Centro de pesquisa universitária: caracterização do ambiente de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOUTINHO,JOSÉ DA ASSUNÇÃO
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: RABECHINI JUNIOR,ROQUE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512021000500887
Resumo: Resumo As possibilidades de estreitamento das relações entre universidades e empresas por meio dos Centros de Pesquisa Universitária têm gerado oportunidades de desenvolvimento de conhecimento e avanço tecnológico entre outras vantagens. Entender as relações existentes entre estes atores, certamente, produzirá melhorias no desenvolvimento tecnológico e social que permeiam esse ambiente. Este artigo visa compreender como se caracteriza o ambiente colaborativo formado por CPUs, Universidades e Empresas. Como estratégia de pesquisa, optou-se pela revisão sistemática da literatura que, a partir das buscas nas bases Scopus e Web of Science, resultou em 63 artigos que compuseram a amostra final. Como resultado, descreve as características de CPUs, motivações dos atores para se estabelecer relacionamentos, principais modalidades e formas de colaboração, medição de resultados da colaboração, performance dos CPUs, assim como transferências de conhecimento e tecnologia entre os colaboradores. A pesquisa também revela que a teoria do capital humano, a visão baseada em recursos, a teoria institucional e a lógica institucional são as principais lentes teóricas utilizadas nos estudos analisados. Por fim, apresenta-se um framework que integra os elementos discutidos.
id FGV-9_676d3e467b5a90fb044c65ad33b1a8cf
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512021000500887
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling Centro de pesquisa universitária: caracterização do ambiente de pesquisaCentros de pesquisaTeoriasPesquisa universitáriaResumo As possibilidades de estreitamento das relações entre universidades e empresas por meio dos Centros de Pesquisa Universitária têm gerado oportunidades de desenvolvimento de conhecimento e avanço tecnológico entre outras vantagens. Entender as relações existentes entre estes atores, certamente, produzirá melhorias no desenvolvimento tecnológico e social que permeiam esse ambiente. Este artigo visa compreender como se caracteriza o ambiente colaborativo formado por CPUs, Universidades e Empresas. Como estratégia de pesquisa, optou-se pela revisão sistemática da literatura que, a partir das buscas nas bases Scopus e Web of Science, resultou em 63 artigos que compuseram a amostra final. Como resultado, descreve as características de CPUs, motivações dos atores para se estabelecer relacionamentos, principais modalidades e formas de colaboração, medição de resultados da colaboração, performance dos CPUs, assim como transferências de conhecimento e tecnologia entre os colaboradores. A pesquisa também revela que a teoria do capital humano, a visão baseada em recursos, a teoria institucional e a lógica institucional são as principais lentes teóricas utilizadas nos estudos analisados. Por fim, apresenta-se um framework que integra os elementos discutidos.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2021-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512021000500887Cadernos EBAPE.BR v.19 n.4 2021reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/1679-395120200178info:eu-repo/semantics/openAccessMOUTINHO,JOSÉ DA ASSUNÇÃORABECHINI JUNIOR,ROQUEpor2022-01-21T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512021000500887Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2022-01-21T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Centro de pesquisa universitária: caracterização do ambiente de pesquisa
title Centro de pesquisa universitária: caracterização do ambiente de pesquisa
spellingShingle Centro de pesquisa universitária: caracterização do ambiente de pesquisa
MOUTINHO,JOSÉ DA ASSUNÇÃO
Centros de pesquisa
Teorias
Pesquisa universitária
title_short Centro de pesquisa universitária: caracterização do ambiente de pesquisa
title_full Centro de pesquisa universitária: caracterização do ambiente de pesquisa
title_fullStr Centro de pesquisa universitária: caracterização do ambiente de pesquisa
title_full_unstemmed Centro de pesquisa universitária: caracterização do ambiente de pesquisa
title_sort Centro de pesquisa universitária: caracterização do ambiente de pesquisa
author MOUTINHO,JOSÉ DA ASSUNÇÃO
author_facet MOUTINHO,JOSÉ DA ASSUNÇÃO
RABECHINI JUNIOR,ROQUE
author_role author
author2 RABECHINI JUNIOR,ROQUE
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MOUTINHO,JOSÉ DA ASSUNÇÃO
RABECHINI JUNIOR,ROQUE
dc.subject.por.fl_str_mv Centros de pesquisa
Teorias
Pesquisa universitária
topic Centros de pesquisa
Teorias
Pesquisa universitária
description Resumo As possibilidades de estreitamento das relações entre universidades e empresas por meio dos Centros de Pesquisa Universitária têm gerado oportunidades de desenvolvimento de conhecimento e avanço tecnológico entre outras vantagens. Entender as relações existentes entre estes atores, certamente, produzirá melhorias no desenvolvimento tecnológico e social que permeiam esse ambiente. Este artigo visa compreender como se caracteriza o ambiente colaborativo formado por CPUs, Universidades e Empresas. Como estratégia de pesquisa, optou-se pela revisão sistemática da literatura que, a partir das buscas nas bases Scopus e Web of Science, resultou em 63 artigos que compuseram a amostra final. Como resultado, descreve as características de CPUs, motivações dos atores para se estabelecer relacionamentos, principais modalidades e formas de colaboração, medição de resultados da colaboração, performance dos CPUs, assim como transferências de conhecimento e tecnologia entre os colaboradores. A pesquisa também revela que a teoria do capital humano, a visão baseada em recursos, a teoria institucional e a lógica institucional são as principais lentes teóricas utilizadas nos estudos analisados. Por fim, apresenta-se um framework que integra os elementos discutidos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512021000500887
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512021000500887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1679-395120200178
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.19 n.4 2021
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115887144632320