Dar o peixe ou ensinar a pescar? O empoderamento como prática de inovação social em uma organização da sociedade civil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FIRMINO,THAÍS TELES
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: MACHADO,ANDRÉ GUSTAVO CARVALHO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512019000700689
Resumo: Resumo O objetivo geral deste artigo foi analisar o empoderamento como prática de inovação social em uma organização da sociedade civil (OSC) nordestina. Assim sendo, selecionamos como exemplo de prática de inovação social o empoderamento de crianças e adolescentes vulneráveis socialmente. Para tanto, lançamos mão de entrevistas com funcionários da OSC, alunos, ex-alunos e familiares, observações participantes, fotos, vídeos e documentos, baseando-nos nos direcionamentos etnometodológicos. Neste contexto, foi expressivo descobrir que, além do desenvolvimento do poder pessoal, os alunos matriculados nas atividades da OSC tornavam-se multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, contribuindo para o crescimento das pessoas de sua convivência. Esta prática se modifica ao longo do tempo pelas próprias ações das crianças e adolescentes, acompanhando seu processo de desenvolvimento pessoal, como também pelo mapeamento de necessidades das comunidades e planejamento das atividades que a OSC realiza. Ademais, este artigo contribui de diversas maneiras, em especial no que se refere ao delineamento de uma concepção teórica integrativa e à investigação de como a prática se desenvolve e se legitima em um dado contexto, evidenciando seus gatilhos e meios de materialização.
id FGV-9_99fda93d521d595d081d5f06af97f0bc
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512019000700689
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling Dar o peixe ou ensinar a pescar? O empoderamento como prática de inovação social em uma organização da sociedade civilInovação socialPráticaEmpoderamentoOSCVulnerabilidade socialResumo O objetivo geral deste artigo foi analisar o empoderamento como prática de inovação social em uma organização da sociedade civil (OSC) nordestina. Assim sendo, selecionamos como exemplo de prática de inovação social o empoderamento de crianças e adolescentes vulneráveis socialmente. Para tanto, lançamos mão de entrevistas com funcionários da OSC, alunos, ex-alunos e familiares, observações participantes, fotos, vídeos e documentos, baseando-nos nos direcionamentos etnometodológicos. Neste contexto, foi expressivo descobrir que, além do desenvolvimento do poder pessoal, os alunos matriculados nas atividades da OSC tornavam-se multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, contribuindo para o crescimento das pessoas de sua convivência. Esta prática se modifica ao longo do tempo pelas próprias ações das crianças e adolescentes, acompanhando seu processo de desenvolvimento pessoal, como também pelo mapeamento de necessidades das comunidades e planejamento das atividades que a OSC realiza. Ademais, este artigo contribui de diversas maneiras, em especial no que se refere ao delineamento de uma concepção teórica integrativa e à investigação de como a prática se desenvolve e se legitima em um dado contexto, evidenciando seus gatilhos e meios de materialização.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2019-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512019000700689Cadernos EBAPE.BR v.17 n.spe 2019reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/1679-395174132info:eu-repo/semantics/openAccessFIRMINO,THAÍS TELESMACHADO,ANDRÉ GUSTAVO CARVALHOpor2019-12-05T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512019000700689Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2019-12-05T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Dar o peixe ou ensinar a pescar? O empoderamento como prática de inovação social em uma organização da sociedade civil
title Dar o peixe ou ensinar a pescar? O empoderamento como prática de inovação social em uma organização da sociedade civil
spellingShingle Dar o peixe ou ensinar a pescar? O empoderamento como prática de inovação social em uma organização da sociedade civil
FIRMINO,THAÍS TELES
Inovação social
Prática
Empoderamento
OSC
Vulnerabilidade social
title_short Dar o peixe ou ensinar a pescar? O empoderamento como prática de inovação social em uma organização da sociedade civil
title_full Dar o peixe ou ensinar a pescar? O empoderamento como prática de inovação social em uma organização da sociedade civil
title_fullStr Dar o peixe ou ensinar a pescar? O empoderamento como prática de inovação social em uma organização da sociedade civil
title_full_unstemmed Dar o peixe ou ensinar a pescar? O empoderamento como prática de inovação social em uma organização da sociedade civil
title_sort Dar o peixe ou ensinar a pescar? O empoderamento como prática de inovação social em uma organização da sociedade civil
author FIRMINO,THAÍS TELES
author_facet FIRMINO,THAÍS TELES
MACHADO,ANDRÉ GUSTAVO CARVALHO
author_role author
author2 MACHADO,ANDRÉ GUSTAVO CARVALHO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FIRMINO,THAÍS TELES
MACHADO,ANDRÉ GUSTAVO CARVALHO
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação social
Prática
Empoderamento
OSC
Vulnerabilidade social
topic Inovação social
Prática
Empoderamento
OSC
Vulnerabilidade social
description Resumo O objetivo geral deste artigo foi analisar o empoderamento como prática de inovação social em uma organização da sociedade civil (OSC) nordestina. Assim sendo, selecionamos como exemplo de prática de inovação social o empoderamento de crianças e adolescentes vulneráveis socialmente. Para tanto, lançamos mão de entrevistas com funcionários da OSC, alunos, ex-alunos e familiares, observações participantes, fotos, vídeos e documentos, baseando-nos nos direcionamentos etnometodológicos. Neste contexto, foi expressivo descobrir que, além do desenvolvimento do poder pessoal, os alunos matriculados nas atividades da OSC tornavam-se multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, contribuindo para o crescimento das pessoas de sua convivência. Esta prática se modifica ao longo do tempo pelas próprias ações das crianças e adolescentes, acompanhando seu processo de desenvolvimento pessoal, como também pelo mapeamento de necessidades das comunidades e planejamento das atividades que a OSC realiza. Ademais, este artigo contribui de diversas maneiras, em especial no que se refere ao delineamento de uma concepção teórica integrativa e à investigação de como a prática se desenvolve e se legitima em um dado contexto, evidenciando seus gatilhos e meios de materialização.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512019000700689
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512019000700689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1679-395174132
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.17 n.spe 2019
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115886660190208