O uso de problemas matemáticos no Ensino Superior sob o viés da Aprendizagem Baseada em Problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Débora Vieira de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/222
Resumo: Neste artigo exploramos o uso de problemas matemáticos no Ensino Superior sob a perspectiva da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). Entende-se que o uso de dinâmicas amparadas no PBL em sala de aula pode contribuir com uma aproximação maior entre os conhecimentos teóricos e práticos contemplados na educação universitária. A presente proposta se pauta na conclusão de uma pesquisa teórica realizada no mestrado profissional, a qual teve como intuito abordar noções de Cálculo Diferencial e Integral, enfatizando a elaboração e adaptação de problemas intrínsecos às carreiras dos estudantes. O objetivo foi construir uma rede de princípios acerca do PBL, em associação a possíveis práticas educativas relativas ao ensino da matemática no nível superior. O referido trabalho se estruturou em uma abordagem qualitativa de cunho teórico e resultou na compilação de um material que possui sugestões de problemas e direcionamentos que podem ser explorados pelo professor de matemática. A partir dos estudos realizados e do produto final obtido, consideramos que o uso de uma abordagem ativa pode ser vinculado ao ensino de matemática, enriquecendo, assim, as práticas educativas no contexto das universidades.
id SBEM_18313f68da3c17e8b4f2808b3f5a61d9
oai_identifier_str oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/222
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling O uso de problemas matemáticos no Ensino Superior sob o viés da Aprendizagem Baseada em ProblemasProblemas matemáticosAprendizagem Baseada em ProblemasEnsino SuperiorNeste artigo exploramos o uso de problemas matemáticos no Ensino Superior sob a perspectiva da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). Entende-se que o uso de dinâmicas amparadas no PBL em sala de aula pode contribuir com uma aproximação maior entre os conhecimentos teóricos e práticos contemplados na educação universitária. A presente proposta se pauta na conclusão de uma pesquisa teórica realizada no mestrado profissional, a qual teve como intuito abordar noções de Cálculo Diferencial e Integral, enfatizando a elaboração e adaptação de problemas intrínsecos às carreiras dos estudantes. O objetivo foi construir uma rede de princípios acerca do PBL, em associação a possíveis práticas educativas relativas ao ensino da matemática no nível superior. O referido trabalho se estruturou em uma abordagem qualitativa de cunho teórico e resultou na compilação de um material que possui sugestões de problemas e direcionamentos que podem ser explorados pelo professor de matemática. A partir dos estudos realizados e do produto final obtido, consideramos que o uso de uma abordagem ativa pode ser vinculado ao ensino de matemática, enriquecendo, assim, as práticas educativas no contexto das universidades.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/222Revista de Educação Matemática; Vol. 16 No. 22 (2019): maio/ago. 2019; 270 - 283Revista de Educação Matemática; Vol. 16 Núm. 22 (2019): maio/ago. 2019; 270 - 283Revista de Educação Matemática; v. 16 n. 22 (2019): maio/ago. 2019; 270 - 2832526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/222/234https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Débora Vieira de2023-07-11T02:17:34Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/222Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-11T02:17:34Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de problemas matemáticos no Ensino Superior sob o viés da Aprendizagem Baseada em Problemas
title O uso de problemas matemáticos no Ensino Superior sob o viés da Aprendizagem Baseada em Problemas
spellingShingle O uso de problemas matemáticos no Ensino Superior sob o viés da Aprendizagem Baseada em Problemas
Souza, Débora Vieira de
Problemas matemáticos
Aprendizagem Baseada em Problemas
Ensino Superior
title_short O uso de problemas matemáticos no Ensino Superior sob o viés da Aprendizagem Baseada em Problemas
title_full O uso de problemas matemáticos no Ensino Superior sob o viés da Aprendizagem Baseada em Problemas
title_fullStr O uso de problemas matemáticos no Ensino Superior sob o viés da Aprendizagem Baseada em Problemas
title_full_unstemmed O uso de problemas matemáticos no Ensino Superior sob o viés da Aprendizagem Baseada em Problemas
title_sort O uso de problemas matemáticos no Ensino Superior sob o viés da Aprendizagem Baseada em Problemas
author Souza, Débora Vieira de
author_facet Souza, Débora Vieira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Débora Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Problemas matemáticos
Aprendizagem Baseada em Problemas
Ensino Superior
topic Problemas matemáticos
Aprendizagem Baseada em Problemas
Ensino Superior
description Neste artigo exploramos o uso de problemas matemáticos no Ensino Superior sob a perspectiva da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). Entende-se que o uso de dinâmicas amparadas no PBL em sala de aula pode contribuir com uma aproximação maior entre os conhecimentos teóricos e práticos contemplados na educação universitária. A presente proposta se pauta na conclusão de uma pesquisa teórica realizada no mestrado profissional, a qual teve como intuito abordar noções de Cálculo Diferencial e Integral, enfatizando a elaboração e adaptação de problemas intrínsecos às carreiras dos estudantes. O objetivo foi construir uma rede de princípios acerca do PBL, em associação a possíveis práticas educativas relativas ao ensino da matemática no nível superior. O referido trabalho se estruturou em uma abordagem qualitativa de cunho teórico e resultou na compilação de um material que possui sugestões de problemas e direcionamentos que podem ser explorados pelo professor de matemática. A partir dos estudos realizados e do produto final obtido, consideramos que o uso de uma abordagem ativa pode ser vinculado ao ensino de matemática, enriquecendo, assim, as práticas educativas no contexto das universidades.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/222
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/222/234
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 16 No. 22 (2019): maio/ago. 2019; 270 - 283
Revista de Educação Matemática; Vol. 16 Núm. 22 (2019): maio/ago. 2019; 270 - 283
Revista de Educação Matemática; v. 16 n. 22 (2019): maio/ago. 2019; 270 - 283
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv douglas.tinti@unicid.edu.br
_version_ 1798313495503044608