O uso de problemas matemáticos no Ensino Superior sob o viés da Aprendizagem Baseada em Problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/222 |
Resumo: | Neste artigo exploramos o uso de problemas matemáticos no Ensino Superior sob a perspectiva da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). Entende-se que o uso de dinâmicas amparadas no PBL em sala de aula pode contribuir com uma aproximação maior entre os conhecimentos teóricos e práticos contemplados na educação universitária. A presente proposta se pauta na conclusão de uma pesquisa teórica realizada no mestrado profissional, a qual teve como intuito abordar noções de Cálculo Diferencial e Integral, enfatizando a elaboração e adaptação de problemas intrínsecos às carreiras dos estudantes. O objetivo foi construir uma rede de princípios acerca do PBL, em associação a possíveis práticas educativas relativas ao ensino da matemática no nível superior. O referido trabalho se estruturou em uma abordagem qualitativa de cunho teórico e resultou na compilação de um material que possui sugestões de problemas e direcionamentos que podem ser explorados pelo professor de matemática. A partir dos estudos realizados e do produto final obtido, consideramos que o uso de uma abordagem ativa pode ser vinculado ao ensino de matemática, enriquecendo, assim, as práticas educativas no contexto das universidades. |
id |
SBEM_18313f68da3c17e8b4f2808b3f5a61d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/222 |
network_acronym_str |
SBEM |
network_name_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso de problemas matemáticos no Ensino Superior sob o viés da Aprendizagem Baseada em ProblemasProblemas matemáticosAprendizagem Baseada em ProblemasEnsino SuperiorNeste artigo exploramos o uso de problemas matemáticos no Ensino Superior sob a perspectiva da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). Entende-se que o uso de dinâmicas amparadas no PBL em sala de aula pode contribuir com uma aproximação maior entre os conhecimentos teóricos e práticos contemplados na educação universitária. A presente proposta se pauta na conclusão de uma pesquisa teórica realizada no mestrado profissional, a qual teve como intuito abordar noções de Cálculo Diferencial e Integral, enfatizando a elaboração e adaptação de problemas intrínsecos às carreiras dos estudantes. O objetivo foi construir uma rede de princípios acerca do PBL, em associação a possíveis práticas educativas relativas ao ensino da matemática no nível superior. O referido trabalho se estruturou em uma abordagem qualitativa de cunho teórico e resultou na compilação de um material que possui sugestões de problemas e direcionamentos que podem ser explorados pelo professor de matemática. A partir dos estudos realizados e do produto final obtido, consideramos que o uso de uma abordagem ativa pode ser vinculado ao ensino de matemática, enriquecendo, assim, as práticas educativas no contexto das universidades.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/222Revista de Educação Matemática; Vol. 16 No. 22 (2019): maio/ago. 2019; 270 - 283Revista de Educação Matemática; Vol. 16 Núm. 22 (2019): maio/ago. 2019; 270 - 283Revista de Educação Matemática; v. 16 n. 22 (2019): maio/ago. 2019; 270 - 2832526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/222/234https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Débora Vieira de2023-07-11T02:17:34Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/222Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-11T02:17:34Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de problemas matemáticos no Ensino Superior sob o viés da Aprendizagem Baseada em Problemas |
title |
O uso de problemas matemáticos no Ensino Superior sob o viés da Aprendizagem Baseada em Problemas |
spellingShingle |
O uso de problemas matemáticos no Ensino Superior sob o viés da Aprendizagem Baseada em Problemas Souza, Débora Vieira de Problemas matemáticos Aprendizagem Baseada em Problemas Ensino Superior |
title_short |
O uso de problemas matemáticos no Ensino Superior sob o viés da Aprendizagem Baseada em Problemas |
title_full |
O uso de problemas matemáticos no Ensino Superior sob o viés da Aprendizagem Baseada em Problemas |
title_fullStr |
O uso de problemas matemáticos no Ensino Superior sob o viés da Aprendizagem Baseada em Problemas |
title_full_unstemmed |
O uso de problemas matemáticos no Ensino Superior sob o viés da Aprendizagem Baseada em Problemas |
title_sort |
O uso de problemas matemáticos no Ensino Superior sob o viés da Aprendizagem Baseada em Problemas |
author |
Souza, Débora Vieira de |
author_facet |
Souza, Débora Vieira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Débora Vieira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Problemas matemáticos Aprendizagem Baseada em Problemas Ensino Superior |
topic |
Problemas matemáticos Aprendizagem Baseada em Problemas Ensino Superior |
description |
Neste artigo exploramos o uso de problemas matemáticos no Ensino Superior sob a perspectiva da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). Entende-se que o uso de dinâmicas amparadas no PBL em sala de aula pode contribuir com uma aproximação maior entre os conhecimentos teóricos e práticos contemplados na educação universitária. A presente proposta se pauta na conclusão de uma pesquisa teórica realizada no mestrado profissional, a qual teve como intuito abordar noções de Cálculo Diferencial e Integral, enfatizando a elaboração e adaptação de problemas intrínsecos às carreiras dos estudantes. O objetivo foi construir uma rede de princípios acerca do PBL, em associação a possíveis práticas educativas relativas ao ensino da matemática no nível superior. O referido trabalho se estruturou em uma abordagem qualitativa de cunho teórico e resultou na compilação de um material que possui sugestões de problemas e direcionamentos que podem ser explorados pelo professor de matemática. A partir dos estudos realizados e do produto final obtido, consideramos que o uso de uma abordagem ativa pode ser vinculado ao ensino de matemática, enriquecendo, assim, as práticas educativas no contexto das universidades. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/222 |
url |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/222/234 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática; Vol. 16 No. 22 (2019): maio/ago. 2019; 270 - 283 Revista de Educação Matemática; Vol. 16 Núm. 22 (2019): maio/ago. 2019; 270 - 283 Revista de Educação Matemática; v. 16 n. 22 (2019): maio/ago. 2019; 270 - 283 2526-9062 reponame:Revista de Educação Matemática (Online) instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM |
institution |
SBEM |
reponame_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
collection |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
douglas.tinti@unicid.edu.br |
_version_ |
1798313495503044608 |