Precificação, estratégias e decisões empreendedoras: market fit e análise da concorrência no caso Sabor Anthigo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos EBAPE.BR |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512022000500750 |
Resumo: | Resumo O presente caso de ensino retrata a realidade de uma pequena empresa longeva - o Restaurante e Pizzaria Sabor Anthigo - e tem por objetivo contextualizar dificuldades reais apresentadas por um empreendedor e confrontadas com estatísticas do setor, como mudanças ambientais, culturais, econômicas, demográficas e sociais experimentadas, alinhadas às teorias de marketing usadas em sala de aula. Os dados do caso de ensino foram coletados de 2 entrevistas direcionadas ao empreendedor e de documentos fornecidos por ele, além de ter sido feita uma pesquisa em estabelecimentos da região e em órgãos de fomento ao empreendedorismo. Optou-se por inserir, ao longo da história de vida e empreendedora do protagonista, Melquisedec Bahia, proposições práticas, dúvidas e possíveis objeções comerciais vivenciadas por gestores e estudantes de Administração e áreas afins, de graduação ou pós-graduação. O protagonista apresenta ansiedades gestoras/empreendedoras e indagações: como precificar corretamente produtos e serviços, segmentar o público-alvo, enfrentar a sazonalidade, identificar a concorrência e ajustar o negócio? A pesquisa tenta responder à seguinte pergunta: como estabelecer um fit de negócio interessante, viável, que comunique valor para os clientes e siga uma estratégia que proporcione estabilidade e sucesso ao empreendimento? Essa metodologia ativa buscará estimular a conexão entre desafios profissionais e a realidade do participante, a fim de desenvolver a dramatização profissional. |
id |
FGV-9_9b30bef8023acedd07e49ec3a26d73ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1679-39512022000500750 |
network_acronym_str |
FGV-9 |
network_name_str |
Cadernos EBAPE.BR |
repository_id_str |
|
spelling |
Precificação, estratégias e decisões empreendedoras: market fit e análise da concorrência no caso Sabor AnthigoMarket fitPrecificaçãoAnálise da concorrênciaResumo O presente caso de ensino retrata a realidade de uma pequena empresa longeva - o Restaurante e Pizzaria Sabor Anthigo - e tem por objetivo contextualizar dificuldades reais apresentadas por um empreendedor e confrontadas com estatísticas do setor, como mudanças ambientais, culturais, econômicas, demográficas e sociais experimentadas, alinhadas às teorias de marketing usadas em sala de aula. Os dados do caso de ensino foram coletados de 2 entrevistas direcionadas ao empreendedor e de documentos fornecidos por ele, além de ter sido feita uma pesquisa em estabelecimentos da região e em órgãos de fomento ao empreendedorismo. Optou-se por inserir, ao longo da história de vida e empreendedora do protagonista, Melquisedec Bahia, proposições práticas, dúvidas e possíveis objeções comerciais vivenciadas por gestores e estudantes de Administração e áreas afins, de graduação ou pós-graduação. O protagonista apresenta ansiedades gestoras/empreendedoras e indagações: como precificar corretamente produtos e serviços, segmentar o público-alvo, enfrentar a sazonalidade, identificar a concorrência e ajustar o negócio? A pesquisa tenta responder à seguinte pergunta: como estabelecer um fit de negócio interessante, viável, que comunique valor para os clientes e siga uma estratégia que proporcione estabilidade e sucesso ao empreendimento? Essa metodologia ativa buscará estimular a conexão entre desafios profissionais e a realidade do participante, a fim de desenvolver a dramatização profissional.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2022-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512022000500750Cadernos EBAPE.BR v.20 n.5 2022reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/1679-395120210146info:eu-repo/semantics/openAccessCalvosa,Marcello Vinicius DoriaQueiroz,Adylson Rhander dos Reis R. deFernandes,Amanda Leticia M.Ferreira,Marcospor2022-12-16T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512022000500750Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2022-12-16T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Precificação, estratégias e decisões empreendedoras: market fit e análise da concorrência no caso Sabor Anthigo |
title |
Precificação, estratégias e decisões empreendedoras: market fit e análise da concorrência no caso Sabor Anthigo |
spellingShingle |
Precificação, estratégias e decisões empreendedoras: market fit e análise da concorrência no caso Sabor Anthigo Calvosa,Marcello Vinicius Doria Market fit Precificação Análise da concorrência |
title_short |
Precificação, estratégias e decisões empreendedoras: market fit e análise da concorrência no caso Sabor Anthigo |
title_full |
Precificação, estratégias e decisões empreendedoras: market fit e análise da concorrência no caso Sabor Anthigo |
title_fullStr |
Precificação, estratégias e decisões empreendedoras: market fit e análise da concorrência no caso Sabor Anthigo |
title_full_unstemmed |
Precificação, estratégias e decisões empreendedoras: market fit e análise da concorrência no caso Sabor Anthigo |
title_sort |
Precificação, estratégias e decisões empreendedoras: market fit e análise da concorrência no caso Sabor Anthigo |
author |
Calvosa,Marcello Vinicius Doria |
author_facet |
Calvosa,Marcello Vinicius Doria Queiroz,Adylson Rhander dos Reis R. de Fernandes,Amanda Leticia M. Ferreira,Marcos |
author_role |
author |
author2 |
Queiroz,Adylson Rhander dos Reis R. de Fernandes,Amanda Leticia M. Ferreira,Marcos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calvosa,Marcello Vinicius Doria Queiroz,Adylson Rhander dos Reis R. de Fernandes,Amanda Leticia M. Ferreira,Marcos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Market fit Precificação Análise da concorrência |
topic |
Market fit Precificação Análise da concorrência |
description |
Resumo O presente caso de ensino retrata a realidade de uma pequena empresa longeva - o Restaurante e Pizzaria Sabor Anthigo - e tem por objetivo contextualizar dificuldades reais apresentadas por um empreendedor e confrontadas com estatísticas do setor, como mudanças ambientais, culturais, econômicas, demográficas e sociais experimentadas, alinhadas às teorias de marketing usadas em sala de aula. Os dados do caso de ensino foram coletados de 2 entrevistas direcionadas ao empreendedor e de documentos fornecidos por ele, além de ter sido feita uma pesquisa em estabelecimentos da região e em órgãos de fomento ao empreendedorismo. Optou-se por inserir, ao longo da história de vida e empreendedora do protagonista, Melquisedec Bahia, proposições práticas, dúvidas e possíveis objeções comerciais vivenciadas por gestores e estudantes de Administração e áreas afins, de graduação ou pós-graduação. O protagonista apresenta ansiedades gestoras/empreendedoras e indagações: como precificar corretamente produtos e serviços, segmentar o público-alvo, enfrentar a sazonalidade, identificar a concorrência e ajustar o negócio? A pesquisa tenta responder à seguinte pergunta: como estabelecer um fit de negócio interessante, viável, que comunique valor para os clientes e siga uma estratégia que proporcione estabilidade e sucesso ao empreendimento? Essa metodologia ativa buscará estimular a conexão entre desafios profissionais e a realidade do participante, a fim de desenvolver a dramatização profissional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512022000500750 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512022000500750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1679-395120210146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos EBAPE.BR v.20 n.5 2022 reponame:Cadernos EBAPE.BR instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Cadernos EBAPE.BR |
collection |
Cadernos EBAPE.BR |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br |
_version_ |
1754115887331278848 |