Misbehavior empreendedor associado às práticas de sonegação fiscal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BELO,MARINA EMANUELLI
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: NASCIMENTO,THIAGO CAVALCANTE, MENDONÇA,ANDRÉA TORRES BARROS BATINGA DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512021000500918
Resumo: Resumo Esta pesquisa tem como objetivo compreender como se manifesta o misbehavior de empreendedores associado às práticas de sonegação fiscal em micro e pequenas empresas, sob a ótica do jeitinho brasileiro. Entende-se o conjunto de atitudes realizadas pelos membros da organização, de maneira intencional, e que resultam na violação de regras, normas e padrões sociais como misbehavior organizational. Observou-se na literatura que a formação cultural do país fortaleceu uma crença comum de que os cidadãos são constantemente prejudicados pelo sistema político, o que influencia na utilização de meios, por parte destes indivíduos, para contornar situações adversas e obter recompensas. Este mecanismo social utilizado como estratégia na solução de problemas é conhecido como jeitinho brasileiro. Assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa com entrevistas semiestruturadas a micro e pequenos empreendedores e posteriormente a análise de conteúdo a partir de categorias de análise. Os principais resultados revelam que a sonegação fiscal é uma escolha racional do empreendedor. Embora alguns empresários tenham apresentado certa hesitação para confirmar a prática ilícita, a maior parte dos entrevistados afirmou que, ao ponderar os riscos e benefícios, o ato de sonegar é vantajoso ao pequeno negócio, uma vez que os custos com penalidades são irrisórios, considerando a baixa fiscalização.
id FGV-9_7259e11fa90fcc75430b4d52857d48fa
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512021000500918
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling Misbehavior empreendedor associado às práticas de sonegação fiscalMisbehaviorComportamento empreendedorSonegação fiscalResumo Esta pesquisa tem como objetivo compreender como se manifesta o misbehavior de empreendedores associado às práticas de sonegação fiscal em micro e pequenas empresas, sob a ótica do jeitinho brasileiro. Entende-se o conjunto de atitudes realizadas pelos membros da organização, de maneira intencional, e que resultam na violação de regras, normas e padrões sociais como misbehavior organizational. Observou-se na literatura que a formação cultural do país fortaleceu uma crença comum de que os cidadãos são constantemente prejudicados pelo sistema político, o que influencia na utilização de meios, por parte destes indivíduos, para contornar situações adversas e obter recompensas. Este mecanismo social utilizado como estratégia na solução de problemas é conhecido como jeitinho brasileiro. Assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa com entrevistas semiestruturadas a micro e pequenos empreendedores e posteriormente a análise de conteúdo a partir de categorias de análise. Os principais resultados revelam que a sonegação fiscal é uma escolha racional do empreendedor. Embora alguns empresários tenham apresentado certa hesitação para confirmar a prática ilícita, a maior parte dos entrevistados afirmou que, ao ponderar os riscos e benefícios, o ato de sonegar é vantajoso ao pequeno negócio, uma vez que os custos com penalidades são irrisórios, considerando a baixa fiscalização.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2021-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512021000500918Cadernos EBAPE.BR v.19 n.4 2021reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/1679-395120200187info:eu-repo/semantics/openAccessBELO,MARINA EMANUELLINASCIMENTO,THIAGO CAVALCANTEMENDONÇA,ANDRÉA TORRES BARROS BATINGA DEpor2022-01-21T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512021000500918Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2022-01-21T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Misbehavior empreendedor associado às práticas de sonegação fiscal
title Misbehavior empreendedor associado às práticas de sonegação fiscal
spellingShingle Misbehavior empreendedor associado às práticas de sonegação fiscal
BELO,MARINA EMANUELLI
Misbehavior
Comportamento empreendedor
Sonegação fiscal
title_short Misbehavior empreendedor associado às práticas de sonegação fiscal
title_full Misbehavior empreendedor associado às práticas de sonegação fiscal
title_fullStr Misbehavior empreendedor associado às práticas de sonegação fiscal
title_full_unstemmed Misbehavior empreendedor associado às práticas de sonegação fiscal
title_sort Misbehavior empreendedor associado às práticas de sonegação fiscal
author BELO,MARINA EMANUELLI
author_facet BELO,MARINA EMANUELLI
NASCIMENTO,THIAGO CAVALCANTE
MENDONÇA,ANDRÉA TORRES BARROS BATINGA DE
author_role author
author2 NASCIMENTO,THIAGO CAVALCANTE
MENDONÇA,ANDRÉA TORRES BARROS BATINGA DE
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BELO,MARINA EMANUELLI
NASCIMENTO,THIAGO CAVALCANTE
MENDONÇA,ANDRÉA TORRES BARROS BATINGA DE
dc.subject.por.fl_str_mv Misbehavior
Comportamento empreendedor
Sonegação fiscal
topic Misbehavior
Comportamento empreendedor
Sonegação fiscal
description Resumo Esta pesquisa tem como objetivo compreender como se manifesta o misbehavior de empreendedores associado às práticas de sonegação fiscal em micro e pequenas empresas, sob a ótica do jeitinho brasileiro. Entende-se o conjunto de atitudes realizadas pelos membros da organização, de maneira intencional, e que resultam na violação de regras, normas e padrões sociais como misbehavior organizational. Observou-se na literatura que a formação cultural do país fortaleceu uma crença comum de que os cidadãos são constantemente prejudicados pelo sistema político, o que influencia na utilização de meios, por parte destes indivíduos, para contornar situações adversas e obter recompensas. Este mecanismo social utilizado como estratégia na solução de problemas é conhecido como jeitinho brasileiro. Assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa com entrevistas semiestruturadas a micro e pequenos empreendedores e posteriormente a análise de conteúdo a partir de categorias de análise. Os principais resultados revelam que a sonegação fiscal é uma escolha racional do empreendedor. Embora alguns empresários tenham apresentado certa hesitação para confirmar a prática ilícita, a maior parte dos entrevistados afirmou que, ao ponderar os riscos e benefícios, o ato de sonegar é vantajoso ao pequeno negócio, uma vez que os custos com penalidades são irrisórios, considerando a baixa fiscalização.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512021000500918
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512021000500918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1679-395120200187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.19 n.4 2021
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115887147778048