagem de administração em disciplinas de graduação e pós-graduação com a aprendizagem baseada em problemas ou PBL (problem-based learning), como é mundialmente conhecida. A experiência ocorreu numa escola de engenharia de uma universidade pública, em diversos cursos de graduação em engenharia e em disciplinas de pós-graduação. Todas as disciplinas tinham conteúdos de administração, especificamente de "teoria geral da administração" e "introdução à administração". O estudo almeja substituir abordagens didáticas tradicionais e a construção conjunta da mudança entre professor/tutor e alunos. A adoção do PBL foi motivada pelo descompasso entre as exigências e dinâmica da vida profissional e a passividade e alienação dos alunos em sala de aula. A avaliação geral do professor e de 90% dos alunos é que o PBL tem bom resultado na aprendizagem de conceitos, habilidades e atitudes. |
id |
FGV-9_6400bc8ff007a36fee01d3653eee919f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1679-39512008000500004 |
network_acronym_str |
FGV-9 |
network_name_str |
Cadernos EBAPE.BR |
repository_id_str |
|
spelling |
Inovando no ensino de administração: uma experiência com a aprendizagem baseada em problemas (PBL)ensino de administraçãoaprendizagem baseada em problemasensino superiorO objetivo deste artigo é relatar uma experiência educacional inovadora de ensino-aprendizagem de administração em disciplinas de graduação e pós-graduação com a aprendizagem baseada em problemas ou PBL (problem-based learning), como é mundialmente conhecida. A experiência ocorreu numa escola de engenharia de uma universidade pública, em diversos cursos de graduação em engenharia e em disciplinas de pós-graduação. Todas as disciplinas tinham conteúdos de administração, especificamente de "teoria geral da administração" e "introdução à administração". O estudo almeja substituir abordagens didáticas tradicionais e a construção conjunta da mudança entre professor/tutor e alunos. A adoção do PBL foi motivada pelo descompasso entre as exigências e dinâmica da vida profissional e a passividade e alienação dos alunos em sala de aula. A avaliação geral do professor e de 90% dos alunos é que o PBL tem bom resultado na aprendizagem de conceitos, habilidades e atitudes.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2008-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512008000500004Cadernos EBAPE.BR v.6 n.spe 2008reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1679-39512008000500004info:eu-repo/semantics/openAccessEscrivão Filho,EdmundoRibeiro,Luis Roberto de Camargopor2018-09-13T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512008000500004Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2018-09-13T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovando no ensino de administração: uma experiência com a aprendizagem baseada em problemas (PBL) |
title |
Inovando no ensino de administração: uma experiência com a aprendizagem baseada em problemas (PBL) |
spellingShingle |
Inovando no ensino de administração: uma experiência com a aprendizagem baseada em problemas (PBL) Escrivão Filho,Edmundo ensino de administração aprendizagem baseada em problemas ensino superior |
title_short |
Inovando no ensino de administração: uma experiência com a aprendizagem baseada em problemas (PBL) |
title_full |
Inovando no ensino de administração: uma experiência com a aprendizagem baseada em problemas (PBL) |
title_fullStr |
Inovando no ensino de administração: uma experiência com a aprendizagem baseada em problemas (PBL) |
title_full_unstemmed |
Inovando no ensino de administração: uma experiência com a aprendizagem baseada em problemas (PBL) |
title_sort |
Inovando no ensino de administração: uma experiência com a aprendizagem baseada em problemas (PBL) |
author |
Escrivão Filho,Edmundo |
author_facet |
Escrivão Filho,Edmundo Ribeiro,Luis Roberto de Camargo |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro,Luis Roberto de Camargo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Escrivão Filho,Edmundo Ribeiro,Luis Roberto de Camargo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de administração aprendizagem baseada em problemas ensino superior |
topic |
ensino de administração aprendizagem baseada em problemas ensino superior |
description |
O objetivo deste artigo é relatar uma experiência educacional inovadora de ensino-aprendizagem de administração em disciplinas de graduação e pós-graduação com a aprendizagem baseada em problemas ou PBL (problem-based learning), como é mundialmente conhecida. A experiência ocorreu numa escola de engenharia de uma universidade pública, em diversos cursos de graduação em engenharia e em disciplinas de pós-graduação. Todas as disciplinas tinham conteúdos de administração, especificamente de "teoria geral da administração" e "introdução à administração". O estudo almeja substituir abordagens didáticas tradicionais e a construção conjunta da mudança entre professor/tutor e alunos. A adoção do PBL foi motivada pelo descompasso entre as exigências e dinâmica da vida profissional e a passividade e alienação dos alunos em sala de aula. A avaliação geral do professor e de 90% dos alunos é que o PBL tem bom resultado na aprendizagem de conceitos, habilidades e atitudes. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512008000500004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512008000500004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1679-39512008000500004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos EBAPE.BR v.6 n.spe 2008 reponame:Cadernos EBAPE.BR instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Cadernos EBAPE.BR |
collection |
Cadernos EBAPE.BR |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br |
_version_ |
1754115884233785344 |