Precificação, estratégias e decisões empreendedoras: market fit e análise da concorrência no caso Sabor Anthigo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calvosa,Marcello Vinicius Doria
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Queiroz,Adylson Rhander dos Reis R. de, Fernandes,Amanda Leticia M., Ferreira,Marcos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512022000500750
Resumo: Resumo O presente caso de ensino retrata a realidade de uma pequena empresa longeva - o Restaurante e Pizzaria Sabor Anthigo - e tem por objetivo contextualizar dificuldades reais apresentadas por um empreendedor e confrontadas com estatísticas do setor, como mudanças ambientais, culturais, econômicas, demográficas e sociais experimentadas, alinhadas às teorias de marketing usadas em sala de aula. Os dados do caso de ensino foram coletados de 2 entrevistas direcionadas ao empreendedor e de documentos fornecidos por ele, além de ter sido feita uma pesquisa em estabelecimentos da região e em órgãos de fomento ao empreendedorismo. Optou-se por inserir, ao longo da história de vida e empreendedora do protagonista, Melquisedec Bahia, proposições práticas, dúvidas e possíveis objeções comerciais vivenciadas por gestores e estudantes de Administração e áreas afins, de graduação ou pós-graduação. O protagonista apresenta ansiedades gestoras/empreendedoras e indagações: como precificar corretamente produtos e serviços, segmentar o público-alvo, enfrentar a sazonalidade, identificar a concorrência e ajustar o negócio? A pesquisa tenta responder à seguinte pergunta: como estabelecer um fit de negócio interessante, viável, que comunique valor para os clientes e siga uma estratégia que proporcione estabilidade e sucesso ao empreendimento? Essa metodologia ativa buscará estimular a conexão entre desafios profissionais e a realidade do participante, a fim de desenvolver a dramatização profissional.
id FGV-9_9b30bef8023acedd07e49ec3a26d73ee
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512022000500750
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling Precificação, estratégias e decisões empreendedoras: market fit e análise da concorrência no caso Sabor AnthigoMarket fitPrecificaçãoAnálise da concorrênciaResumo O presente caso de ensino retrata a realidade de uma pequena empresa longeva - o Restaurante e Pizzaria Sabor Anthigo - e tem por objetivo contextualizar dificuldades reais apresentadas por um empreendedor e confrontadas com estatísticas do setor, como mudanças ambientais, culturais, econômicas, demográficas e sociais experimentadas, alinhadas às teorias de marketing usadas em sala de aula. Os dados do caso de ensino foram coletados de 2 entrevistas direcionadas ao empreendedor e de documentos fornecidos por ele, além de ter sido feita uma pesquisa em estabelecimentos da região e em órgãos de fomento ao empreendedorismo. Optou-se por inserir, ao longo da história de vida e empreendedora do protagonista, Melquisedec Bahia, proposições práticas, dúvidas e possíveis objeções comerciais vivenciadas por gestores e estudantes de Administração e áreas afins, de graduação ou pós-graduação. O protagonista apresenta ansiedades gestoras/empreendedoras e indagações: como precificar corretamente produtos e serviços, segmentar o público-alvo, enfrentar a sazonalidade, identificar a concorrência e ajustar o negócio? A pesquisa tenta responder à seguinte pergunta: como estabelecer um fit de negócio interessante, viável, que comunique valor para os clientes e siga uma estratégia que proporcione estabilidade e sucesso ao empreendimento? Essa metodologia ativa buscará estimular a conexão entre desafios profissionais e a realidade do participante, a fim de desenvolver a dramatização profissional.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2022-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512022000500750Cadernos EBAPE.BR v.20 n.5 2022reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/1679-395120210146info:eu-repo/semantics/openAccessCalvosa,Marcello Vinicius DoriaQueiroz,Adylson Rhander dos Reis R. deFernandes,Amanda Leticia M.Ferreira,Marcospor2022-12-16T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512022000500750Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2022-12-16T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Precificação, estratégias e decisões empreendedoras: market fit e análise da concorrência no caso Sabor Anthigo
title Precificação, estratégias e decisões empreendedoras: market fit e análise da concorrência no caso Sabor Anthigo
spellingShingle Precificação, estratégias e decisões empreendedoras: market fit e análise da concorrência no caso Sabor Anthigo
Calvosa,Marcello Vinicius Doria
Market fit
Precificação
Análise da concorrência
title_short Precificação, estratégias e decisões empreendedoras: market fit e análise da concorrência no caso Sabor Anthigo
title_full Precificação, estratégias e decisões empreendedoras: market fit e análise da concorrência no caso Sabor Anthigo
title_fullStr Precificação, estratégias e decisões empreendedoras: market fit e análise da concorrência no caso Sabor Anthigo
title_full_unstemmed Precificação, estratégias e decisões empreendedoras: market fit e análise da concorrência no caso Sabor Anthigo
title_sort Precificação, estratégias e decisões empreendedoras: market fit e análise da concorrência no caso Sabor Anthigo
author Calvosa,Marcello Vinicius Doria
author_facet Calvosa,Marcello Vinicius Doria
Queiroz,Adylson Rhander dos Reis R. de
Fernandes,Amanda Leticia M.
Ferreira,Marcos
author_role author
author2 Queiroz,Adylson Rhander dos Reis R. de
Fernandes,Amanda Leticia M.
Ferreira,Marcos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calvosa,Marcello Vinicius Doria
Queiroz,Adylson Rhander dos Reis R. de
Fernandes,Amanda Leticia M.
Ferreira,Marcos
dc.subject.por.fl_str_mv Market fit
Precificação
Análise da concorrência
topic Market fit
Precificação
Análise da concorrência
description Resumo O presente caso de ensino retrata a realidade de uma pequena empresa longeva - o Restaurante e Pizzaria Sabor Anthigo - e tem por objetivo contextualizar dificuldades reais apresentadas por um empreendedor e confrontadas com estatísticas do setor, como mudanças ambientais, culturais, econômicas, demográficas e sociais experimentadas, alinhadas às teorias de marketing usadas em sala de aula. Os dados do caso de ensino foram coletados de 2 entrevistas direcionadas ao empreendedor e de documentos fornecidos por ele, além de ter sido feita uma pesquisa em estabelecimentos da região e em órgãos de fomento ao empreendedorismo. Optou-se por inserir, ao longo da história de vida e empreendedora do protagonista, Melquisedec Bahia, proposições práticas, dúvidas e possíveis objeções comerciais vivenciadas por gestores e estudantes de Administração e áreas afins, de graduação ou pós-graduação. O protagonista apresenta ansiedades gestoras/empreendedoras e indagações: como precificar corretamente produtos e serviços, segmentar o público-alvo, enfrentar a sazonalidade, identificar a concorrência e ajustar o negócio? A pesquisa tenta responder à seguinte pergunta: como estabelecer um fit de negócio interessante, viável, que comunique valor para os clientes e siga uma estratégia que proporcione estabilidade e sucesso ao empreendimento? Essa metodologia ativa buscará estimular a conexão entre desafios profissionais e a realidade do participante, a fim de desenvolver a dramatização profissional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512022000500750
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512022000500750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1679-395120210146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.20 n.5 2022
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115887331278848