A inserção da lógica de mercado no campo cultural: a relação entre as instituições bancárias e a cultura em Recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorêto,Myrna Sueli da Silva
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Pacheco,Flávia Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512007000400011
Resumo: Ao se falar de cultura pernambucana, percebe-se que alguns grupos responsáveis por manifestações tradicionais estão encontrando dificuldades em permanecer realizando essas atividades culturais. Este fato decorre, entre outros motivos, devido à reforma do Estado que tende, a cada dia que passa, a diminuir os investimentos diretos em cultura, fazendo-o por meio de leis de incentivo à cultura e renúncia fiscal. É nesse contexto que as instituições bancárias perceberam uma nova fatia do mercado a atingir: o setor cultural. A fim de obterem legitimidade perante a comunidade da qual fazem parte, os bancos começam a se utilizar dos mecanismos governamentais, como as leis de incentivo à cultura, para conseguirem isenção de impostos ao financiarem projetos culturais e, ao mesmo tempo, alcançarem visibilidade junto à mídia enquanto organizações socialmente responsáveis. Assim, propomo-nos a discutir de que modo está configurado o campo cultural que se formou a partir das ações de financiamento das instituições bancárias em Recife. Para isso, tomamos como base a Teoria Institucional, pois ela destaca aspectos como: o ambiente onde essas organizações estão inseridas e a noção de campo.
id FGV-9_88d6dabe9e782e9ca3cf29da478eb048
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512007000400011
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling A inserção da lógica de mercado no campo cultural: a relação entre as instituições bancárias e a cultura em RecifeCulturaCampoTeoria InstitucionalInstituições FinanceirasAo se falar de cultura pernambucana, percebe-se que alguns grupos responsáveis por manifestações tradicionais estão encontrando dificuldades em permanecer realizando essas atividades culturais. Este fato decorre, entre outros motivos, devido à reforma do Estado que tende, a cada dia que passa, a diminuir os investimentos diretos em cultura, fazendo-o por meio de leis de incentivo à cultura e renúncia fiscal. É nesse contexto que as instituições bancárias perceberam uma nova fatia do mercado a atingir: o setor cultural. A fim de obterem legitimidade perante a comunidade da qual fazem parte, os bancos começam a se utilizar dos mecanismos governamentais, como as leis de incentivo à cultura, para conseguirem isenção de impostos ao financiarem projetos culturais e, ao mesmo tempo, alcançarem visibilidade junto à mídia enquanto organizações socialmente responsáveis. Assim, propomo-nos a discutir de que modo está configurado o campo cultural que se formou a partir das ações de financiamento das instituições bancárias em Recife. Para isso, tomamos como base a Teoria Institucional, pois ela destaca aspectos como: o ambiente onde essas organizações estão inseridas e a noção de campo.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512007000400011Cadernos EBAPE.BR v.5 n.4 2007reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1679-39512007000400011info:eu-repo/semantics/openAccessLorêto,Myrna Sueli da SilvaPacheco,Flávia Lopespor2018-09-13T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512007000400011Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2018-09-13T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv A inserção da lógica de mercado no campo cultural: a relação entre as instituições bancárias e a cultura em Recife
title A inserção da lógica de mercado no campo cultural: a relação entre as instituições bancárias e a cultura em Recife
spellingShingle A inserção da lógica de mercado no campo cultural: a relação entre as instituições bancárias e a cultura em Recife
Lorêto,Myrna Sueli da Silva
Cultura
Campo
Teoria Institucional
Instituições Financeiras
title_short A inserção da lógica de mercado no campo cultural: a relação entre as instituições bancárias e a cultura em Recife
title_full A inserção da lógica de mercado no campo cultural: a relação entre as instituições bancárias e a cultura em Recife
title_fullStr A inserção da lógica de mercado no campo cultural: a relação entre as instituições bancárias e a cultura em Recife
title_full_unstemmed A inserção da lógica de mercado no campo cultural: a relação entre as instituições bancárias e a cultura em Recife
title_sort A inserção da lógica de mercado no campo cultural: a relação entre as instituições bancárias e a cultura em Recife
author Lorêto,Myrna Sueli da Silva
author_facet Lorêto,Myrna Sueli da Silva
Pacheco,Flávia Lopes
author_role author
author2 Pacheco,Flávia Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorêto,Myrna Sueli da Silva
Pacheco,Flávia Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Campo
Teoria Institucional
Instituições Financeiras
topic Cultura
Campo
Teoria Institucional
Instituições Financeiras
description Ao se falar de cultura pernambucana, percebe-se que alguns grupos responsáveis por manifestações tradicionais estão encontrando dificuldades em permanecer realizando essas atividades culturais. Este fato decorre, entre outros motivos, devido à reforma do Estado que tende, a cada dia que passa, a diminuir os investimentos diretos em cultura, fazendo-o por meio de leis de incentivo à cultura e renúncia fiscal. É nesse contexto que as instituições bancárias perceberam uma nova fatia do mercado a atingir: o setor cultural. A fim de obterem legitimidade perante a comunidade da qual fazem parte, os bancos começam a se utilizar dos mecanismos governamentais, como as leis de incentivo à cultura, para conseguirem isenção de impostos ao financiarem projetos culturais e, ao mesmo tempo, alcançarem visibilidade junto à mídia enquanto organizações socialmente responsáveis. Assim, propomo-nos a discutir de que modo está configurado o campo cultural que se formou a partir das ações de financiamento das instituições bancárias em Recife. Para isso, tomamos como base a Teoria Institucional, pois ela destaca aspectos como: o ambiente onde essas organizações estão inseridas e a noção de campo.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512007000400011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512007000400011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1679-39512007000400011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.5 n.4 2007
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115883885658112