A ideologia do crescimento econômico e o discurso empresarial do desenvolvimento sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lara,Luiz Gustavo Alves de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira,Samir Adamoglu de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512017000200326
Resumo: Resumo Este estudo investiga a forma como a ideologia do crescimento lida com as contradições do discurso do desenvolvimento sustentável. Foram analisadas reportagens da mídia noticiosa que vinculavam empresas estatais e de economia mista do ramo de geração de energia elétrica listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores de São Paulo (ISE BM&FBOVESPA) às dimensões do desenvolvimento sustentável do Triple Bottom Line (3BL). Também foram analisados seus relatórios de sustentabilidade. Os dados coletados são datados de 2005 a 2013. Às reportagens foi empregada análise de conteúdo, buscando evidências de acontecimentos noticiados que relacionam aquelas empresas ao tema desenvolvimento sustentável. Aos relatórios de sustentabilidade foi empregada análise de discurso, com a finalidade de identificar manifestações ideológicas no discurso da sustentabilidade. Os resultados foram discutidos dialeticamente, pautados na conceituação de ‘ideologia’ sugerida por Giddens (1979). Verificou-se que os componentes ideológicos do crescimento transferem-se para o discurso do desenvolvimento sustentável mediante eufemismos e deslizes semânticos, permitindo às empresas usufruir das propriedades polissêmicas da linguagem para ressignificá-la por meio da (i) reificação do presente; (ii) defesa do crescimento como algo de interesse primariamente coletivo; e (iii) negação das contradições, evidenciadas como conflitos entre as dimensões ambiental, econômica e social do modelo 3BL.
id FGV-9_69db1a72e3232c5d021078c304cf6f7d
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512017000200326
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling A ideologia do crescimento econômico e o discurso empresarial do desenvolvimento sustentávelCrescimento econômicoDesenvolvimento sustentávelDiscursoIdeologiaResumo Este estudo investiga a forma como a ideologia do crescimento lida com as contradições do discurso do desenvolvimento sustentável. Foram analisadas reportagens da mídia noticiosa que vinculavam empresas estatais e de economia mista do ramo de geração de energia elétrica listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores de São Paulo (ISE BM&FBOVESPA) às dimensões do desenvolvimento sustentável do Triple Bottom Line (3BL). Também foram analisados seus relatórios de sustentabilidade. Os dados coletados são datados de 2005 a 2013. Às reportagens foi empregada análise de conteúdo, buscando evidências de acontecimentos noticiados que relacionam aquelas empresas ao tema desenvolvimento sustentável. Aos relatórios de sustentabilidade foi empregada análise de discurso, com a finalidade de identificar manifestações ideológicas no discurso da sustentabilidade. Os resultados foram discutidos dialeticamente, pautados na conceituação de ‘ideologia’ sugerida por Giddens (1979). Verificou-se que os componentes ideológicos do crescimento transferem-se para o discurso do desenvolvimento sustentável mediante eufemismos e deslizes semânticos, permitindo às empresas usufruir das propriedades polissêmicas da linguagem para ressignificá-la por meio da (i) reificação do presente; (ii) defesa do crescimento como algo de interesse primariamente coletivo; e (iii) negação das contradições, evidenciadas como conflitos entre as dimensões ambiental, econômica e social do modelo 3BL.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2017-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512017000200326Cadernos EBAPE.BR v.15 n.2 2017reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/1679-395159387info:eu-repo/semantics/openAccessLara,Luiz Gustavo Alves deOliveira,Samir Adamoglu depor2017-07-17T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512017000200326Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2017-07-17T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv A ideologia do crescimento econômico e o discurso empresarial do desenvolvimento sustentável
title A ideologia do crescimento econômico e o discurso empresarial do desenvolvimento sustentável
spellingShingle A ideologia do crescimento econômico e o discurso empresarial do desenvolvimento sustentável
Lara,Luiz Gustavo Alves de
Crescimento econômico
Desenvolvimento sustentável
Discurso
Ideologia
title_short A ideologia do crescimento econômico e o discurso empresarial do desenvolvimento sustentável
title_full A ideologia do crescimento econômico e o discurso empresarial do desenvolvimento sustentável
title_fullStr A ideologia do crescimento econômico e o discurso empresarial do desenvolvimento sustentável
title_full_unstemmed A ideologia do crescimento econômico e o discurso empresarial do desenvolvimento sustentável
title_sort A ideologia do crescimento econômico e o discurso empresarial do desenvolvimento sustentável
author Lara,Luiz Gustavo Alves de
author_facet Lara,Luiz Gustavo Alves de
Oliveira,Samir Adamoglu de
author_role author
author2 Oliveira,Samir Adamoglu de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lara,Luiz Gustavo Alves de
Oliveira,Samir Adamoglu de
dc.subject.por.fl_str_mv Crescimento econômico
Desenvolvimento sustentável
Discurso
Ideologia
topic Crescimento econômico
Desenvolvimento sustentável
Discurso
Ideologia
description Resumo Este estudo investiga a forma como a ideologia do crescimento lida com as contradições do discurso do desenvolvimento sustentável. Foram analisadas reportagens da mídia noticiosa que vinculavam empresas estatais e de economia mista do ramo de geração de energia elétrica listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores de São Paulo (ISE BM&FBOVESPA) às dimensões do desenvolvimento sustentável do Triple Bottom Line (3BL). Também foram analisados seus relatórios de sustentabilidade. Os dados coletados são datados de 2005 a 2013. Às reportagens foi empregada análise de conteúdo, buscando evidências de acontecimentos noticiados que relacionam aquelas empresas ao tema desenvolvimento sustentável. Aos relatórios de sustentabilidade foi empregada análise de discurso, com a finalidade de identificar manifestações ideológicas no discurso da sustentabilidade. Os resultados foram discutidos dialeticamente, pautados na conceituação de ‘ideologia’ sugerida por Giddens (1979). Verificou-se que os componentes ideológicos do crescimento transferem-se para o discurso do desenvolvimento sustentável mediante eufemismos e deslizes semânticos, permitindo às empresas usufruir das propriedades polissêmicas da linguagem para ressignificá-la por meio da (i) reificação do presente; (ii) defesa do crescimento como algo de interesse primariamente coletivo; e (iii) negação das contradições, evidenciadas como conflitos entre as dimensões ambiental, econômica e social do modelo 3BL.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512017000200326
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512017000200326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1679-395159387
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.15 n.2 2017
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115885903118336