Dar o peixe ou ensinar a pescar? O empoderamento como prática de inovação social em uma organização da sociedade civil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos EBAPE.BR |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512019000700689 |
Resumo: | Resumo O objetivo geral deste artigo foi analisar o empoderamento como prática de inovação social em uma organização da sociedade civil (OSC) nordestina. Assim sendo, selecionamos como exemplo de prática de inovação social o empoderamento de crianças e adolescentes vulneráveis socialmente. Para tanto, lançamos mão de entrevistas com funcionários da OSC, alunos, ex-alunos e familiares, observações participantes, fotos, vídeos e documentos, baseando-nos nos direcionamentos etnometodológicos. Neste contexto, foi expressivo descobrir que, além do desenvolvimento do poder pessoal, os alunos matriculados nas atividades da OSC tornavam-se multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, contribuindo para o crescimento das pessoas de sua convivência. Esta prática se modifica ao longo do tempo pelas próprias ações das crianças e adolescentes, acompanhando seu processo de desenvolvimento pessoal, como também pelo mapeamento de necessidades das comunidades e planejamento das atividades que a OSC realiza. Ademais, este artigo contribui de diversas maneiras, em especial no que se refere ao delineamento de uma concepção teórica integrativa e à investigação de como a prática se desenvolve e se legitima em um dado contexto, evidenciando seus gatilhos e meios de materialização. |
id |
FGV-9_99fda93d521d595d081d5f06af97f0bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1679-39512019000700689 |
network_acronym_str |
FGV-9 |
network_name_str |
Cadernos EBAPE.BR |
repository_id_str |
|
spelling |
Dar o peixe ou ensinar a pescar? O empoderamento como prática de inovação social em uma organização da sociedade civilInovação socialPráticaEmpoderamentoOSCVulnerabilidade socialResumo O objetivo geral deste artigo foi analisar o empoderamento como prática de inovação social em uma organização da sociedade civil (OSC) nordestina. Assim sendo, selecionamos como exemplo de prática de inovação social o empoderamento de crianças e adolescentes vulneráveis socialmente. Para tanto, lançamos mão de entrevistas com funcionários da OSC, alunos, ex-alunos e familiares, observações participantes, fotos, vídeos e documentos, baseando-nos nos direcionamentos etnometodológicos. Neste contexto, foi expressivo descobrir que, além do desenvolvimento do poder pessoal, os alunos matriculados nas atividades da OSC tornavam-se multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, contribuindo para o crescimento das pessoas de sua convivência. Esta prática se modifica ao longo do tempo pelas próprias ações das crianças e adolescentes, acompanhando seu processo de desenvolvimento pessoal, como também pelo mapeamento de necessidades das comunidades e planejamento das atividades que a OSC realiza. Ademais, este artigo contribui de diversas maneiras, em especial no que se refere ao delineamento de uma concepção teórica integrativa e à investigação de como a prática se desenvolve e se legitima em um dado contexto, evidenciando seus gatilhos e meios de materialização.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2019-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512019000700689Cadernos EBAPE.BR v.17 n.spe 2019reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/1679-395174132info:eu-repo/semantics/openAccessFIRMINO,THAÍS TELESMACHADO,ANDRÉ GUSTAVO CARVALHOpor2019-12-05T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512019000700689Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2019-12-05T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dar o peixe ou ensinar a pescar? O empoderamento como prática de inovação social em uma organização da sociedade civil |
title |
Dar o peixe ou ensinar a pescar? O empoderamento como prática de inovação social em uma organização da sociedade civil |
spellingShingle |
Dar o peixe ou ensinar a pescar? O empoderamento como prática de inovação social em uma organização da sociedade civil FIRMINO,THAÍS TELES Inovação social Prática Empoderamento OSC Vulnerabilidade social |
title_short |
Dar o peixe ou ensinar a pescar? O empoderamento como prática de inovação social em uma organização da sociedade civil |
title_full |
Dar o peixe ou ensinar a pescar? O empoderamento como prática de inovação social em uma organização da sociedade civil |
title_fullStr |
Dar o peixe ou ensinar a pescar? O empoderamento como prática de inovação social em uma organização da sociedade civil |
title_full_unstemmed |
Dar o peixe ou ensinar a pescar? O empoderamento como prática de inovação social em uma organização da sociedade civil |
title_sort |
Dar o peixe ou ensinar a pescar? O empoderamento como prática de inovação social em uma organização da sociedade civil |
author |
FIRMINO,THAÍS TELES |
author_facet |
FIRMINO,THAÍS TELES MACHADO,ANDRÉ GUSTAVO CARVALHO |
author_role |
author |
author2 |
MACHADO,ANDRÉ GUSTAVO CARVALHO |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FIRMINO,THAÍS TELES MACHADO,ANDRÉ GUSTAVO CARVALHO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação social Prática Empoderamento OSC Vulnerabilidade social |
topic |
Inovação social Prática Empoderamento OSC Vulnerabilidade social |
description |
Resumo O objetivo geral deste artigo foi analisar o empoderamento como prática de inovação social em uma organização da sociedade civil (OSC) nordestina. Assim sendo, selecionamos como exemplo de prática de inovação social o empoderamento de crianças e adolescentes vulneráveis socialmente. Para tanto, lançamos mão de entrevistas com funcionários da OSC, alunos, ex-alunos e familiares, observações participantes, fotos, vídeos e documentos, baseando-nos nos direcionamentos etnometodológicos. Neste contexto, foi expressivo descobrir que, além do desenvolvimento do poder pessoal, os alunos matriculados nas atividades da OSC tornavam-se multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, contribuindo para o crescimento das pessoas de sua convivência. Esta prática se modifica ao longo do tempo pelas próprias ações das crianças e adolescentes, acompanhando seu processo de desenvolvimento pessoal, como também pelo mapeamento de necessidades das comunidades e planejamento das atividades que a OSC realiza. Ademais, este artigo contribui de diversas maneiras, em especial no que se refere ao delineamento de uma concepção teórica integrativa e à investigação de como a prática se desenvolve e se legitima em um dado contexto, evidenciando seus gatilhos e meios de materialização. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512019000700689 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512019000700689 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1679-395174132 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos EBAPE.BR v.17 n.spe 2019 reponame:Cadernos EBAPE.BR instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Cadernos EBAPE.BR |
collection |
Cadernos EBAPE.BR |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br |
_version_ |
1754115886660190208 |